« Tecnologia HP une o toque ao Design Google disponibiliza Chrome para Android »

O Laboratório Escolar do Futuro, totalmente equipado com a mais recente tecnologia (tablets, netbooks e projetores interativos) e reconfigurável, é um espaço de ensino e aprendizagem desenvolvido pelo European Schoolnet em cooperação com a Acer. Baseado em Bruxelas, a sala de aula está a apoiar 30 ministérios e parceiros da indústria para ajudar a visualizar a forma como as salas de aula convencionais podem ser facilmente reorganizadas para apoiar diferentes estilos de ensino e aprendizagem.

Jan De Craemer, o Vice Chair of European Schoolnet Steering Commitee e Assistant Director no Flemish Ministry of Education & Training, expressa o seu entusiasmo pelo projeto: “Estamos encantados em ter esta fantástica ferramenta à porta de casa porque temos a convicção de que vai beneficiar escolas e professores dos Países Baixos através de workshops e outros eventos. Mais importante que isso vai também ajudar-nos a repensar os nossos processos de ensino e aprendizagem como resultado do desenvolvimento de uma melhor compreensão daquilo em que consiste uma prática inovadora e da implementação das melhores práticas a grande escala para benefício de professores e alunos”.

O Laboratório Escolar do Futuro é concebido como um “Laboratório Vivo” para como as NTICs podem ser implementadas nas escolas. Aqui, responsáveis por políticas pedagógicas, fornecedores de NTICs, professores e investigadores podem trabalhar juntos e repensar a forma como as novas tecnologias podem apoiar o processo de reforma educativa a nível nacional e Europeu. Podem ainda desenvolver novos modelos económicos para atividades de ensino e aprendizagem para que a sala de aula do futuro possa ser integrada a grande escala.
“A tecnologia é um recurso precioso na educação: a sua utilização pode completar e melhorar as metodologias aplicadas. A Acer quer desempenhar um papel ativo no desenvolvimento e culminação da escola do futuro, fornecendo soluções inovadoras e acessível para a comunidade educacional global”, disse a propósito Federico Carozzi, Acer EMEA Educational Business Manager.

A abertura do Laboratório Escolar do Futuro trouxe o futuro do ensino e da aprendizagem com uma utilização inovadora das NTICs, sublinhando a atenção e o interesse de um total de 100 responsáveis por políticas pedagógicas e fornecedores de tecnologias educacionais nacionais e Europeus.

Na sequência do evento de lançamento, o Laboratório Educacional do Futuro está a desenvolver um programa de workshops, seminários e cursos que vão estar disponíveis em 2012. Inicialmente, os eventos do Laboratório Educacional do Futuro serão para responsáveis por políticas pedagógicas e professores já envolvidos nos projetos European Schoolnet e iniciativas da Comissão como o eTwinning, ou serão organizados pelos parceiros da indústria do European Schoolnet. Estes eventos serão apenas por convite.

Este artigo foi escrito por em 10 Fev, 2012, e está arquivado em Mundo, Nacional, Notícias, Telemóveis. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “Projeto Acer-European Schoolnet: o laboratório Escolar do Futuro abre portas”
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: