« Forza 4 vs. Gran Turismo 5 duelo de titãs… em qualidade gráfica! KMplayer, um leitor de audio e de vídeo para Ubuntu »
13/10/2011
Escrito por em Componentes | 5.393 Leituras

A devolo apresenta o mais novo membro da família dLAN 500, o adaptador dLAN 500 AVtriple+. Este novo adaptador powerline incorpora um switch Ethernet Gigabit de 3 portas num dispositivo com o mesmo formato físico de um adaptador devolo dLAN 500 AV normal, o que possibilita a ligação simultânea de até três equipamentos – como computadores pessoais, consolas de jogos, impressoras, discos rígidos NAS, televisores, leitores de Blu-ray, etc.

Ideal para uma utilização em qualquer lugar onde haja necessidade de ligar mais do que um dispositivo, seja num escritório onde existem vários equipamentos informáticos e periféricos, ou numa sala de estar em que televisor, “box” de IPTV, consola de jogos e leitor de Blu-ray precisam de ligação à Internet e/ou à rede local.

A tomada integrada com filtro de corrente permite ligar o dispositivo sem perder a conectividade à rede eléctrica e possibilita a utilização de blocos de tomadas sem problemas.

O dLAN 500 AVtriple+ é mais um exemplo do poder da tecnologia devolo: este dispositivo combina a alta velocidade de uma rede Ethernet com a flexibilidade da tecnologia powerline, transformando qualquer tomada eléctrica num ponto de acesso à Internet. Com uma velocidade de transmissão até 500 Mbps, o dLAN 500 AVtriple+ oferece uma velocidade superior à de uma rede Ethernet 10/100 ou de qualquer rede sem fios.

O dLAN 500 AVtriple+ ao pormenor:

As três tomadas RJ45 do dLAN 500 AVtriple+ permitem a ligação em simultâneo de outros tantos dispositivos com necessidade de acesso a uma rede local e/ou à Internet. Além disso, estas portas utilizam a norma Gigabit Ethernet, com uma largura de banda de 1000 Mbps, de forma a tirar todo o partido da elevada velocidade do dispositivo, que é capaz de comunicar com outros adaptadores compatíveis a uma velocidade máxima teórica de 500 Mbps.

Tal como o dLAN 500 AVplus com uma só porta de rede, o dLAN 500 AVtriple+ também possui uma tomada, de forma a não ocupar qualquer ligação eléctrica. O filtro de corrente integrado optimiza a transmissão de dados do dispositivo dLAN.

Para os utilizadores preocupados com a segurança, cada dLAN 500 AVtriple+ pode ser protegido contra acesso não autorizado com uma poderosa cifra AES de 128 bit, a qual é activada sem necessidade de configuração através do PC: basta premir um botão para gerar chaves criptográficas simétricas que protegem a rede powerline de qualquer intrusão.

Além da sua elevada velocidade e segurança, este adaptador também se distingue pela sua excelente gestão da energia – o consumo em espera foi reduzido dramaticamente e é agora inferior a 0,5 Watts. Apesar da sua funcionalidade superior, este novo dispositivo devolo adere à filosofia “Plug & Go” de todos os produtos devolo dLAN: não é necessária qualquer configuração e o dispositivo fica pronto a funcionar a partir do momento em que é ligado à tomada da corrente. Ligando um segundo adaptador dLAN a um router, todos os outros dispositivos dLAN passam a poder fornecer acesso à Internet.

Como já vimos, até mesmo a configuração da segurança da rede pode ser feita sem ter de tocar num teclado ou configurar parâmetros complexos: tudo o que é necessário é premir um botão em cada um dos adaptadores e estes geram automaticamente as chaves de segurança necessárias à protecção da rede. No entanto, os utilizadores mais avançados têm a possibilidade de instalar opcionalmente o software gratuito dLAN Cockpit, disponível para Windows e MacOS, e que permite fazer a monitorização e parametrizar alguns aspectos adicionais da rede.

Nicolai Kollock, Country Manager da devolo Portugal, disse a propósito que “os lares modernos com soluções de IPTV, como é o caso do MEO ou Vodafone Casa TV, têm necessidade de ligar, na sala de estar, vários dispositivos à Internet”. Como tal, “a devolo tem recebido imensos pedidos dos seus clientes em Portugal para um produto com várias portas RJ45 e uma tomada integrada, um desejo que estamos agora em condições de cumprir com o novo dLAN 500 AVtriple+.”

O dLAN 500 AVtriple+ está disponível em Portugal a partir de Novembro em dois pacotes distintos: com apenas um adaptador dLAN 500 AVtriple+, para utilizadores que já possuem outros adaptadores powerline (€99,90), e num “Starter Kit” com um adaptador dLAN 500 AVplus adicional (€179,90).

Este artigo foi escrito por em 13 Out, 2011, e está arquivado em Componentes, Dicas, Gadgets, Hardware, Hardware, Notícias, Novidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: