« Patch My PC, nunca mais perca as ultimas actualizações! Nokia Lumia 800, o desafio do Gelo na Alemanha »
16/12/2011
Escrito por em Notícias | 3.320 Leituras

no-phone-x1o

Todos sabemos os malefícios da condução quando se está a falar ao telemóvel. A interdição desta prática já fez acrescer bons valores aos cofres públicos em multas passadas aos condutores mais desatentos. Por forma de evitar receber os “autógrafos” dos polícias, muitos já optaram pelos auriculares bluetooth. Saiu agora um estudo que põe esta prática tecnológica “em cheque”. Conheça os restantes detalhes.

As conclusões estão longe de agradar aos diversos automobilistas que já adquiriram os seus equipamentos bluetooth (eu estou incluído) de forma a ultrapassar os perigos da condução ao telemóvel. Segundo um estudo da agência de transportes norte americana (NTSB), a condução com dispositivos wireless bluetooth são igualmente perigosos para a concentração do condutor que a condução com uma mão a segurar o telemóvel (tradicional).

A agência reitera que existe bastante evidência que indica o aumento do risco de acidentes em condução quando se está a falar ao telemóvel, seja de forma tradicional, ou com o auxílio de um dispositivo mãos livres. segundo Anne McCartt, encarregue pela segurança na estrada nesta agência,

Apesar deste estudo, a agência não tem poder de impor a proibição da utilização destes dispositivos. Contudo, a recomendação ao estado norte americano é que faça uma legislação a proibir estes sistemas.

Esta evidência vem em linha de outros estudos mais recentes, até do governo da Suécia, que não encontram evidência suficiente para considerar que existe menos risco de acidente quando se conduz com dispositivos Bluetooth.

Apesar dos estudos reconhecerem que o nosso cérebro consegue, de facto, executar o “multitasking”, a atenção a cada tarefa é reduzida com o aumento das diferentes tarefas.

Que acham deste estudo? Existe alguma diferença entre conduzir com bluetooth ou com uma mão no telemóvel?

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 16 Dez, 2011, e está arquivado em Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
5 comentários em “Condução com auriculares Bluetooth é perigoso?”
  1. Alexandre Pinto diz:

    Existe uma grande diferença entre conduzir com bluetooth ou com uma mão no telemóvel. Não temos mãos ocupadas.

    Mas não vejo diferença nenhuma em conduzir com auricular bluetooth ou simplesmente estar a conversar com outro passageiro.

    Vamos também ser proibidos de conversar com outros passageiros dentro do nosso carro?

    • Exactamente!

      É mesmo essa a minha opinião. Acho que é a mesma coisa que estar a falar com o passageiro ao lado. É claro que com o passageiro ao lado, este pode-nos advertir de perigos que não vemos… ou então podem ser uns chatos que advertem-nos de tudo e de nada :P

      Por mim, acho que faz diferença estarmos com as duas mãos livres ou não… Não digo que não existe um aumento de perigo, mas acho que é o mesmo de estar a falar com alguém que está ao nosso lado…

      Cumps

  2. Acho estes testes um quanto ridículos, pois muitas vezes eu deixo de falar com a pessoa que vai ao lado ou até mesmo no Bluetooth quando encontro demasiada confusão na estrada onde tenho que estar atento a 100%.

    Acho mais perigoso fumar enquanto conduzem do que falar através de auricular Bluetooth.

    Fumar e conduzir, devia ser proibido.

    • Samuel Gomes diz:

      Concordo com o Maraduxo, o fumo pode obstruir a nossa visão e tornar-se um perigo :D joke ^^
      Não concordo muito com o estudo, não sendo perfeito é o melhor que se consegue porque as pessoas têm necessidade de comunicar e em determinadas profissões é mesmo fundamental.
      Já agora proíbam as meninas de andar com mini sais e decotes provocadores à beira das estradas, porque cria uma taxa de perigo ainda maior para os condutores masculinos !!

  3. Aseguir vamos usar umas talas de burro nos olhos e um aparelho que não permita que viremos a cabeça…

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: