Ainda os dual-core estão a ser agora lançados em equipamentos de topo anunciados na MWC, e a NVIDIA já apresentou um processador que promete superar todos os que estão actualmente no mercado. Kal-El, ou se preferir, Tegra 3.
Já não é uma novidade, pois já tínhamos falado aqui do Tegra 3 da NVIDIA quad-core, mas agora é oficial através da MWC, mais conhecido como o projecto Kal-El.
Inicialmente será um processador destinado ao segmento dos tablet, contudo os smartphones futuramente vão ganhar uma versão adaptada. Pela estimativa da NVIDIA, este novo processador providencia o dobro do poder de processamento comparativamente com um Tegra 2, e o triplo da potência gráfica.
Já estão disponíveis dois vídeos cortesia Engadget, em que se pode ver num dispositivo em desenvolvimento o poderio deste processador. No primeiro pode-se ver a reprodução de um vídeo de 2560×1440 através de um tablet com a resolução nativa de 1366×768 e de um monitor de 30” a 2560×1600, de forma simultânea e em tempo real. Na segunda demonstração pode-se comparar o Tegra 2 com a plataforma Kal-El num jogo medieval a 720p com 650 soldados em campo.
E mais, este equipamento oferece uma potência que pretende superar os processadores de arquitectura x86, exemplo dos Core 2 Duo da Intel. E não ficamos por aqui, este processador integra o GPU no mesmo CHIP.
Como se pode ver a NVIDIA está a avançar a todo o vapor, e espera-se que seja lançado ainda este ano um produto com o Kal-El, ou se preferir Tegra 3. Os smartphones provavelmente vão ter de esperar até 2012.
Fonte: Engadget
Este artigo foi escrito por YuRiSsS em 17 Fev, 2011, e está arquivado em Hardware, Leitores Portáteis, Notícias, Tecnologia, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.