« Dar uma vista de olhos…a esse software! Um primeiro olhar sob HTC Thunderbolt »
08/01/2011
Escrito por em Destaques | 3.442 Leituras

O alerta é difundido pelo TeK que dá conta da instalação de software malicioso no PC através de um e-mail. Mais detalhes e solução é no KeroDicas.com

Ao que consta, o referido e-mail dá conta de um despacho favorável de um Tribunal e de um comprovativo de pagamento da conta de custas judiciais, estando estes dois ficheiros em anexo. Caso aceda aos links da mensagem, será encaminhado para páginas web corruptas que irão indicar a necessidade de instalação do “Flash Player” – ficheiro esse que, para além de não corresponder ao “Flash Player”, instala o malware no computador da vítima.

As consequências deste ataque é a alteração do registo do Windows, desactivação da Firewall do Windows, alteração das definições de segurança do Internet Explorer e o envio de informação confidencial ao autor do ataque.

Apesar deste ataque já ter sido reportado às autoridades, a precaução continua a ser o melhor remédio. Para precaução os utilizadores os utilizadores poderão recorrer ao Sandboxie, programa já apresentado aqui no KeroDicas.com (sugestão, pertinente, efectuada por “m00nbl00d”).

Caso o conselho de precaução já seja tardio, deverá recorrer ao Malwarebytes para a identificação e remoção desta ameaça.

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!

Este artigo foi escrito por em 08 Jan, 2011, e está arquivado em Destaques, Nacional, Notícias, Segurança. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
7 comentários em “Despacho favorável do Tribunal e custas judiciais? – VIRUS ALERT!!”
  1. Porque os tribunais não utilizem sistema Linux para o trabalho de secretaria?
    Seria muita mais seguro e não havia problemas de vírus

  2. O problema não se prende com ser Windows ou Linux… O problem resume-se: falta de educação.

    O artigo é muito vago.

    Em que situação é que o tal malware é instalado? Bem, parece que o utilizador é levado a pensar que precisa de instalar o Adobe Flash Player, tendo sido previamente redireccionados para outras páginas através de dois anexos.

    Aqui começa o problema da educação:

    1) No mínimo dos mínimos a pessoa pensaria: Mas eu não conheço o raio do advogado… E muito menos tenho processos em tribunal. E caso tivesse, tal informação não chegaria por e-mail, mas sim por carta registada com aviso de recepção.

    2) Instalar aplicações apenas de fontes fidedignas;

    3) Para que raios é preciso o Adobe Flash Player para tal situação?

    Ainda exitem mais problemas: É preciso prevenir infecções… Não é mencionado o que as pessoas podem fazer…

    O kerodicas menciona o Malwarebytes como cura… Eu aconselho o Sandboxie como prevenção para os utilizadores sem conhecimento para outro tipo de prevenção.

    • Caro m00nbl00d,

      Já efectuei as alterações ao artigo tendo em conta as suas sugestões.

      Obrigado pelo seu feedback. Caso tenha mais alguma objecção ou conselho não se acanhe ;).

      Cumps

  3. @ Gonçalo A.

    Obrigado por teres levado o meu comentário, no sentido de mostrar aos utilizadores como melhor se podem proteger, de um modo sério e não pensar que eu estaria a mandar “paleio” assim sem mais nem menos.

    Nem toda a gente agiria da mesma forma, por achar estar a um nível superior.

    Dou os meus parabéns por esta vossa disponibilidade!

    Eu dei uma olhadela ao vosso artigo do Sandboxie… e é de louvar que de facto levem os vossos visitantes a conhecerem tal aplicação.

    Contudo, e mais uma mais vez… acho que poderiam melhorar… e quem uma evolução desse mesmo artigo num novo artigo a explicar como e quais aplicações devem adicionar à protecção do Sandboxie, pois o Sandboxie por si só não inicia nenhuma aplicação em caixas de areia.

    Devem também alertar para o facto que a versão gratuita (é mais shareware, tal como o próprio autor a classifica) apenas permite o uso de uma caixa de areia de cada vez, e também não permite que se forçem aplicações a serem automaticamente executadas nas caixas de areia.

    Para tal, é necessário a versão paga. A licença vitalícia (lifetime license), será uma boa compra! (Eu não recebo comissão! Quem me dera. lol)

    Se existe aplicação de segurança, pela qual vale a pena pagar, essa é o Sandboxie.

    Existem ainda mais formas, para quem não se sentir confortável com o Sandboxie, pois apesar de não ser muito difícil, exige uma pequena curva de apredizagem… de proteger os vários navegadores, leitores multimédia, etc…

    Julgo que há uns tempos atrás vi um artigo a mencionar o EMET? Correcto? (Se bem que nesta situação em concreto não ajudaria em nada, a não ser que o navegador tivesse alguma vulnerabilida passível de ser explorada.)

    Acho que seria bom o KeroDicas – quer para os visitantes, quer para vocês – disponibilizarem mais artigos de segurança, mas não apenas as ferramentas, mas sim também como as utilizar da melhor forma possível.

    Desculpem lá o pequeno testamento!

    Obrigado :)

    • Caro m00nbl00d, obrigado pelo contributo e pela opinião.
      Certamente, se reparou, a área da segurança é algo bastante levado a peito por alguns membros do KeroDicas, e, certamente também, se um leitor assíduo do KeroDicas, já reparou na inclusão de mais notícias com a temática de segurança, bem como áreas não necessariamente relacionadas mas, também presentes, como Linux.
      Mais uma vez obrigado pelo contributo, essa sugestão para um artigo, renovado, sobre o Sandboxie será algo levado em conta.

      @IvanoelR

  4. Bom testamento! Este já foi enviado aos nossos advogados para cuidada análise! :) (na brinca, claro)

    Antes de mais, gostaria de te garantir que o staff do KeroDicas.com e KeroDownload.com, não são seres superiores nem estão a esse nível! Quem está a um nível superior são vocês – utilizadores – porque têm o poder da continuação ou não deste projecto com a vossa visita e interacção connosco. Temos os nossos utilizadores em grande estima e como tal, estamos constantemente atentos às vossas sugestões para melhorar o blog.

    Dito isto, agradeço novamente o teu feedback e garanto-te que será tido em conta! Não te posso garantir qual a brevidade de futuros posts acerca do tutorial Sandboxie ou outras aplicações de segurança, mas as tuas sugestões não vão cair no esquecimento ;)

    Relativamente ao artigo do EMET, referias-te a este http://www.kerodicas.com/downloads/artigo=37980/ não é?

    Obrigado e cumps :)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: