« Hotmail chega ao 15º aniversário! Friday Fun – Criado partido contra apresentações em PowerPoint »

A Acer Inc. concluiu a construção do sistema de supercomputação ALPS (Advanced Large Parallel System) 177 TFLOPS para o NCHC (National Center for High-performance Computing) de Tawain. O sistema é o supercomputador mais rápido em Taiwan e será utilizado como suporte da investigação em ciência e engenharia, incluindo as áreas de química, simulação de desastres, biotecnologia, energia alternativa, ciências da vida, entre outras.

O NCHC é o principal instituto de investigação em Taiwan na área de HPC. O centro funciona com institutos académicos e empresariais para participar em investigação conjunta e suporte do serviço HPC. Para facilitar o seu serviço e o suporte das crescentes necessidades de investigação de HPC, o centro procurou construir um novo sistema de supercomputação com capacidade para oferecer recursos de HPC flexíveis para as necessidades de investigação de Taiwan. O contrato foi adjudicado à Acer em Novembro de 2010.

O Presidente Corporate da Acer, Jim Wong, realça que “este sistema foi uma excelente oportunidade para a Acer demonstrar a sua capacidade informática nos ambientes mais exigentes. A supercomputação é um ponto de referência para todas as áreas de TI e prova que os servidores Acer estão preparados para conquistar o seu espaço em ambientes de centro de dados”.

Relativamente à construção, o director do NCHC, Kuo-Ning Chiang, explicou: “A decisão de construir esta máquina resultou de uma necessidade. O NCHC fornece recursos de supercomputação a inúmeras universidades e grupos de investigação de Taiwan e a nossa máquina anterior, com apenas 20 TFLOPS, teve uma longa lista de espera para a execução de tarefas informáticas. O novo sistema criado pela Acer não só satisfaz a procura actual, como também nos dá espaço suficiente para expansão”.

O Director-Adjunto do NCHC, Weichang Huang, esteve envolvido de perto na construção e supervisionou a maior parte do trabalho. Comentou: “Estamos extremamente gratos por poder contar com a experiência e competência da Acer e dos seus parceiros neste caso difícil. Mesmo com prazos apertados, conseguiram trabalhar com as equipas do NCHC no sentido de concluir este sistema complexo. Além de ser o maior sistema alguma vez construído em Taiwan, a experiência adquirida como resultado deste empreendimento ofereceu ao NCHC e à Acer bastantes conhecimentos, elevando a competência da comunidade de HPC de Taiwan para o nível seguinte.”

“A sólida gama de sistemas de Computação de Alto Desempenho da Acer, integrada com parceiros tecnológicos líderes da indústria, permitiu-nos implementar uma infra-estrutura de HPC personalizada, capaz de suportar uma vasta gama de aplicações para responder às necessidades de uma comunidade de utilizadores diversificada”, afirmou Gianluca Degliesposti, Vice-Presidente de Global Server Business Development da Acer.

O sistema de supercomputação ALPS, apelidado de Windrider, foi construído através dos esforços consolidados da Acer, da AMD, da Qlogic, da DataDirect Networks e da Platform Computing.
O sistema Cluster utiliza os mais recentes processadores AMD Opteron™ 6000 Series e possui um total de 8 clusters de computação, 1 cluster de memória de grande capacidade e mais de 25.000 núcleos de processamento.
No sentido de responder a um vasto leque de necessidades de HPC, a arquitectura do sistema é flexível para permitir a expansão ou redução consoante a exigência informática e, uma vez que todos os pedidos são descarregados a partir de clientes localizados um pouco por toda a Taiwan e na região circundante da Ásia, o sistema promove o conceito de HPC na ‘cloud’.

O sistema de supercomputação ALPS está a ser submetido a testes de aceitação por parte dos utilizadores e começará a satisfazer as necessidades de investigação de Taiwan em Julho de 2011. Actualmente, está classificado no número 42 após a actualização efectuada em Junho de 2011 à lista Top500®.

Este artigo foi escrito por em 08 Jul, 2011, e está arquivado em Hardware, Mundo, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: