« Kero Konverter Video Advandec Pack 1.2.0, o nome diz tudo Coffee Break, faça uma pausa de 10 segundos »
23/12/2010
Escrito por em Destaques | 4.328 Leituras

O reinado dos smartphones parece ter finalmente ganho o seu lugar nos consumidores. Com a adesão massiva aos novos segmentos low-cost neste, outrora restrito, mercado, começam a evidenciar-se as características diferenciadoras em relação aos telemóveis convencionais – updates com novas funcionalidades. Apesar desta invasão não se aplicar em todo a Portugal, o KeroDicas.com não o deixa fora dos hot topics internacionais da tecnologia.

A grande vantagem dos smartphones é claramente a possibilidade de aumentar as funcionalidades dos dispositivos através da instalação de novas aplicações para esse efeito. Um outro facto, é que o Android seduziu muitos consumidores com ofertas mais baratas no campo dos smartphones e atirando estes para ofertas de dispositivos com preços razoáveis mas a o consumidor comum. Continuando com os factos acerca do Android, é verdade que este, como Sistema Operativo (SO) móvel, desenvolveu-se muito num curto espaço de tempo, o que originou o lançamento de várias versões deste SO. Apesar da evolução ser positiva, estes lançamentos gerarão uma fragmentação elevada de versões do Android, compreendendo as versões mais comuns: 1.5 (Cupcake), 1.6 (Donut), 2.1 (Éclair), 2.2 (Froyo) e a mais recente 2.3 (Gingerbread).

Na imprensa internacional, correram notícias que davam conta de certos updates, por isso aqui fica um breve resumo:

Como podem verificar, os updates são transversais às marcas, com algumas marcas a quererem oferecer aos seus clientes as últimas funcionalidades que podem obter com os seus equipamentos.

A grande surpresa prende-se com o “zombie” da HTC – o HTC Magic – foi um dos primeiros smartphones powered by android a chegar ao mercado, tendo sido o primeiro a ser comercializado em Portugal (se a memória não me atraiçoa). Também é visível a versão do Android que é comercializada – versão cupcake, que para um doce, encontra-se fora da validade! Quem não o quis deixar morrer foi a Vodafone UK, que disponibilizou o update para este dispositivo, passando para um dos dispositivos com software android mais recente, o Froyo. Pelos vistos, o HTC Magic ainda tem uns pozinhos mágicos debaixo da manga. Contudo, devido à idade dos seus componentes, o plugin que permite a inclusão do Flash no Froyo não estará presente. Apesar de ser uma grande funcionalidade a retirar à soma, é de relembrar que o recente LG Maximus One, também não tem esta função activa.

O dispositivo que será galardoado com a versão 2.3 do Android é o LG Maximus One – P500. Depois de avanços e recuos por parte da LG, este dispositivo vai ter o desejado update. Mesmo assim nada foi avançado aquando da data do update.

De ressalvar que o update do Google Nexus One para a Versão Gingerbread não é de estranhar, aliás a vantagem de ser um produto totalmente Google, tem as suas vantagens. De lembrar que este foi o primeiro Android-smartphone a ter o update do Éclair para o Froyo.

De resto já sabem,

Opiniões, posições e oposições –> comments section!


Este artigo foi escrito por em 23 Dez, 2010, e está arquivado em Destaques, Notícias, Tecnologia, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
20 comentários em “Torrente de updates prestes a tomar de assalto o Android”
  1. Quero o Gingerbread (2.3) para HTC Desire.

    Tem novidades?

  2. é em todo o portugal e nao no todo portugal…

  3. a samsung ja disse que ia libertar o 2.3 para o galaxy s

  4. Eu cá ando com um San Francisco que mandei vir dos UK e estou bastante satisfeito com o mesmo. Pode não ter grande suporte da ZTE como os HTC’s, Samsung’s e Lg’s, mas conta com um enorme suporte para os lados do modaco.

    Só tenho pena que certas marcas como a Archos, que para promover os novos produtos, não lança mais updates para o Archos 5 IT, apesar de ter hardware para correr o Froyo. É pena quando se esquecem do consumidor. Mas são eles que perdem. Do meu bolso não sai mais €€’s para eles.

    Por isso na minha opinião, se uma marca quer manter fiel os seus consumidores, só lhes tem de dar upgrades na medida do possível, assim como a HTC fez com o Magic.

    • San Francisco? Hum… olha que se bem me lembro, eu sou do tempo em que houve a promessa de uma review ao referido equipamento…. não é? :)

      Relativamente à falta de suporte. é uma pena! Contudo, isso prova que uns euros a mais por uma marca melhor pode compensar no longo-prazo ao invés de se poupar uns euritos com uma marca branca. Contra mim falo – tenho o poderosíssimo Vodafone 845 lol.

      Relativamente ao Magic, deve ser algum tributo à série “The Walking Dead” lol.

      Cumps

  5. eu tenho um desire desbloqueado a qualquer rede com a rom HTC Sense e ja tenho a versão oficial 2.2..

    • Pois… esse também é um grade problema de falta de suporte. Muitos dos smartphones vendidos pelas operadoras que estão bloqueados a estas não podem receber os updates oficiais disponibilizados pelos fabricantes, apenas quando a operadora “permite”.

      Por isso, havendo a possibilidade, adquirir um smartphone desbloqueado é sempre melhor que um bloqueado à rede. De qualquer das maneiras têm-se os 2 anos de garantia de mau funcionamento de hardware.

      Cumps

  6. E atualização para tablet Samsung , alguém tem alguma informação da 2.2 para 2.3.

    Grato

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: