« Mercado dos PCs: pedidos engrossam carteira de encomendas Online Armor Free: firewall de ponta, grátis no seu PC »
28/10/2010
Escrito por em Dicas | 1.930 Leituras

Os dados chegam através da Inteco e reportam a proliferação de uma nova ameaça, sob o aspecto de Trojan Horse (cavalo de Tróia), que consegue atingir várias plataformas entre elas o Mac OS X. A disseminação? como devem imaginar sempre com as modas da actualidade: através de redes sociais, incluindo Facebook e os típicos e-mails.

O erro aparece denominado como trojan.osx.boonana.a e dá-se a conhecer sob a forma de vídeo, viajando sempre disfarçado, associado a um link com o assunto: “Is this you in this video?”, que traduzindo directamente para o português é: “És tu neste video?”. Os sistemas operativos que eventualmente podem ficar afectados incluem até a última versão do Leopard, 10.6.

O trojan, basicamente, tem uma actuação simples: ao clicar no link que se faz acompanhar é executado como sendo um applet de Java, que imediatamente faz download de outros ficheiros para o computador, instalando-os e iniciando-se automaticamente. Depois, o Trojan esconde-se no arranque do sistema operativo e de quando a quando aparece com comandos e controlos para informar sobre o sistema infectado…

Tal como dito anteriormente, este é um vírus multiplataforma, devido ao código Java que pode ser executado em ambos os sistemas operativos Windows e Mac.

Para já recomenda-se a desinstalação do Java no nosso explorador. Quem usa o Safari poderá fazê-lo da seguinte maneira:

Safari -> Preferencias -> Tab Segurança” e depois é só desmarcar “Enable Java”.

Este artigo foi escrito por em 28 Out, 2010, e está arquivado em Dicas, Notícias, Tecnologia, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Trojan espalha-se através de Redes Sociais e atinge também o Mac OS X”
  1. Manuel Coutinho diz:

    Linux ftw! :)

    • Gonçalo A. diz:

      lol É uma questão de popularidade e os macs estão a ter uma popularidade crescente hoje em dia… por isso sofrem como o Windows… trojans, cavalos de troia etc… O linux se se tornar muito popular também lhe acontece isso…

      Uma pessoa tem é de andar bem protegido ;)

      Cumps

  2. Manuel Coutinho diz:

    Pelo que li por ai , o vírus também afecta linux mas ao contrario de mac e windows se reiniciar o pc de seguida o vírus apaga-se.

  3. Confirma-se, o vírus afecta não só Windows e Mac, como também Linux. Mas tanto em Mac como em Linux, um mero reiniciar do sistema resolver o problema. Mas cuidado com os links ;)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: