A gigante de informática de Mountain View ofereceu cerca de 634 milhões de euros (cerca de 900 milhões de dólares) pelas patentes da falida Nortel.
Após entrar em falência a empresa de redes de telecomunicações vendeu a maioria das unidades de negócio que possuía e agora está a realizar um leilão das suas patentes. A Google entrou na corrida à última parte valisosa da empresa, na qual podem estar interessadas também a Microsoft, Apple ou a Blackberry.
Rcentemente a Google foi processada pela Oracle por supostas infracções de patentes nas tecnologias usadas no sistema operativo Android, mais propriamente na tecnologia Java.
Num artigo no blog oficial a Google afirma que a compra de patentes é uma forma de se proteger contra várias acusações por suposta infracção de patentes:
Um portefólio de patentes vasto é fundamental para as companhias que operam no segmento dos telefones móveis, porque a tecnologia que está na base dos terminais e das conexões móveis é altamente complexa e largamente patenteada por diferentes empresas. (…)
Deter patentes nesta área, pode fazer a diferença entre ter de pagar efectivamente uma renda a outra companhia por se ter sucesso nas comunicações móveis, e estar em condições de fazer acordos de licenças cruzadas sem custos para as empresas.
Este artigo foi escrito por André Santos em 06 Abr, 2011, e está arquivado em Mundo, Notícias, Tecnologia, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.
Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.
Novamente a história das patentes!!!