« Utilizadores do Internet Explorer têm um QI inferior em relação aos utilizadores de outros browsers “Run For The Hills” – Trailer do próximo Need for Speed »
01/08/2011
Escrito por em Destaques | 3.184 Leituras

A Nokia está decidida a quebrar as suas próprias barreiras! A correr sobre o Symbian Anna (última actualização de fundo ao Symbian), o smartphone Nokia 500 vai inaugurar a entrada da Nokia nos equipamentos Symbian motorizados com um CPU a 1 Ghz. Com a plataforma Symbian a arrastar-se contra os concorrentes de peso iOS/iPhone e Android e com os primeiros anúncios de equipamentos com 1 Ghz a datarem de final de 2009, será este equipamento a salvação do Symbian ou mais uma cova no percurso atribulado deste Sistema Operativo? Fique a conhecer os restantes detalhes e o vídeo deste dispositivo no seu KeroDicas.com.

A empresa filandesa perdeu o trono de maior comercializadora de smartphones do mundo! A derrota nesta batalha foi aproveitada pela Apple e pela Samsung. No segundo quadrimestre deste ano, a Nokia viu-se empurrada para terceiro lugar com um decréscimo de quase 30% no que respeita aos fornecimentos como Distribuidor Mundial de Smartphones:

Da imagem é possível de observar que a Samsung teve um crescimento explosivo em 1 ano, originando um aumento na sua quota de mercado, mais que triplicando, de 5% para 17,5%.

Com estes resultados, a Nokia tem de passar para a posição de ataque e contrariar esta tendência negativa para voltar à hegemonia de outrora. Contudo, o caminho parece mais atribulado do que anteriormente, onde não havia concorrentes à altura do domínio do Symbian.

Com as expectativas em alta quanto aos planos da empresa originária da Finlândia para o Windows Phone, esta ataca o mercado com o lançamento do Nokia 500 que marca a primeira oferta de um smartphone com um CPU de 1 Ghz no seu historial, tanto a nível de equipamentos da Nokia, como a nível de dispositivos com o Symbian como sistema operativo principal. O Nokia 500 é semelhante ao seu congénere Nokia c5-03 no que respeita à sua aparência e principais características, mas com alguns upgrades no seu hardware:

No que toca às restantes funcionalidades, o smartphone vem com 2 tampas traseiras amovíveis. Esta funcionalidade enquadra o equipamento para um público-alvo jovem e activo. Uma grande vantagem deste equipamento é que será barato. Nas contas da Nokia, este será comercializado a um preço de 150€ (330,98 R). sem impostos ou subsídios. Com este preço, o equipamento encaixa-se na mesma faixa de preço do Nokia C5-03. Adicionalmente, o Nokia 500 poderá ser o smartphone com um CPU de 1Ghz mais barato do mercado.

Fiquem com o referido vídeo e tirem as vossas próprias conclusões quanto à qualidade deste novo equipamento:

Como é possível verificar no vídeo, a adição de um processador de 1 Ghz não parece ter aumentado significativamente a performance do equipamento pelo que se nota que o scrolling não é totalmente fluído. 

Se efectuarmos comparações com outros dispositivos com um CPU semelhante, o veredicto ainda se torna mais negativo para o recente Nokia 500. Quando saíram os primeiros Android com 1 Ghz de CPU, mostraram a capacidade de gravar video HD a 720p, assim como o iPhone da Apple consegue com uma execução exemplar. No entanto, este equipamento da Nokia apenas permite um mero VGA @15 fps? Será que a Nokia está, novamente, a dar tiros no pé? Se tivermos em conta que o seu Nokia N8 com um generoso CPU de 680 Mhz permitia a gravação de vídeo HD a 720p… para onde é que foi o poder extra de processamento deste novo smartphone? Estranho? 

Qual a vossa opinião?

Opiniões, posições e oposições --> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 01 Ago, 2011, e está arquivado em Destaques, Gadgets, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: