« Estudo: Facebook é mais viciante que Sexo! K-Lite Mega Codec Pack, fique com (quase) todos codecs instalados no seu PC! »
07/02/2012
Escrito por em Dicas | 2.207 Leituras

O acesso à Internet é hoje uma parte integrante do nosso dia-a-dia, mas há muitos pontos do país em que as ligações de banda larga não existem ou não oferecem qualidade nem velocidade suficientes. Pior, nestas áreas – sobretudo nas mais rurais e afastadas do litoral – as ligações de banda larga móvel são também tipicamente de baixa qualidade, com sinal fraco, sobretudo na rede 3G, que é a que mais interesse teria como alternativa à banda larga fixa (ADSL ou cabo). O WiBE (Wireless Broadband Enabler) é um equipamento único, que utiliza tecnologia de antenas multi-feixe e que é capaz de expandir de forma significativa o alcance e, consequentemente, a largura de banda da rede 3G, oferecendo conectividade à Internet em áreas onde esta é inexistente ou de má qualidade.

Produzido pela empresa britânica Deltenna e distribuído em exclusivo para Portugal pela SatCab, o WiBE conjuga um modem 3G, um router WiFi b/g/n e tecnologia avançada com múltiplas antenas num equipamento muito simples e fácil de usar.

O resultado é um alcance três vezes superior aos melhores routers 3G e que chega a ser superior a 10 vezes comparativamente aos “dongles” USB 3G.

A vantagem das antenas
O segredo da maior capacidade do WiBE face a produtos concorrentes reside na sua tecnologia avançada de antenas múltiplas, que seleciona automaticamente a forma mais otimizada de receção e manutenção do sinal, monitorizando em tempo real a rede 3G.

Além disso, o WiBE fornece cobertura WiFi dentro de casa ou num escritório, através de um poderoso router IEEE802.11 b/g/n com funcionalidades avançadas. Entre estas encontram-se um sistema de segurança integrado com firewall e suporte para QoS (Qualidade de Serviço), de forma a otimizar a transferência de dados multimédia.

De forma a assegurar um funcionamento simples mas com o máximo de eficiência, na maior parte dos casos não é necessária qualquer intervenção por parte do utilizador – todas as definições são configuradas automaticamente, a partir de informações obtidas a partir do cartão SIM e da rede 3G. Resumindo, o WiBE consegue fornecer banda larga em locais onde mais nenhuma outra tecnologia é capaz.

Aplicações:
• Banda larga em zonas rurais
• Ligações de dados para casa e pequenos escritórios
• Alargamento da cobertura 3G
• Ligação de backup face a falhas da ligação principal

A SatCab comercializa o WiBE em duas versões, uma para utilização em interiores e outra que pode ser instalada em exteriores. A versão atual suporta 3.5G (HSPA+ com velocidades de 28/5,7 Mbps) e está prevista para meados de 2012 o lançamento de uma versão com suporte para redes 4G. Uma versão otimizada para a receção em movimento – para utilização em veículos – está igualmente prevista para breve.

Este artigo foi escrito por em 07 Fev, 2012, e está arquivado em Dicas, Hardware, Hardware, Internet, Nacional, Notícias, Tecnologia, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
3 comentários em “Deltenna WiBE: leva banda larga a todo o lado!”
  1. Muito bom!
    Mas onde posso saber preços e etc.?
    O site da SatCab não é muito esclarecedor… em relação a nada.

  2. eles deviam ser obrigados a fornecer um aparelho destes a quem paga net de topo e so chega a uns miseros kbs.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: