« Nepflex Screen Recorder, para screencasts simples! Windows Phone 7 – Troca de cartão de memória = GAME OVER! »
15/11/2010
Escrito por em Notícias | 3.019 Leituras

Com o Natal e o Reveilon de 2010/2011 à porta, o fundador Jimmy Wales, através da Wikipedia Foundation apela aos seus visitantes para efectuarem donativos à “enciclopédia gratuita do mundo”.

O apelo é efectuado pelo fundador Jimmy Wales e as doações podem ser realizados por todos através da página de doações da Wikipedia Foundations. As doações podem ser concretizadas através de cartão de crédito ou PayPal. Relativamente aos valores a doar, podem optar pelos valores predefinidos sugeridos na página, ou optar por escolher um valor diferente dos predefinidos (imagem abaixo).

Se quiserem um bocadinho de história, factos e curiosidades… é já a seguir! Jimmy Wales, começou o projecto da Wikipedia em 2001 e ao longo destes nove anos conseguiu um crescimento exemplar desta enciclopédia online. Aqui ficam alguns dados da Wikipedia:

Apesar da Wikipedia ser uma organização sem fins lucrativos e com milhares de colaboradores em todos os países, esta contempla um número “reduzido” de trabalhadores pagos por esta. Em Maio do corrente ano (2010), a Wikipedia detinha um staff de 35 pessoas.

A Wikipedia Foundation é a fundação, sem fins lucrativos, encarregue de gerir o projecto, tendo esta sido criada em 2003. O seu objectivo principal é a compilação e desenvolvimento de conteúdos educacionais e a sua disseminação eficaz e global. A este objectivo adiciona-se a distintiva característica de manter todo o conteúdo grátis.

Em jeito de curiosidades, a Wikipedia também já teve a sua dose de edições indevidas, aqui ficam algumas “pérolas” dessas edições (da versão em Inglês):

  • Apple editou artigos sobre a Microsoft, acrescentando comentários negativos sobre a rival; a empresa de Bill Gates, por sua vez, fez a mesma coisa nos textos referentes à Apple.
  • O FBI editou o artigo sobre Guantanamo Bay, removendo diversas fotos da prisão militar.
  • A Scientologia apagou críticas e referências negativas feitas no artigo sobre a religião.

Quem é que nunca utilizou a Wikipedia? Sim, a pergunta é retórica. A Wikipedia é o Google do conhecimento na Internet pelo que achei que merecia um cantinho de destaque no KeroDicas.com para quem quiser contribuir para este apelo.

Posições, oposições e opiniões–> comments section!

Este artigo foi escrito por em 15 Nov, 2010, e está arquivado em Notícias, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “Wikipedia – o Saber necessita de dinheiro para não esquecer”
  1. Dá um tempo né, a wiki é um lixo, além ter informações incorretas, os administradores parecem que tem o rei na barriga, eu e um grande numero de usuários fomos expulsos por corrigirmos erros gritantes.

    Isso sem falar do rolo que teve quando os “”administradores”” começaram a tirar do ar artigos sobre Brasileiros de renome internacional que trabalhavam com software livre porque “não era relevante”, sendo que tem artigos sobre os animais de estimação de muitos colaboradores de lá.

    Que a wikipedia vá para o inferno e que não volte.

    • Não sei se não serás tu a ter o rei na barriga…

      A Wikipedia é dos projectos mais revolucionários que já existiram na internet, cabe contudo a cada utilizador saber fazer a melhor gestão da informação que coloca e lê.

      Não é pelo facto de ser livre e aberta que tudo é mau; não faltam instituições de renome a fazer péssimos trabalhos.

  2. Recorro muitas vezes ao wikipedia mas também é verdade que já lá apanhei muita informação errada, não é por isso que deixa de ser um bom projecto.

  3. bem a wikipedia para mim da-me muito jeito

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: