« Acoustica 5 – para edição de audio Sony pode lançar PlayStation Tablet em 2011 »
17/02/2011
Escrito por em Hardware | 2.253 Leituras

Ainda os dual-core estão a ser agora lançados em equipamentos de topo anunciados na MWC, e a NVIDIA já apresentou um processador que promete superar todos os que estão actualmente no mercado. Kal-El, ou se preferir, Tegra 3.

Já não é uma novidade, pois já tínhamos falado aqui do Tegra 3 da NVIDIA quad-core, mas agora é oficial através da MWC, mais conhecido como o projecto Kal-El.

Inicialmente será um processador destinado ao segmento dos tablet, contudo os smartphones futuramente vão ganhar uma versão adaptada. Pela estimativa da NVIDIA, este novo processador providencia o dobro do poder de processamento comparativamente com um Tegra 2, e o triplo da potência gráfica.

Já estão disponíveis dois vídeos cortesia Engadget, em que se pode ver num dispositivo em desenvolvimento o poderio deste processador. No primeiro pode-se ver a reprodução de um vídeo de 2560×1440 através de um tablet com a resolução nativa de 1366×768 e de um monitor de 30” a 2560×1600, de forma simultânea e em tempo real. Na segunda demonstração pode-se comparar o Tegra 2 com a plataforma Kal-El num jogo medieval a 720p com 650 soldados em campo.

E mais, este equipamento oferece uma potência que pretende superar os processadores de arquitectura x86, exemplo dos Core 2 Duo da Intel. E não ficamos por aqui, este processador integra o GPU no mesmo CHIP.


Como se pode ver a NVIDIA está a avançar a todo o vapor, e espera-se que seja lançado ainda este ano um produto com o Kal-El, ou se preferir Tegra 3. Os smartphones provavelmente vão ter de esperar até 2012.

Fonte: Engadget

Este artigo foi escrito por em 17 Fev, 2011, e está arquivado em Hardware, Leitores Portáteis, Notícias, Tecnologia, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: