« Gmail Peeper, notificações do email no ambiente de trabalho K-Lite Codec Tweak Tool, gestão e limpeza de filtros e codecs »
16/01/2011
Escrito por em Mundo | 1.502 Leituras

Foi a 15 de Janeiro de 2001 que Jimmy Wales teve a ideia de criar uma enciclopédia online colaborativa onde qualquer pessoa sem grande esforço, pudesse contribuir, independentemente da idade, género, ou conhecimentos adquiridos.

Após 10 anos feitos ontem, sábado, criar ou editar uma página com facilidade é um dos principais motivos para a Wikipédia ser a maior enciclopédia virtual a qual teve uma enorme expansão nos primeiros anos de existência.

São mais de 17 milhões de artigos escritos por mais de 270 línguas, onde português é o oitavo idioma com maior “foco”, com mais de 667 mil artigos.

O projecto cresceu e cresceu e deu lugar a vizinhos como o Wikcionário, Wikispecies, wikinotícias ou wikilivros, mas a principal característica é ter conseguido sobreviver sem publicidade, até hoje, graças às inúmeros doações feitas por internautas.

Para celebrar o aniversário de um dos sites mais visitado do mundo foram feitas mais de 300 iniciativas, onde o destaque vai para a Wikimedia Portugal que organizou em Lisboa no Instituto Superior Técnico a celebração da Wikipedia onde os participantes assitiram o documentário Truth in Numbers e ouviram uma palestra sobre uma das mais populares ferramentas do mundo.

Este artigo foi escrito por em 16 Jan, 2011, e está arquivado em Mundo, Notícias, Tecnologia, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: