« DrivePurge, um substituto à altura do CCleaner? Vodafone oferece 19% de desconto em telemóveis e banda larga móvel »
18/10/2011
Escrito por em Nacional | 1.590 Leituras

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai reunir ao longo dos próximos dias 19, 20 e 21 de Outubro, especialistas em aplicações para tecnologias Apple, numa acção de formação para docentes do ensino superior. Esta iniciativa está integrada num projecto pioneiro que faz do IPL a instituição de ensino superior (IES) em Portugal com a mais desenvolvida componente de ligação às tecnologias Apple, com ferramentas online, formação de docentes de vários universidades, publicação inédita de literatura em português sobre aplicações para iPhone e iPad, e recebendo a primeira “Apple on Campus” Store online em Portugal.

A acção decorre na Escola Superior de Tecnologia e Gestão deste instituto, e será ministrada pelo Professor Nicholas Outram (School of Computing and Mathematics, University of Plymouth, UK), para docentes de nove universidades e institutos politécnicos. No dia 20 de Outubro, pelas 17h30, terá ainda lugar uma palestra pelo Professor Bernd Bruegge, docente na Universidade Técnica de Munique, que falará sobre a sua experiência na utilização de tecnologia iOS como ferramenta de ligação entre a universidade e empresas. O objectivo será poder desenvolver esta abordagem também no contexto nacional, continuando aquela que é uma aposta do IPL, que trabalha em estreita colaboração com empresas regionais, nacionais e internacionais.

Entre as iniciativas incluídas no projecto, o IPL estará presente no portal iTunes University, dentro de alguns dias, e criou para esta plataforma mais de 8 horas de formação tutorial sobre iOS em vídeo sobre desenvolvimento de aplicações para iPhone e iPad. Estes vídeos foram criados por docentes do Departamento de Engenharia Informática, são gratuitos e podem ser acedidos através de qualquer aplicação iTunes.

O iTunes U é a versão académica do iTunes, contando com conteúdos multimédia das mais prestigiadas universidades de todo o mundo, incluindo MIT, Oxford, Stanford, Princeton, Yale, Cambridge, Harvard, entre mais de 800 instituições. Esta nova ferramenta servirá como um auxiliar no ensino, ajudando os alunos actuais do IPL a encontrar conteúdos importantes para a sua formação e, por outro lado, ajudará o IPL a cumprir a sua missão de difusão e transferência de conhecimento e, privilegiando os conteúdos em português, poderá contribuir para a difusão de conhecimento a outros países de língua oficial portuguesa.

Tendo em conta o impacto das tecnologias Apple no mundo da computação móvel, e a ausência de obras portuguesas sobre o assunto, cinco docentes do Departamento de Engenharia Informática da ESTG/IPL estão a finalizar o livro “Desenvolvimento em iOS (iPhone, iPad, iPod Touch)”, dando assim um importante contributo para o aumento de know-how nacional nesta área.

De forma a facilitar a adopção de tecnologia Apple por parte dos alunos do IPL, existe desde Maio a “Apple on Campus” Store, uma loja virtual, única nas IES em Portugal, que permite a venda de computadores Mac com descontos especiais para alunos e funcionários do IPL.

Outra aposta será a inclusão no Mestrado em Computação Móvel da ESTG/IPL de novos conteúdos Apple, dando a possibilidade aos estudantes de construir projectos no âmbito do desenvolvimento de aplicações móveis para dispositivos como o iPhone ou o iPad, com o objectivo de serem disponibilizados para a comunidade.

Este artigo foi escrito por em 18 Out, 2011, e está arquivado em Nacional, Notícias, Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “IPL reúne especialistas em tecnologias Apple em acção de formação”
  1. ESTG – Engenharia Informática FTW !

  2. Ricardo Santos diz:

    IPL – ESTG
    Em grande!
    É um prazer frequentar esta escola e um privilégio ter o apoio de docentes tão empenhados em dinamizar o curso de Eng. Informática juntando as melhores técnicas pedagógicas aos conteúdos mais actuais.
    Assim dá gosto estudar.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: