« Sunday Symbian Themes, dá novo look ao Symbian Unetbootin: insira distribuições Linux na sua pen drive »
04/04/2011
Escrito por em Destaques | 3.261 Leituras

O Sistema Operativo (SO) Android já é conhecido/criticado pela sua elevada fragmentação de dispositivos com diferentes versões deste SO. Conheça o update dos números relativos a este fenómeno.

O Android, pela poderosa mão da Google, veio a implementar-se no mercado que a Apple tinha tomado de assalto com o seu iPhone e por conseguinte o seu iOS. Ao contrário da empresa liderada pelo ausente Steve Jobs, as versões do Android têm saído para o mercado esperando que sejam os fabricantes a implementar as novas versões do SO nos seus dispositivos, ou que façam os updates aos dispositivos já lançados.

Entre atrasos em updates, a visão afunilada dos fabricantes em utilizar versões antigas do SO ou a rigidez das operadoras em fornecer os updates que as marcas dos dispositivos fornecem aos seus clientes, a fragmentação é a conclusão óbvia. Vamos aos números:

Como é possível verificar, a versão 2.2 (Froyo) é a versão que domina correntemente a maior parte dos dispositivos Android com quase 64%. A versão 2.1 (éclair) decresceu até os 27,2% enquanto que as três versões mais recentes não excedem os 3%. De lamentar está o facto de as versões mais antigas (1.5 e 1.6) terem uma quota global de 6.2% que é mais do dobro das 3 últimas versões. De realçar está o facto de que mais de 90% do mercado Android é dominado pelas versões posteriores à V2.0.

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 04 Abr, 2011, e está arquivado em Destaques, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
12 comentários em “Update na fragmentação do SO Android”
  1. ainda não percebi bem como isto funciona, já ouvi falar do Froyo mas para já mantenho o meu android de origem.

    Tenho é medo das actualizações, disseram-me que quando isso acontece as aplicações antigas deixam de funcionar até que actualizemos o android, e isso parece não ser fácil :S

    • Eu medo das actualizações não tenho… apenas ainda não chegou nenhuma ao meu. Vodafone – LG Maximo One. Apesar da LG já ter prometido à muito o update para o 2.3, ainda não aconteceu e depois será de esperar que a Vodafone se digne a fornecer a actualização.

      Sinceramente não te posso garantir se as aplicações deixam de funcionar ou se terás de as instalar novamente. Mas existem aplicações que vão deixando a compatibilidade com as versões 1.5 e 1.6 para apenas terem compatibilidade com as 2.1 para a frente.

      O mais normal de se fazer com os androids é um Root e instalar ROMs alteradas que saem para a comunidade. Mas sem garantias de segurança claro. De qualquer das maneiras, este artigo do Joel V. explica um dos métodos a poder se aplicar em alguns smartphones Android: http://www.kerodicas.com/geral/artigo=46086/

      Cumps

      • Como é que esse post me escapou? Saiu à dois dias e eu não o li no meu FEED reader :S

        Obrigado pela atenção!

      • Olá Gonçalo,

        Segundo o que estive a ler o update do 2.3 para toda a série LG Optimus está preso por um fio, lá para o final deste mês ou início de Maio.

        Mas penso que o update será fornecido através da LG e não do operador, pelo menos no meu até agora tem sido assim com os updates do 2.2.

        Abraço. :)

        • Boas caríssimo Pedro,

          O problema é mesmo esse… é que ao ser apenas fornecido pela LG, não há a possibilidade de fazer o update até que a vodafone o permita… a não ser por root… Blo*d* f**k lol.

          Vais fazer root para ter o 2.3? :P

          Cumps

          • Não precisas de fazer root nenhum, basta usar o software que vem com o Maximo One, experimenta.

            Abraço. :)

          • Sério? Hum… vou já testar isso… já tens tidos updates pela LG?

            Cumps

          • Verifica qual a versão que tens na “configuração”, “acerca do telefone”, a mais actual é LG-P500-V10r, mas olha que não notei diferença nenhuma em relação a antiga que tinha, a V10c.

            De referir ainda que o meu está desbloqueado da rede, mas penso que não faz diferença nenhuma.

            Abraço. :)

          • Ok… depois eu testo. de momento está-me a parecer que falta alguma coisa… mas a que te referes com o software que vem com o LG? a mim não veio nada… :S

            Cumps

          • Veio sim, chama-se LG PC suite iV e está dentro do cartão SD que vinha no telefone, vais a secção 9 (página 11) do manual e está lá a explicação de como se instala, segue as instruções do manual pois é necessário desligar algumas coisas na configuração para poder instalar esta aplicação.

            Para além de poderes sincronizar o telefone com o PC (funcionalidade inútil de tiveres uma conta Google), o programa procura as actualizações e o software que é necessário descarregar do site da LG para poder fazer o update.

            Olha que é um processo algo demorado, o download são mais de 100 MB e depois ainda tens que instalar, assegura-te de que o LG está completamente carregado.

            Abraço. :)

          • Obrigadíssimo.

            Assim que tiver o tempo necessário faço isso ;)

            Thanks

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: