« Um dia de uso do Galaxy Tab 10.1 Como escolher um portátil : Março de 2011 »
15/03/2011
Escrito por em Mundo | 2.656 Leituras

A grande tragédia que aconteceu no Japão não deixa ninguém indiferente, e enquanto ainda não se sabe ao certo o número total de vítimas, ficamos ansiosos por saber tudo ao milímetro mas ao mesmo tempo podemos estar a ser vítimas de ataques por utilizadores mal intencionados e que se aproveitam da miséria de uns para encherem os bolsos.

Estes esquemas já não são novos – relembrem-se dos tsunamis do Oceano Índico, o Katrina, o terramoto no Haiti, onde o que aconteceu a seguir foram as fraudes online.

Existem várias formas de serem “atacados” que vão dos tradicionais sites de malware, que utilizam os motores para lucrar, até vídeos enviados por correio electrónico ou através de links em redes sociais e prometem dar a ver algumas novidades e informações inéditas sobre o desastre.

Fonte: nakedsecurity.sophos.com

Mas os esquemas de fraude já chegaram às doações. As pessoas têm uma tendência própria para ajudar as outras, e participar em acções de caridade. E é desta caridade que se aproveitam os burlões. Para tal criam e-mails e sites com falsas indicações, onde informam as pessoas como poderão contribuir para ajudar as vitimas destas catástrofes.

Fonte: blog.jpcert.or.jp

Como se proteger

Muitos deste esquemas têm como base afectar os cibernautas através do malware ou da doação de dinheiro, portanto recomendamos não confiar em links que surjam através do e-mail ou das redes sociais que falem de vídeos e imagens inéditas, para isso use fontes noticiosas viáveis e conhecidas para se manter informado.

Não tente contribuir a solicitações/doações que chegam por e-mail ou pelas redes sociais, antes deve-se informar.

Baseado no artigo da websegura

Este artigo foi escrito por em 15 Mar, 2011, e está arquivado em Mundo, Notícias, Segurança, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: