« SIW 2011 Build 09.16, veja o que se passa no seu PC por dentro Comodo Cleaning Essentials, a ferramenta que o acompanha a qualquer sítio »
18/09/2011
Escrito por em Notícias | 2.016 Leituras

vasos sanguineos feitos com impressora 3D

A tecnologia está cada vez mais inserida na medicina, o que torna a área da saúde cada vez mais avançada. A criação de vasos sanguíneos artificiais pode ser importante para ser aplicada a nível dos transplantes, da criação de órgãos artificiais, entre outras.
Os cientistas do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, foram os que desenvolveram esta tecnologia, em que através de uma impressora 3D conseguiram formar pequenos tubos com o objectivo de simular os vasos sanguíneos.

Segundo o coordenador do grupo de cientistas, o Dr. Gunter Tovar,  a técnica com o nome “polimerização multifotônica” permitirá que os vasos sanguíneos artificiais sejam utilizados em transplantes de órgãos criados em laboratórios.

Esta impressora cria objectos em 3D através de vários materiais. Estes materiais são aplicados em camadas de forma definida em que as uniões são mais tarde juntas com a radiação ultravioleta. Os cientistas ainda utilizaram o laser para reduzir as imperfeições da impressora.

Os cientistas acreditam que, no futuro, esta técnica pode potenciar o desenvolvimento de órgãos artificiais.

Este artigo foi escrito por em 18 Set, 2011, e está arquivado em Notícias, Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
3 comentários em “Vasos sanguíneos artificiais fabricados a partir de uma impressora 3D”
  1. Ricardo Santos diz:

    Já agora gostaria de saber a fonte =).

    Obrigado.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: