« Lime: curioso em conhecer o Chrome OS? faça-o a partir de uma pen USB Netbooks e Tablets, o futuro para a ASUS »
06/12/2011
Escrito por em Notícias | 1.452 Leituras

O caso Carrier IQ continua a ser um dos recentes escândalos do ano em termos da privacidade do utilizador e da colecta de dados que estão em causa e sem a devida autorização. Este é um óbvio caso de espionagem massiva na rede, do qual muitos utilizadores ainda não se aperceberam,  estando implicado em tudo isto uma trama maior do que podemos imaginar através a participação e conhecimento de várias grandes empresas serias, como são os operadores, fabricantes, entre outros. As perguntas e investigações começam a ser feitas também aqui na Europa.

O que tentam fazer as várias comissões encarregadas da investigação é isso mesmo: dar respostas a um processo de espionagem de larga escala e que afecta os utilizadores privados e empresariais. Na Europa, organizações como a Secretaria de Estado da Baviera de Protecção de Dados emitiu uma nota directamente para a Apple perguntando sobre o seu envolvimento e as razões pelas quais este software, o Carrier IQ, vem incluído de base com o IOS.

Kraninger Thomas, presidente da Secretaria de Estado da Baviera de Protecção de Dados garantiu que o mais importante para eles é que os utilizadores saibam exactamente como se vão usar os seus dados e, no caso de não o saberem, há uma clara violação de privacidade. Se a Apple recusar especificar as questões levantadas, nas próximas 2 semanas, o mais provável é que se tomem medidas legais agressivas. Por outro lado, a ICO, a comissão para a protecção de informação no Reino Unido, anunciou que irá contactar com os operadores móveis do país para saber em que medida o Carrier IQ afecta os utilizadores do seu território.

A verdade é que, a confirmarem-se os verdadeiros objectivos da aplicação, esta inclusão do Carrier IQ no IOS é uma vergonha no que respeita à invasão de privacidade…daqui pouco só falta saber quantas vezes vamos à casa-de-banho por dia e o que é que vamos lá fazer…desculpem terminar com minha a opinião pessoal!

Este artigo foi escrito por em 06 Dez, 2011, e está arquivado em Notícias, Segurança, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Caso Carrier IQ: investigação arranca nalguns países da Europa”
  1. eles andam ai…
    maçonaria e afins :evil:

  2. É MUITA INGENUIDADE ACHAREM QUE ISSO É IMPORTANTE…VISTO QUE EXISTEM SATÉLITES FORA DA NOSSA ÓRBITA QUE TEM MUITO MAIS INFORMAÇÕES A NOSSO RESPEITO E APTOS A NOS LOCALIZAREM 24 HORAS POR DIA SE FOR DO INTERESSE DE SEUS PROPRIETÁRIOS…NUM MUNDO ONDE SOMOS REFENS DE TERRORISTAS E TODOS OS TIPO DE CRIMINOSOS…ANTECIPAÇÃO PODE EVITAR MUITAS CATÁSTROFES…E PRA FINALIZAR… AS PESSOAS DE BEM NÃO TEM NADA A TEMER OU A ESCONDER…O QUE NÃO SE PODE DIZER DE TODA A ESCÓRIA QUE ASSOLA A HUMANIDADE E VIVE À ESPREITA…A ESPERA DE UMA OPORTUNIDADE PARA NOS ATACAR.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: