« E o vencedor do Passatempo Kit dLAN 500 AVmini Network é… Packs DLC de Gran Turismo 5 e mais melhoramentos a caminho »
11/01/2012
Escrito por em Destaques | 2.701 Leituras

Lenovo_Medfeild_1

A Intel ameaçou que estava para breve a sua entrada no hardware dos smartphones. Com a concorrência forte da ARM, a ameaça ficou em papel até o processador Medfield nascer. Apesar de ainda não estar disponível ao público, os primeiros resultados mostram-se promissores. Conheça-os aqui. (actualizado com as datas prováveis de lançamento)

Utilizando a tecnologia de 32nm, a Intel criou o seu SoC (System on a Chip), o ATOM Z2460 com 1,6 Ghz de CPU e uma cache de 512KB L2. Elevando ligeiramente acima dos 400Mhz da velocidade do GPU da PowerVR SGX 540 e a utilização de memória RAM com dual-channel, o Lenovo K800 pretende destacar-se positivamente da concorrência.

Lenovo_Medfeild_2

O CPU incluído no equipamento é apenas um CPU single-core, mas as intenção de curto prazo da Intel passam pela incorporação de um segundo núcleo, para conseguir competir com as mais recentes ofertas de mercado.

No que se refere à performance do Lenovo K800, o CPU teve uma excelente performance, visto tratar-se de um CPU single-core, conseguiu ultrapassar o Google Nexus (equipado o a versão Android ICS) e o próprio iPhone 4S nos benchmarks, mesmo estando a utilizar a versão 2.3 do Android (Gingerbread):

Lenovo_Medfeild_3

Com  o teste BrowserMark:

Lenovo_Medfeild_4

No que toca à performance do GPU, esta não foi tão interessantes, contudo conseguiu reproduzir um vídeo HD 1080p a 30 FPS.

Os vários entraves na entrada da Intel neste mercado de microprocessadores, não se prendia com o poder de processamento, mas sim com os elevados níveis de consumo que estes tinham, em comparação com os seus concorrentes diretos, a ARM.

Segundo o esquema da própria Intel, o seu novo processador, consegue elevar os equipamentos a patamares que a concorrência não consegue atingir:

Lenovo_Medfeild_5

Apesar dos bons resultados evidenciados, caso a Intel não se apresse a lançar estes equipamentos para o mercado, corre o risco de competir com uma resposta em peso da Intel, levando o novo processador de Excelente a Mediano, ou até mesmo Medíocre.

(Actualização) No que toca ao lançamento, a Intel conta lançar o equipamento através da Lenovo na China já no segundo trimestre do corrente ano. Para os EUA, a parceria será com a Motorola, mas a sua chegada deverá apenas ocorrer no final do ano.

É claro que estes dados são ainda o fornecidos pela própria Intel, o que até ver, podem estar um pouco influenciados, ou não. Teremos de esperar pelo lançamento para o consumidor comum para que os mais diversos testes sejam executados sem a chancela de supervisão dos laboratórios da Intel.

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 11 Jan, 2012, e está arquivado em Destaques, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
11 comentários em “Lenovo K800, o primeiro smartphone “Intel Inside””
  1. Hummmmm gostei do que li! Sim senhor, fico muito contente que a intel se lance neste mercado dos micro-processadores!

    Existe alguma estimativa da chegada deste equipamento ao mercado do consumidor comum?

  2. Desde que os telemóveis não tenham de ser todos do tamanho do que está na imagem.. é que ainda é um belo de um matacão!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: