« Comando para PS3 “Black Force”: toda a funcionalidade do comando PS3 por uma fracção do preço Lion Skin Pack, o Mac OS X Lion no seu Windows 7 »
27/10/2011
Escrito por em Mundo | 1.935 Leituras

Colocar o seu servidor Windows online, num datacenter, acessível a partir de qualquer local do mundo representa uma vantagem inequívoca para a sua empresa. Com o novo serviço de cloud server Windows que a Visual-Fusion lançou, torna-se agora possível usufruir destas vantagens por um custo bastante mais reduzido do que o de um servidor dedicado, tirando partido de todas as vantagens que um servidor, disperso numa nuvem (cloud) lhe proporciona. Vamos dar alguns exemplos de aplicações que poderá dar a um servidor deste género, podendo representar uma mais-valia para a sua empresa.

Uma das dúvidas mais frequentes associadas aos cloud servers (seja em Windows ou Linux) é se estes permitem correr aplicações vulgares não desenvolvidas para implementação em clouds ou sistemas distribuídos numa nuvem.  A resposta é SIM, um cloud server comporta-se como um servidor normalíssimo, estando no entanto assente sobre uma base de virtualização que fará um trabalho em “background” de distribuição de carga e manutenção de disponibilidade de serviço. Esta virtualização em nada altera o comportamento do sistema operativo. Assim, após instalar o seu servidor privado Windows, obterá acesso a desktop remoto idêntico ao apresentado de seguida.

A partir daqui, poderá instalar as mais diversas “Features” e “Roles” do Windows 2008, como por exemplo o servidor IIS, um servidor Active Directory, entre outros. Apresentamos mais abaixo alguns exemplos.

À semelhança de um servidor dedicado, o servidor cloud apresenta-lhe de forma idêntica os recursos do sistema. Tem inclusive acesso ao “Device Manager” que lhe permite gerir os drivers do hardware virtual.

Um Cloud Server serve de um apoio excelente ao Active Directory da sua empresa. Poderá aqui instalar um segundo Controlador de Domínio e sincronizar o seu catálogo de Active Directory para o servidor cloud online. Possui assim um backup sempre actualizado que servirá de fail-over em caso de falha do seu servidor primário. Permite ainda que acessos remotos consigam autenticar num servidor presente na Internet.

Estando presente na Internet, será certamente um requisito que as ligações a partir da sua empresa sejam protegidas por um túnel VPN. Recorrendo ao serviço RAS (Remote Access Service) do Windows (incluído na versão Standard), poderá configurar diversos túneis de VPN que permitirão que a partir de qualquer local no mundo, os seus colaboradores possam ligar os seus terminais (computadores, portáteis, telemóveis) ao servidor, com toda a segurança garantida pelas VPN´s.

Poderá ainda associar o serviço de Firewall do Windows ao servidor RAS, de forma a limitar o acesso ao servidor a endereços que apenas pretenda. Soluciona desta forma a problemática da presença numa rede pública. Todas as regras de firewall poderão ser alteradas por si, e configuradas unicamente para o seu servidor.

Windows 2008 - Advanced Firewall

Caso necessite de colocar páginas online (seja uma página de gestão de clientes, intranet, ou uma página pública), poderá recorrer ao serviço de IIS do Windows 2008 (incluído na versão Web e Standard), podendo usufruir das mais diversas linguagens (ASP, ASP.net, PHP, etc…). A instalação é simplicíssima.

Windows 2008 - IIS 7.5

O Cloud Server permite-lhe ainda aumentar consideravelmente a produtividade da sua empresa, através da utilização de softwares complementares, como é o caso do Microsoft Exchange e o Microsoft Sharepoint. Estes dois softwares são um excelente exemplo da centralização de serviços que permite a colaboração entre todos os elementos da sua empresa.

Poderá assim licenciar, por um custo adicional, o Microsoft Exchange, colocando no Cloud Server todas as caixas de email, calendários e tarefas da sua empresa, partilhadas entre dezenas ou até mesmo centenas de colaboradores. Aceda a todos estes elementos a partir dos mais diversos terminais, podendo mesmo utilizar todas as funcionalidades a partir de dispositivos IPhone, Android e Blackberry.

Windows 2008 - Exchange

Usufrua ainda das vantagens de um sistema de armazenamento central sobre o qual o servidor privado está assente para garantir a segurança de documentos, ficheiros e outros dados, enquanto disponibiliza uma suite de colaboração entre todos os elementos da sua equipa, recorrendo ao Microsoft Sharepoint. Ao adquirir a licença deste software, poderá criar repositórios centrais de ficheiros, integráveis com o Word, Excel e vários outros softwares da Microsoft, com o próprio sistema operativo (para ficheiros comuns) e com os dispoitivos móveis que o suportem, para que todos os colaboradores da sua empresa consigam aceder rapidamente aos mais actualizados dados de que necessitam.

Windows 2008 - Sharepoint

Agora que já conhece algumas das vantagens dos Cloud Servers Windows, de que está à espera? Poderá inclusive cortar custos de licenciamento na sua empresa, centralizando softwares de gestão (Primavera, PHC, Gespos, etc…) num servidor disponível a partir de qualquer local no mundo, 24 horas por dia!

Conheça a gama Visual-Fusion de servidores cloud – Cloud Servers Windows – e servidores dedicados – Servidores Dedicados Windows .

Este artigo foi escrito por em 27 Out, 2011, e está arquivado em Mundo, Notícias, Websites. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: