« Coffee Break, faça uma pausa de 10 segundos Egipto bloqueia duas gigantes redes sociais: Twiter & Facebook »
27/01/2011
Escrito por em Consolas | 3.231 Leituras

(Actualização: Dimensões e Videos) Depois dos rumores, depois da espera, depois da fracassada tentativa de tirar o mercado das consolas portáteis à Nintendo com a PSP e PSP Go, eis que chega a sucessora PSP2. Será que a Sony aprendeu toda a lição com a geração passada para enfrentar a congénere nipónica? Conheça todas as informações.

A consola

A sucessora da PSP e da, precoce, PSP Go já foi apresentada no Japão. Esta 3ª investida por parte da Sony já tinha sido discutida por alguns posts no KeroDicas.com, como podem verificar aqui e aqui. O rumor indicava que a sua apresentação estava para breve e cá está ela.

Antes de mais vamos às tão aguardadas especificações da PSP 2:

No que respeita a características reais em comparação com os rumores, confirma-se a inclusão de um ecrã OLED, conectividade 3G (sendo a primeira consola a incluir esta característica) e um touchpad na parte traseira da consola. Em relação a rumores não confirmados, a suspeita de se estar a cozinhar uma versão reduzida do processador CELL utilizado na PS3 não se veio a confirmar, com a utilização de processadores ARM. Contudo, a Sony promete uma qualidade gráfica equiparável à PS3. O nome de código da consola é “Next Generation Portable” – NGP. A consola não irá rivalizar com a chegada da Nintendo 3DS (prevista para Março) pois apenas será comercializada no final deste ano com preço ainda por definir.

Algumas imagens da consola:

O aspecto frontal da consola, revelando que os sticks analógicos serão “saídos para fora”:

Na imagem é possível verificar a a característica touchscreen da consola, assim como uma interface amigável ao toque com os dedos – ícones de grande dimensão:

A imagem, que parece ser renderizada, mostra o touchpad na traseira da consola:

O referido suporte para jogos, que será uma nova versão dos cartões de memória mini – deixando para trás o UMD:

Os jogos – informações

No que respeita aos jogos, estão confirmados os seguintes jogos:

  • Call of Duty
  • Uncharted Portable
  • Hot Shots Golf Next
  • Killzone
  • Wipe Out
  • Resistance
  • Monster Hunter
  • Yakuza
  • Gravity Daze
  • Little Deviants

Contudo, ainda não foi possível obter qualquer imagem in-game destes jogos dado que ainda podem estar em fase embrionária.

A interface da consola será a seguinte:

Como podem verificar, a presença da conectividade 3G está presente, assim como uns possíveis 2 ecrãs para baixo do apresentado, dados os 3 pontos do lado esquerdo do ecrã – similares aos ecrãs Android.

Imagem do jogo Hot Shots Golf Next (apesar de não mostrar muito):

A PSP 2 também contará com programas de socialização entre os seus possuidores devido à aplicação Near que será conjugada com o GPS da consola para descobrir jogadores na vizinhança e assim transmitir informações dos jogos que estes estão a jogar ou que costumam jogar. A comunicação entre jogadores também será possível.

Imagem da aplicação Near:

(Actualizado) Resumo, opinião e Videos:

A Sony decidiu apresentar mais uma consola “POWERHOUSE”, desta vez para o mercado das consolas portáteis. Como já foi constatado com a Wii e a Nintedo DS, não são as especificações que ganham a guerra das consolas ou o apreço dos jogadores, mas sim a interactividade que o jogador pode ter com o jogo.

A inclusão de um Touchpad na parte de trás da consola parece-me uma boa adição e pode trazer uma interactividade interessante nos jogos, com a promessa da Sony de que será para tocar e empurrar objectos durante os jogos. O único senão deste conceito é a sua sensibilidade e implementação nos jogos. Explico-me: em momentos de maior tensão nos jogos, será que o jogador não poderá passar os dedos sem intenção de desnortear a personagem? O outro senão, é que a inclusão do touchpad na parte de trás da consola vai implicar que os jogadores tenham uns dedos com cumprimento suficiente para não terem de retirar os polegares dos botões frontais – será que as crianças (que são um grande alvo de mercado) poderão não usufruir de uma boa experiência deste conceito?

A promessa gráfica da nova consola é aliciante, mas nada foi dito quanto à duração da bateria, pelo que a autonomia poderá sofrer um grande rombo com a qualidade superior dos gráficos prometidos.

O preço ainda não foi divulgado e o seu lançamento apenas será para o final do corrente ano, o que pode significar que existem ainda arestas a serem limadas ou pode ser simplesmente para dar tempo às produtoras para finalizarem um line-up interessante para o lançamento desta. O arrastamento para o final do ano poderá ter a vantagem da quadra natalícia e assim ter uma boa performance de vendas no início das primeiras semanas de comercialização.

Foi também afirmado que encontram-se cerca de 82 produtoras externas a trabalhar em jogos para a consola. De produtoras japonesas, europeias e norte-americanas, existem nomes sonantes como Activision, Sega, Square-Enix, Rockstar games, Gameloft (apesar de estar direccionada para os jogos de telemóveis poderá trazer algumas novidades interessantes), Namco Bandai, Capcom, Konami e Ubisoft.

Video da Consola:

Video In-game Uncharted Portable:

Opinões, posições e oposições –> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 27 Jan, 2011, e está arquivado em Consolas, Destaques, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
14 comentários em “PSP2 revelada! Será que à terceira é de vez?”
  1. Assim está melhor, ta mais gira aparentemente. Resta saber se essa vai ser a versão final ou não em série. :)

  2. sem dúvida que dá para ficar surpreendido, parecendo que desta a sony estudou bem a lição no que toca principalmente à interactividade com os utilizadores, pois está mais do que provado que é isso que faz mover as massas à compra deste tipo de consola.

    nota positiva à Sony!

  3. Só ficou por referir algumas coisas:

    -> existem imagens e vídeos in game (feitos pelo engadget)
    -> a consola irá correr jogos da PS3 com a mesma qualidade gráfica
    -> o ecrã é OLED o que compensa o desgaste da bateria com o poder de processamento
    -> a consola é enorme (existem várias imagens a comparar com as outras PSP e com telemóveis) por isso os dedos não serão problema, inclusive possui um encaixe para estes na parte de trás
    -> a Sony já acertou à primeira (a PSP é uma das consolas mais vendidas de sempre) errou foi à segunda com a GO
    -> não estão a pensar chamá-la de portable e acho bem porque aquilo é gigante (poder gráfico/processamento+qualidade/bom ecrã paga-se caro)

    • @ Tiago

      Muito obrigado pelo teu feedback, já actualizei a notícia com os videos e dimensões da PSP2.

      Contudo:
      “a consola irá correr jogos da PS3 com a mesma qualidade gráfica” –> não creio que seja isso. No post está referido, e foi referido pela Sony, que a consola vai correr jogos com uma qualidade gráfica “semelhante” à PS3. Mas não vai correr os jogos da PS3. Em relação aos gráficos terem a mesma qualidade também se deve ao ecrã reduzido e à resolução deste… porque a PSP 2 não tem o mesmo poder gráfico da PS3.

      “o ecrã é OLED o que compensa o desgaste da bateria com o poder de processamento” é verdade que o ecrã ajuda, mas não é garantido que cobre todo o poderio que esta mostra ter.

      “a consola é enorme (existem várias imagens a comparar com as outras PSP e com telemóveis) por isso os dedos não serão problema, inclusive possui um encaixe para estes na parte de trás” Pronto, isso elimina um problema que eu pus quanto aos dedos. Mas em relação às crianças pode ser problemático estas chegarem ao touchpad sem tirar os polegares dos botões frontais não é?

      “a Sony já acertou à primeira (a PSP é uma das consolas mais vendidas de sempre) errou foi à segunda com a GO” Discordo com o acertar à primeira. A PSP vendeu quase 70 milhões de unidades… o que é muito para uma consola, mas não para uma consola portátil. A NDS vendeu pouco mais de 135 milhões de unidades. A PSP ficou com apenas metade das vendas totais da NDS. Assim sendo a Sony não conseguiu roubar o mercado à Nintendo… daí ter “fracassado”. Não que não tenha ganho dinheiro, mas apenas ficou em segundo devido a não haver mais concorrência.

      “não estão a pensar chamá-la de portable e acho bem porque aquilo é gigante” –> Não sei se o codename será para valer no futuro, mas acho que ainda não se pode afirmar o descartar do nome PSP 2… mas ficarei atento aos desenvolvimentos.

      O preço será algo que a sony tem de ter muito em conta porque a concorrência é muito feroz… não me refiro só à Nintendo mas sim a todos os smartpones que estão a inundar os mercados.

      Espero ter esclarecido alguma dúvida… de qualquer das formas, fico muito agradecido pelo teu feedback :)

      Cumps

    • A NDS já ultrapassou a PS2 em vendas, tornando-se a consola mais vendida de sempre. Mais de 144M. A PSP vendeu até agora 65M. Menos de metade. Se isto é acertar… e foram lançadas no mesmo ano.

  4. Gostava muito de ter uma mas o preço não me convidará de certeza…

  5. João Abreu diz:

    Espetacular, admito que nunca, mas nunca pensei que ia ficar tão boa. Nunca fui grande fã da psp, acho que era uma má desculpa para um consola portatil… mas isto … é ultima geração …
    Alguem sabe qual o seu preço astronomico?

    • Nops. Apenas declarações dos responsáveis da SCEE que referem que não vão cometer o mesmo erro do preço da PS3 e que será um preço acessível… Como ainda faltam muitos meses até à sua chegada, devem querer guardar o segredo junto dos deuses… e também espreitar alguma concorrência da Nintendo ;)

      Cumps

  6. uma grande aposta sem dúvida neste CPU e GPU, são muito “developer friendly” e este ecrã promete. Achei engraçado a função do GPS.

    Gonçalo, nem mesmo um novo iPhone/iPad chegaria para combater tal poder de processamento, a Apple preocupa-se muito com a bateria dos seus equipamentos. E mesmo um Android com nVidia Tegra 2 teria de estar muito “optimizado” para chegar a tal patamar…

    já agora, alguém sabe alguma informação acerca da RAM e se é partilhada com a vRAM? (quantidades)

  7. Nuno Fonseca diz:

    Curiosamente um dos principais aspectos de qualquer dispositivo portátil (a bateria) não teve qualquer referência na lista de características da consola.. (pelo menos que me tenha apercebido)
    Para tal desempenho estou curioso em saber como vão ser as baterias desta consola.

  8. Ora bem o preço deverá rondar os 180€ e os 200€ para poder combater com o preço das outras consolas portáteis existentes no mercado segundo o que li.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: