« Dica: Aprenda a instalar o Gnome 3 no Ubuntu 11.10 O navegador com maior crescimento em 2011 foi . . . »
03/01/2012
Escrito por em Hardware | 1.870 Leituras

A Casio TRYX EX-TR100, o inovador conceito Freestyle da sua gama Exilim de câmaras digitais (que conta com uma moldura de geometria variável que permite uma maior liberdade na forma como se fotografa), está finalmente à venda em Portugal. Anunciada no início de 2011, a produção desta câmara sofreu atrasos devido ao terramoto no Japão e à disrupção que se seguiu na cadeia de produção, nomeadamente em componentes-chaves da câmara como o ecrã, e que levaram a que apenas fosse produzido um reduzido número de unidades.

A TRYX reúne várias ideias revolucionárias e incorpora também os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos da Casio, como é o caso da nova função HDR-ART, com a qual é possível obter fotos artísticas com o simples premir do disparador, impondo a democratização na captura de fotos com elevada gama dinâmica (High Dynamic Range), algo que era até agora o domínio exclusivo de fotógrafos com acesso a sofisticado software de pós-produção.

Mas o que distingue verdadeiramente a TRYX é a sua original moldura de geometria variável que rompe com os conceitos convencionais do design das câmaras digitais. Pela primeira vez é possível dispor de uma câmara realmente autónoma capaz de se auto-sustentar em praticamente qualquer posição e até mesmo em superfícies irregulares graças ao seu formato que funciona efectivamente como um tripé.

O formato dinâmico da câmara, que se abre, fecha e roda em qualquer posição, permite que ela seja colocada em pé, ao alto ou ao baixo, sobre praticamente qualquer superfície, ou até mesmo pendurada na parede, o que abre as portas para oportunidades fotográficas até agora impensáveis.

O enorme LCD táctil de 3’’ é também o centro de controlo da câmara. Este ecrã de grande nitidez e qualidade é capaz de rodar sobre si mesmo, podendo ser usado em qualquer ângulo: os utilizadores podem assim criar auto-retratos simplesmente pegando na câmara com uma mão e rodando o ecrã para si, seleccionando aí a área a focar e a fotografar e pressionando o botão de disparo táctil no próprio LCD.

A pensar nas novas formas de fotografar potenciadas pelas características únicas da TRYX, a Casio dotou a câmara de um sistema de temporização intuitivo capaz de activar qualquer função através do painel táctil. Entre as funcionalidades oferecidas encontra-se um sensor de movimento que activa o temporizador ao detectar movimento numa área designada no ecrã, disparando apenas quando existe de facto um motivo a fotografar.

O sistema óptico foi também optimizado para o tipo de utilização dinâmica e divertida da TRYX e inclui uma lente grande angular de 21 mm, extremamente luminosa (f/2.8), capaz de capturar imagens de alta qualidade mesmo em más condições de luz.

Claro que a Casio Exilim EX-TR100 não se limita a fotografar: ela é também uma completa câmara de vídeo digital capaz de gravar em Full HD (1080p@30fps) no popular formato H.264 e, além disso, está também equipada com funcionalidades de captação de imagens a alta velocidade, para a produção de incríveis vídeos em super câmara lenta (até 240 fps, ou seja, 8 vezes mais lento que o movimento em tempo real).

Tal como acontece com as funcionalidades fotográficas, também no campo da gravação de vídeo o inovador formato da TRYX abre um campo para novas oportunidades de captação. Uma interessante opção é usar a moldura móvel do ecrã como “clip” de cinto e usar a câmara à cintura para gravar vídeos enquanto se pratica desporto ou se brinca com crianças pequenas, por exemplo.

A Casio Exilim Tryx está disponível nas lojas Fnac e tem um preço de 169 euros.

Este artigo foi escrito por em 03 Jan, 2012, e está arquivado em Hardware, Notícias, Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: