« Battlefield 3 Fault Line Episode 3 Trailer Nimbuzz Mobile, redes sociais no seu telemóvel »

As palavras são do próprio Mark Zuckerberg, CEO do Facebook: “A era das redes sociais gratuitas atingiu o seu limite. As pessoas têm de entender de uma vez por todas que não existem serviços gratuitos”. Foi assim que Zuckerberg se dirigiu à plateia de uma conferência da universidade de Ohio, nos Estados Unidos, deixando todos e todas atónitos e quase incrédulos. A rede social Facebook anuncia os novos planos de pagamento para os seus utilizadores, novos e actualmente registados, já a partir do próximo dia 15 de Abril.

Este burburinho, levantado pelo polémico fundador do Facebook que tentou passar a mensagem de forma despercebida levou a uma queda imediata das acções da empresa na bolsa de valores, acabando por ser confirmado pelo próprio vice-presidente Donovan Baitolas do início de uma “nova era” do Facebook.

Tendo conquistado mais de 600 milhões de utilizadores em todo o mundo, o Facebook é indubitavelmente a rede social mais procurada do momento, o que poderá originar, com estes novos planos de pagamento, uma fortuna incalculável, real, à própria empresa que já por si possui uma grande liquidez como existem poucas no planeta. Mas há mais: a mensalidade obrigatória prevista será de 5 euros (aprox. 11,76 reais do Brasil) e por cada novo amigo adicionado será cobrada uma taxa de inclusão extra de 0,01 cêntimos. Todos estes valores poderão ser pagos de várias formas, entre elas via SMS.

As reacções não se fizeram esperar e as mais variadas organizações em todo o mundo lançaram um conjunto de petições, via próprio Facebook, como forma de protesto. Será esta uma tomada de posição que leve a que, por exemplo, outras redes sociais dêem por fim o seu salto para a ribalta?

E vocês? estariam dispostos a pagar para usar esta rede social?

NOTA FINAL COM ACTUALIZAÇÃO A 2 DE ABRIL: como muitos já se deram conta, esta foi a nossa partida do dia 1 de Abril, dia das mentiras. Esperamos sinceramente que tenham….acreditado!

Este artigo foi escrito por em 01 Abr, 2011, e está arquivado em Mundo, Notícias, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
52 comentários em “Facebook: quantos mais amigos, mais terá de pagar [Actualização – 1o de Abril]”
  1. David Loureiro diz:

    Nunca na vida pagaria para uma rede social. Com esta atitude o facebook só vai perde utilizadores…Onde é que já se viu: pagar para adicionar amigos!

  2. COMO?!?!? Perderam o juízo…

  3. Silvia Peres diz:

    Já tinha visto muita estupidez, mas como esta nunca! Vou voltar ao Hi5, disso podem ter a certeza.

    É uma vergonha, só em Portugal é que deixam isto acontecer! É certo que estamos de crise, mas chegar a este ponto é vergonhoso.

    Já chega de abusos.

  4. 1 de Abril

  5. António Vaz diz:

    O que é que ele quer dizer com “a era do gratuito acabou”? vamos ter de começar a pagar tudo pela Internet? Pagar para acrescentar amizades? Só alguém com muita prepotência é que poderia ter o mau gosto de lançar uma política destas.

    XAU XAU FACEBOOK

  6. Oscaralho diz:

    Até o Fuckbook tem preços mais acessíveis. Vai ser o fim do império Zuckerberg

  7. Kerodicas sempre na frente da onda informativa. Já tinha visto alguns grupos a falar nisso mas com esta notícia chegou a confirmação: a x-u-lisse à força toda. Bah

  8. M.Manuelito diz:

    Uma má noticia e logo para o dia 1 de Abril :-)

  9. Nelson Freitas diz:

    April fools!! eheh

    Se eventualmente um dia, o Mark Zuckerberg se lembrar de fazer assim algo parecido, estará aí uma excelente oportunidade para a Google relançar a sua própria rede social.

  10. Fake!
    De onde vem a fonte da noticia?

  11. Facebook BYE BYE.

  12. saramartins diz:

    Tudo nasce de uma estratégia comercial. Primeiro criaram o bichinho nas pessoas e depois vamos lá cobrar para quem quer utilizar!!!

  13. Bem… Agora só faltava o Sócrates (ou quem lhe seguir) taxar isto de IVA e assim para além de alimentar o facebook também ajudámos o país a sair do buraco!!! Uma rede social a ajudar o estado social!!!

  14. Se eu fosse dono do facebook, cobraria numa boa sem pena de vcs.

  15. Joselito da Silva diz:

    Duas belas Gafes para este tipo de post brasuca, o Facebook ainda não esta cotado em bolsa, apenas existe “uma opção para os amigos da Goldman Sachs”, e o modelo de negócio do Facebook e fonte de receitas é por advertising, algo como o Google Ads… Com este tipo de noticias, só cai na banana quem quer.

  16. se isso fosse verdade ja estava na TVI hehehehe

  17. é fake. A inserção de anúncios online mais cara é a do Facebook. Cobrar pelo uso é destruir a empresa

  18. Gualdo Morais diz:

    É VERDADE! Acabou de dar na TVI24 a noticia!!! ao que parece o já publicaram também no correio da manhã!

  19. Isto é tanto verdadeiro como a escola dinheiro…. humpf!

  20. José Socrates diz:

    Aviso já se ganhar as eleições o facebook vai pagar uma taxa de cobrança desse serviço!

    Abraços, o ex-imperador de portugal.

  21. DIA DAS MENTIRAS !!!!!!!!!!!!!!

  22. Rucanorte diz:

    Isto é uma pouca vergonha, nem consegui ler a notícia até ao fim, tive vir logo comentar. Sinto-me indignado e acima de tudo ROUBADO! GRANDES FILHAS DA P*TA, dão com uma mão e tiram com outra. Será que não ninguém que possa proibir isto?!?!?

  23. bem visto que dia 1 de Abril ja passou…. Isto afinal é mentira ou não que eu não percebi nada… Eu li os Coments mas jogando pelo seguro nao sei se estavam a mentir se não….
    Esta new é FAKE ou não??????????????????????

  24. 1 de Abril lololololo!!!!

  25. “kero” que seja o M?rio que me responda…. :-D

  26. lol só vi agr o titulo actualizado

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: