« Rapidinhas – 27/01/2011 Coffee Break, faça uma pausa de 10 segundos »
27/01/2011
Escrito por em Gadgets | 2.898 Leituras

O backup regular é um habito não enraizado nos utilizadores de hoje, e por norma ignora-se por completo o perigo de não fazer backups com regularidade. O novo NAS-M25 lançado pela Asus na feira Cebit 2010 faz todo esse processo de forma rápida, silenciosamente e sem complicações. Depois de criado o backup, é possível aceder a essa cópia em qualquer dispositivo que esteja ligado à rede.

O mais poderoso sistema de backup ligado em rede

O Asus NAS-M25 permite até 256 ligações em simultâneo e tem suporte UPnP e DLNA.  Este equipamento é extremamente robusto, capaz de guardar grandes quantidades de informação e em diversos formatos (funcionando quase como um media center), mas a sua verdadeira força reside no seu poderoso recurso de backup.

Updates

O NAS-M25 cria inicialmente a imagem completa no disco rígido que vai sendo actualizada de 10 em 10 segundos. Este equipamento permite que os utilizadores pesquisem os backups antigos, e tem, como opção, a pesquisa ficheiro a ficheiro, permitindo a recuperação total ou parcial do sistema.

Recuperação total

Se for necessário a recuperação total do disco, poderá ser executada em menos de 30 minutos.  Assim, o Asus NAS-M25 acaba com dias de trabalho perdido caso aconteça algum acidente. Com este sistema os PC’s podem correr o backup e estarem operacionais em poucos minutos.

Design simples e configuração rápida

O NAS-M25 é muito compacto, suporta dois discos de 3,5 “, permite configuração de RAID 1 e a ligação entre os dois pode atingir os 4 TB de armazenamento.

O M25  tem um design irreverente de fácil manuseamento, e oferece transferências rápidas de arquivos entre dispositivos compatíveis através da Gigabit Ethernet.

Principais destaques do produto:

• Permite o agendamento de backups com o suporte do software laser FarStone Total Recovery pro 7. Faz actualizações de 10 em 10 segundos e a recuperação total demora menos de 30 minutos. Todo este processo é simples de realizar e tem um interface amigo do utilizador.

• O NAS-M25 Suporta VMWare e permite a criação de uma imagem de backup que poderá ser montada numa máquina virtual de forma quase instantânea para uma completa recuperação de dados. Este equipamento permite que os utilizadores transportem uma cópia do seu próprio sistema operativo para outro PC, sem a necessidade de restaurar ou reinstalar dados.

• Processador de 1,2 GHz com 512 MB de RAM e 128MB de memória flash tem suporte dual firmware. O firmware pode ser facilmente recuperado se perder informação durante o processo de actualização devido a falhas por exemplo causada devido à falta de energia.

• Interface simples com um forte componente web e um painel de administração integrado de BitTorrent com acesso para clientes 24 / 7 e transferências de arquivos com consumo mínimo de energia.

• Windows (CIF / SMB) e Linux (NFS) suportam o Windows Active Directory, Servidor web Apache e SQL, servidor de impressão de rede, partilha em rede da reciclagem, para além de streaming multimédia completo para dispositivos compatíveis com DLNA.

• Este equipamento é muito silencioso (38dB), utiliza dois discos de 3.5 “com o mínimo de parafusos possível, suporta até 4 TB de armazenamento em rede Gigabit.

Características

Hardware Software
CPU: 1.2GHz Gestão de disco: Disco simples, RAID 0, RAID 1, JBOD

Disco Rígido S.M.A.R.T, Bloqueador de Spam, suporte HDD roaming

SDRAM: 512MB FTP server: permite até 256 ligações, porta FTP port range control
Flash: 128MB Servidor de impressora: rede de partilha de impressora via USB
Ethernet: Gigabit 1000Mbps x1 Twonky UPnP media server: suporte de UPnP/DLNA tecnologia multimedia
USB x 3 (Frente x 1, trás x 2) iTunes Server: Partilha de musica
Frente USB: one-touch USB copy Download station: PC-less FTP/ HTTP e BitTorrent downloads
Impressora USB /Partilha externa de espaço Compatível com programas Android para controlo de download BitTorrent
Monitorização USB UPS Rede de acessos: DHCP client, DHCP server, CIFS/SMB, AFP, NFS, HTTP, HTTPS, FTP, DDNS, NTP Gigabit jumbo frame
Dimensões: 122mm x 85mm x 187mm Servidor de backup: FarStone Total Recovery Pro 7
Tempo de operação: 0-40C Servidor de disco virtual: FarStone Virtual DrivePro 12
Tempo de armazenamento: -20-60C Ferramentas do sistema: Alerta via e-mail, disco com modo standby, possibilidade de actualizar o firmware, ventilação inteligente, login remoto através da telnet, suporte usb UPS, reciclagem de rede
Nível de ruído em funcionamento: 38dB

Nível de ruído em Standby: 30dB

Quanto a preços, de momento, com muita pena minha, ainda não foi possível saber. Tentarei estar atento e actualizar o artigo assim que possível.

Este artigo foi escrito por em 27 Jan, 2011, e está arquivado em Gadgets, Hardware, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “NAS-M25, backup de 4TB onde cabem mais de 2.000.000 MP3s”
  1. É sem duvida uma coisa destas que quero para substituir o meu Iomega Network 2TB

  2. Boas. Aproveito para falar de NAS. Desde 2007 que tenho produtos da synology e digo que foi a melhor compra que fiz. Já tive um DS207, 1 DS209+, e neste momento 1 DS1511+. simplesmente maravilhoso. Poderiam ser feitas mais reviews a este tipo de produtos. Outra empresa muito conceituada no mercado é a QNAP; no entanto não poderei dizer nada sobre os produtos ao nível de experiência pessoal.

  3. Faço backup na empresa utilizando um NAS de 1TB, porém temos também o gBackup, http://www.gbackup.com.br para realizar o backup online.

  4. Estou a pensar comprar um disco externo 3.5 da western digital de 2 TB por 80€. Já ouvi falar bem e mal da WD. Acham boa compra? Ou tem uma sugestão de compra melhor e equivalente? O disco vem por necessidade de espaço pois o portátil tem apenas 320GB e como tal é basicamente para guardar ficheiros principalmente de vídeo.
    Obrigado

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: