« GO Keyboard, um teclado com estilo para o seu Android Wi-Fi Finder, saiba toda informação sobre os APs no seu Android »
24/10/2011
Escrito por em Destaques | 4.141 Leituras

A Microsoft ainda não conseguiu entrar no mercado móvel com o mesmo impacto que mantém no mercado dos PCs de secretária e/ou portáteis. A sua tentativa com o Windows Phone Series está ainda por provar os seus frutos. Mesmo com este insucesso, a empresa de Redmond consegue capitalizar com o sucesso dos outros. Veio a público o 10º acordo de patentes que a Microsoft conseguiu para fabricantes de equipamentos Android. Conheça mais números aqui!

Bastante mais quente tem sido as manchetes e consequências da guerra de patentes entre a Apple e a Samsung, onde a empresa de Cupertino já conseguiu limitar a venda de alguns produtos da sul coreana em alguns mercados.

Apesar desta tempestuosidade a Microsoft tem agido na sombra de forma a resolver os potenciais litígios de patentes… e já soma 10 acordos com fabricantes de Android‘s. A última adição na carteira de acordos da Microsoft está a Compal Electronics. Uma empresa chinesa de electrónica que gera uma receita anual de 28 mil milhões de dólares. Apesar de não ser das marcas mais publicitadas nas grandes superfícies, é uma marca bastante conhecida, principalmente, pela sua relação qualidade/preço.

Estes acordos que têm enchido (ainda mais) os cofres à gigante norte americana, têm trazido dores de cabeça à Google que já condenou estes acordos por parte da Microsoft, pois põe em causa o argumento de que a plataforma Android ser gratuita. Por outro lado, a Google nunca se pronunciou em defesa explicita da Samsung no caso contra a Apple.

Passando para factos ainda mais interessantes, enquanto que a Apple prepara a sua legião de advogados com processos contra terceiros – o inflamado caso da Samsung vs. Apple – a Microsoft tem capitalizado bastante com o Android. Ora vejam o gráfico de acordos e litígios que a Microsoft e a Apple têm correntemente devido à guerra nas patentes dos Sistemas Operativos:

O gráfico impressiona… mas o que é ainda mais impressionante é a dimensão que a Microsoft conseguiu licenciar do mercado Android, cerca de 53% de todos os equipamentos Android, os seus fabricantes pagam uma quantia de licença à Microsoft:

É verdade que estas comissões que os fabricantes têm de pagar à Microsoft podem aumentar o preço final ao consumidor dos equipamentos, mas pelo menos não limitam a opção de escolha, como acontece em algumas situações com os produtos Samsung. Qual a vossa opinião? A Microsoft está a aproveitar-se desonestamente da situação? Estão do lado do Google que classifica estes acordos como “extorsão”? Acham que a Apple devia optar pela via da Microsoft? A Apple conseguiria obter o mesmos “sucesso” da Microsoft? Ou simplesmente: desde que o consumidor tenha o produto final, eles que se entendam?

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 24 Out, 2011, e está arquivado em Destaques, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “Microsoft continua a encher os cofres à custa do Android… 10º acordo!”
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: