« Movie411, toda a informação sobre filmes no seu PC Testamos o Samsung Galaxy Ace GT-S5830 »

Este é um artigo do Vitor Oliveira para o KeroDicas.com

Desta vez os alvos foram os sites nacionais do MOPTC (Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações) e do GPIAA (Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes em Aeronaves). As falhas de segurança, ao que conseguimos apurar, não foram nos sites mas sim directamente no servidor (Windows Server 2003), pois trata-se dum mass deface como podem ver pelos mirrors do Zone-H, o IP do servidor é o mesmo, como se pode ver na imagem acima.

Quanto ao grupo em si, alegado autor desta «invasão», intitula-se de Sophia Hacker Group 2010 e é constituído maioritariamente por “hackers” brasileiras. A autora destes dois defaces aos sites governamentais portugueses é conhecida por Pink_spider, e já “atacou” vários sites governamentais, principalmente do Brasil.

Este tipo de grupos não tem como objectivo estragar ou destruir os conteúdos dos servidores, o objectivo é apenas mostrar que “estiveram lá” e passar a sua mensagem que neste caso é a fome e pobreza no Brasil.

Estragar ou não estragar, destruir ou não destruir, trata-se de uma “invasão” que não deixa de ser crime, com isto quero mostrar que infelizmente em Portugal ainda estamos a anos de luz da maior parte dos países a nível de segurança informática, exemplo disso é o que se vê, quase todos os meses temos sites/servidores governamentais portugueses a serem atacados. É triste ver que em Portugal poucas pessoas dão valor a algo que nos dias de hoje é cada vez mais importante.

Deixamos os links dos sites invadidos que poderão ser visitados AQUI e AQUI.

Este artigo foi escrito por em 02 Mai, 2011, e está arquivado em Insólito, Nacional, Notícias, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
9 comentários em “Hackers brasileiras desfiguram sites governamentais portugueses no dia do trabalhador”
  1. Infelizmente, às vezes há que recorrer a este tipo de acções para as pessoas abrirem os olhos, quer a nível de causas humanitárias bem como a nível informático, é uma uma tristeza sites governamentais terem lacunas como estas, e continuarem expostos e nem sequer se preocuparem em contratar profissionais para resolverem estes tipo de problemas mas lá está, isto só com abre olhos é que lá vai.

    Bom artigo. :wink:

    • nem mais, especialmente pela atitude, marcam presença no servidor com falhas de segurança alertando assim os admins e ainda deixam um mensagem com profundidade…

  2. André Rodrigues diz:

    Por acaso não tinha conhecimento destes sites terem sido hackeados. Boa notícia! Não tão boa para o governo.

  3. Muito simples. Contactar o Brasil e pedir a extradição desta senhora.
    Por um lado o Governo brinca com a segurança dos seus sites e merece isto, por outro lado é mau pq podem roubar algo que nos diz respeito.
    Imaginem se atacam o site das finanças e se roubam grande parte da informação que está lá.

  4. Ridículo é o que é, como se Portugal já não tivesse problemas suficientes, ainda nos querem “passar” os problemas que passam noutro continente d outro lado do mundo, incrível.

  5. Hacker Brasileiras… tudo bem, agora hackear sites portugueses? Elas que invadam sites brasileiros, portugal não tem culpa das injustiças do Brasil.

  6. Eu acho q o individuo n tem inteção de roubar ou algo mais, so passar aquilo q ele passou e pronto.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: