« Firefox Plumber, aprenda a baixar os consumos de memória do seu Firefox Rising PC Doctor, o seu médico privado de segurança do PC »
07/06/2011
Escrito por em Análises | 3.185 Leituras

Este é um artigo do João L. para o KeroDicas.com

Muito foi anunciado na apresentação da Apple da WWDC (World Wide Developers Conference), desde o novo serviço iCloud, às mais recentes funcionalidades do novo sistema operativo. Aqui fica um resumo do que de mais importante foi dito para todos os utilizadores Mac.

Mac OS X Lion

1. Lion irá estar disponível em Julho e apenas vai custar $29.99. Muita gente esperava que a nova versão fosse mais barata que os $129 da versão anterior, mas pouca gente esperava que fosse um preço tão baixo. Quando foi anunciado que iria custar apenas $30, a sala da conferência explodiu! E não só, as tão famosas, e caras, versões “familiares” que eram praticadas pela Apple (e ainda praticadas pela Microsoft) deixaram de existir. Uma cópia para todos os dispositivos que possui, e isso deve-se principalmente a…

2. Lion apenas estará disponível na Mac App Store. Acabaram-se os CDs e DVDs de instalação, agora apenas é preciso uma conta na Mac App Store e tudo será feito automaticamente, como se uma qualquer simples instalação de uma app se tratasse. Ainda existem algumas dúvidas sobre o processo, mas uma coisa é certa: Lion apenas estará disponível na App Store.

3. Se tem um Mac desktop, é a altura ideal para comprar a Magic Trackpad. A Apple acelerou o processo do multitouch, e grande parte das funcionalidades anunciadas dependem dos gestos multitouch introduzidos. Se já eram importantes em versões anteriores do SO, principalmente nos portáteis, agora são ainda mais importantes, e para todos os tipos de computador. Se quer retirar o máximo do Lion a partir do seu Mac mini, iMac ou Mac Pro, irá precisar de um Magic Trackpad, para aproveitar ao máximo funcionalidades como o Mission Control.

4. Mac OS X está a aproveitar cada vez mais ideias do irmão iOS. Launchpad, uma plataforma simplificada para todas as Apps, pode não ser novidade para quem tem iPhone ou iPad, mas agora toda a gente irá conhecer esta ferramenta. Apps vão poder correr em full-screen. O Mail vai ter um design de duas colunas, com uma nova funcionalidade, conversações, idêntico ao que já era usado no iOS. Também idêntido ao iOS é a possibilidade de retomar as Apps exactamente no ponto de onde saímos na última vez. Falando disso …

5. Gravar e fazer backup de ficheiros nunca foi tão fácil. Tal como foi descrito pela Apple, nunca mais nos vamos ter de preocupar com guardar documentos com medo de perder alterações preciosas. Agora as Apps vão automaticamente guardar os documentos à medida que trabalha sobre os mesmos, e com a nova funcionalidade Versions, podemos ver todas as versões desde o início do documento até a versão actual. Esta funcionalidade acaba com um problema de longa data: se o teu computador desligar, o teu trabalho vai estar sempre seguro.

iCloud

1. iCloud substitui o MobileMe — grátis. Se o pequeno botão do MobileMe na barra do seu Mac sempre o interessou, mas não queria desembolsar $99 anuais, não precisa de se preocupar mais. MobileMe vai acabar e tudo o que fazia, o iCloud vai fazer e de bolar, já este Outono.

2. iCloud sincroniza via wireless toda a sua informação para todos os seus dispositivos. Se tem dispositivos iOS (iPhone, iPad, iPodTouch) ou se tem múltiplos Macs, o iCloud vai tornar toda a sincronização entre os mesmos, bastante mais fácil. Ou seja, vai poder manter todo o mail, calendários, contactos, documentos, entre outros, sincronizados em todos os seus dispositivos, automaticamente e através de wireless. E não esquecer, vai ser totalmente grátis.

3. Photo Stream, todas a preocupações com sincronização de fotos é coisa do passado. Mil das suas fotos mais recentes podem ser sincronizadas imediatamente através do iCloud. Se, por exemplo, tirar uma foto no seu iPhone ou iPad, a mesma irá aparecer no seu Mac imediatamente, sem ter de ligar nenhum dispositivo a lugar algum.

4. Compras no iTunes agora aparecem em todos os dispositivos ligados ao iCloud. Comprou uma música no iTunes? Ela aparece automaticamente no seu Mac. Comprou uma música no seu Mac? Ela aparece automaticamente no seu iPhone. Esta é “a” funcionalidade que toda a gente esperava há anos que chegasse ao iTunes, e está finalmente a meses de se tornar realidade.

Questões por responder

1. Como instalar o Lion num disco rígido totalmente vazio? Se a única maneira de instalar o Lion é fazendo o download da Mac App Store, vai ser muito difícil colocá-lo num disco rígido completamente novo, a não ser que a Apple introduza uma solução para este problema. Talvez seja possível gravar o Lion para um DVD ou para uma pen USB depois do seu download? Ou talvez seja introduzida uma das pens USB que é fornecida na compra do MacBook Air? Uma coisa é certa: “Guardem o DVD do Snow Leopard!”, não me parece uma solução muito elegante.

Este artigo foi escrito por em 07 Jun, 2011, e está arquivado em Análises, Mundo, Notícias, Outros. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “Guia rápido da WWDC para utilizadores Mac”
  1. Hitanwolf diz:

    belo resumo!
    Agora é só esperar que o lion esteja disponível para se testar as novidades!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: