O Sistema Operativo (SO) Android já é conhecido/criticado pela sua elevada fragmentação de dispositivos com diferentes versões deste SO. Conheça o update dos números relativos a este fenómeno.
O Android, pela poderosa mão da Google, veio a implementar-se no mercado que a Apple tinha tomado de assalto com o seu iPhone e por conseguinte o seu iOS. Ao contrário da empresa liderada pelo ausente Steve Jobs, as versões do Android têm saído para o mercado esperando que sejam os fabricantes a implementar as novas versões do SO nos seus dispositivos, ou que façam os updates aos dispositivos já lançados.
Entre atrasos em updates, a visão afunilada dos fabricantes em utilizar versões antigas do SO ou a rigidez das operadoras em fornecer os updates que as marcas dos dispositivos fornecem aos seus clientes, a fragmentação é a conclusão óbvia. Vamos aos números:
Como é possível verificar, a versão 2.2 (Froyo) é a versão que domina correntemente a maior parte dos dispositivos Android com quase 64%. A versão 2.1 (éclair) decresceu até os 27,2% enquanto que as três versões mais recentes não excedem os 3%. De lamentar está o facto de as versões mais antigas (1.5 e 1.6) terem uma quota global de 6.2% que é mais do dobro das 3 últimas versões. De realçar está o facto de que mais de 90% do mercado Android é dominado pelas versões posteriores à V2.0.
Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!
Este artigo foi escrito por Gonçalo A. em 04 Abr, 2011, e está arquivado em Destaques, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.
ainda não percebi bem como isto funciona, já ouvi falar do Froyo mas para já mantenho o meu android de origem.
Tenho é medo das actualizações, disseram-me que quando isso acontece as aplicações antigas deixam de funcionar até que actualizemos o android, e isso parece não ser fácil :S
Eu medo das actualizações não tenho… apenas ainda não chegou nenhuma ao meu. Vodafone – LG Maximo One. Apesar da LG já ter prometido à muito o update para o 2.3, ainda não aconteceu e depois será de esperar que a Vodafone se digne a fornecer a actualização.
Sinceramente não te posso garantir se as aplicações deixam de funcionar ou se terás de as instalar novamente. Mas existem aplicações que vão deixando a compatibilidade com as versões 1.5 e 1.6 para apenas terem compatibilidade com as 2.1 para a frente.
O mais normal de se fazer com os androids é um Root e instalar ROMs alteradas que saem para a comunidade. Mas sem garantias de segurança claro. De qualquer das maneiras, este artigo do Joel V. explica um dos métodos a poder se aplicar em alguns smartphones Android: http://www.kerodicas.com/geral/artigo=46086/
Cumps
Como é que esse post me escapou? Saiu à dois dias e eu não o li no meu FEED reader :S
Obrigado pela atenção!
Estranho de facto… mas é sempre um motivo para fazer uma visita “física” aqui ao Kerodicas
Sempre às ordens!
Cumps
Olá Gonçalo,
Segundo o que estive a ler o update do 2.3 para toda a série LG Optimus está preso por um fio, lá para o final deste mês ou início de Maio.
Mas penso que o update será fornecido através da LG e não do operador, pelo menos no meu até agora tem sido assim com os updates do 2.2.
Abraço.
Boas caríssimo Pedro,
O problema é mesmo esse… é que ao ser apenas fornecido pela LG, não há a possibilidade de fazer o update até que a vodafone o permita… a não ser por root… Blo*d* f**k lol.
Vais fazer root para ter o 2.3?
Cumps
Não precisas de fazer root nenhum, basta usar o software que vem com o Maximo One, experimenta.
Abraço.
Sério? Hum… vou já testar isso… já tens tidos updates pela LG?
Cumps
Verifica qual a versão que tens na “configuração”, “acerca do telefone”, a mais actual é LG-P500-V10r, mas olha que não notei diferença nenhuma em relação a antiga que tinha, a V10c.
De referir ainda que o meu está desbloqueado da rede, mas penso que não faz diferença nenhuma.
Abraço.
Ok… depois eu testo. de momento está-me a parecer que falta alguma coisa… mas a que te referes com o software que vem com o LG? a mim não veio nada… :S
Cumps
Veio sim, chama-se LG PC suite iV e está dentro do cartão SD que vinha no telefone, vais a secção 9 (página 11) do manual e está lá a explicação de como se instala, segue as instruções do manual pois é necessário desligar algumas coisas na configuração para poder instalar esta aplicação.
Para além de poderes sincronizar o telefone com o PC (funcionalidade inútil de tiveres uma conta Google), o programa procura as actualizações e o software que é necessário descarregar do site da LG para poder fazer o update.
Olha que é um processo algo demorado, o download são mais de 100 MB e depois ainda tens que instalar, assegura-te de que o LG está completamente carregado.
Abraço.
Obrigadíssimo.
Assim que tiver o tempo necessário faço isso
Thanks