« Android e iOS dominantes no mercado norte-americano BDLot Video Converter totalmente grátis em campanha de regresso às aulas »
31/08/2011
Escrito por em Mundo | 2.211 Leituras

Para quem, já se aventurou a tirar uma fotografia, (com a massificação das câmaras fotográficas nos telemóveis, quem é que ainda não tirou uma fotografia na vida?) sabe que o que pode estragar com maior facilidade uma foto é esta se encontrar desfocada. Se a intenção for de ficar com uma imagem com vários focus, a solução é tirar várias fotografias com o focus desejado, certo? E se mudassem as regras do jogo? Fique a conhecer esta tecnologia que está a ser desenvolvida pela Lytro.

Para além de uma fotografia ficar arruinada com o focus incorrecto, o processo de acertar correctamente o focus para a imagem também demora o seu tempo, mesmo que se opte pela opção de focus automático. Para eliminar este entrave, a Lytro está a explorar a tecnologia de Light Field Photography de modo a que se tire a foto em primeiro lugar e só depois é que se ajusta o focus da forma como pretendermos. Esta possibilidade é conseguida devido à capacidade da câmara em capturar o “Campo de luz” (Light Field), que se traduz na quantidade de luz que viaja em todas as direcções entre todos os pontos no espaço:

A informação capturada pela câmara divide-se em: cor, intensidade e a direcção vectorial dos raios de luz. Esta informação é posteriormente processada pela câmara, de forma a se obter o efeito desejado: Tirar primeiro e foto e só depois focar!

Apesar dos benefícios que este avanço fotográfico pretende implementar, o preço poderá estar apenas direccionado para a classe profissional, devido às estimativas apontarem para um preço, ainda assim, abaixo dos 10.000 dólares (6.920 € | 16.000 R), mas de qualquer das formas, está longe da carteira do utilizador pontual ou doméstico de fotografias. A câmara não está ainda disponível ao público, mas espera-se que a mesma chegue para o final do corrente ano de 2011.

Enquanto estamos nesta espera, podem já consultar a Photo Gallery disponibilizada pela Lytro de modo a termos uma noção do que podemos encontrar com esta tecnologia.

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

 

Este artigo foi escrito por em 31 Ago, 2011, e está arquivado em Mundo, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: