« Teste o Windows 8 de forma fácil Novo leitor da Onkyo, BD-SP309, Blu-ray 3D ao alcance de todos »
16/09/2011
Escrito por em Mundo | 5.177 Leituras

 

Este artigo foi escrito para o KeroDicas.com por: Fernando Dias

Uma empresa chinesa que produz antivírus, identificou um novo e perigoso malware, o Mebrom. Segundo a mesma, esta nova ameaça alastrou-se um pouco por todo o mundo e foi criado com o intuito de entrar e infectar a BIOS do computador, ou seja, o coração de arranque de todo e qualquer PC, o que significa que nem mesmo formatando vamos poder eliminar esta ameaça…

Trata-se de um malware “resistente” pois passa desapercebido nos convencionais antivírus existentes, pois este malware não se vai alojar no sistema operativo mas sim na ROM da BIOS do computador, logo os antivírus normais não o poderão detectar.

Um caso semelhante remonta a 1998 quando o vírus CIH conseguiu penetrar em alguns computadores, causando danos irreparáveis, pois conseguia substituir a BIOS e eliminando o Master Boot Record (MBR) provocando então o não arranque do computador. Na altura, começou por infectar apenas computadores cuja BIOS fosse AWARD, mas calcula-se que já terá infectado outras BIOS provenientes de outras empresas fornecedores deste tipo de software.

Lembramos ainda que por muito que se formate o disco rígido o malware continuará lá. Vejamos agora se alguma empresa de Antivírus consegue resolver este malware.

Este artigo foi escrito por em 16 Set, 2011, e está arquivado em Mundo, Notícias, Segurança. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
6 comentários em “Nova estirpe de virus para PC que infecta a BIOS”
  1. Eu a pouco tempo tive um problema com o MBR , o windows nao iniciava…. tentei tudo , copiar os ficheiros por comandos CMD e nada , o directorio do windows foi parar para uma nova drive de disco ( o que nao tinha nem existia )

  2. Guilherme de Sousa diz:

    Um pequeno lapso:

    “BIOS do computador, ou seja, o coração de arranque de todo e qualquer PC”

    Há PC’s com UEFI.

    Cumps

  3. e nao me admiro que os proximos cracks para os windows 7 e 8 tenham um presente destes, lembrei-me porque eles funcionam apartir da bios.
    mas penso que ja a antivirus que fazem varredura na bios, senao devia haver.

  4. Nao se resolve o problema com um flashar da bios?

  5. Pois … e capaz as1 mas no meu caso o windows e genuino… so se a Acer meteu la qualquer coisa na BIOS !

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: