« WD My Book Live Duo, todos os conteúdos digitais protegidos e acessíveis na sua nuvem pessoal Vodafone anuncia oferta exclusiva para PlayStation Vita em Portugal »
20/02/2012
Escrito por em Destaques | 3.579 Leituras

imagem_windows8_small

A Microsoft tem consciência do que está em jogo com o lançamento do seu novo Sistema Operativo (SO). Após o estrondoso sucesso do Windows XP, o Windows Vista estragou em muito a imagem que os utilizadores tinham dos Sistemas Operativos da empresa de Redmond. Apesar do Windows 7 conseguir limpar um pouco a imagem do seu antecessor, a ascensão da Apple e de todos os seus produtos, vem colocar ainda mais pressão aos ombros da gigante informática do agora Steve Ballmer. Tendo em conta que nem só de funcionalidades se vende um Sistema Operativo, está a ser levada a cabo uma remodelação no ícone do Windows. Conheça aqui a tentativa da Microsoft!

A vida não está fácil para o futuro Windows 8. A chegada e explosão de Tablets, faz com que a empresa de Redmond tenha de concentrar os seus esforços em se reinventar de modo a não perder a corrida móvel que está a acontecer entre o Android e o iOS. Ao invés de copiar esta nova concorrência, a Microsoft pretende integrar o seu Windows 8 nos Tablets, ao invés de aplicar o SO Windows Phone nos Tablets, igualando as estratégias dos correntes rivais.

Enquanto se assiste a constantes avanços e recuos entre as funcionalidades possíveis do Windows 8 em portáteis e Tablets, a gigante informática lança o possível novo ícone/logótipo que irá acompanhar o ciclo de vida do Windows 8. Antes de o mostrarmos, conheça a evolução que este teve ao longo das diferentes versões do Windows:

win01

Como pode ser observado, a passagem para um logótipo mais colorido e moderno foi sendo a linha de desenho deste logótipo.

Porém, hoje em dia, as linhas simplistas são o novo moderno, mostrando uma tendência para a filosofia de desenho KISS – Keep It Simple St***d – mas ao mesmo tempo, evidenciando a inspiração no seu SO móvel, Windows Phone. Sem mais demoras, o novo logótipo do Windows:

win02

Pessoalmente, preferia os desenhos anteriores. Acho que eram mais identificativos do Sistema Operativo Windows, que o desenho simplista de 4 quadrados inseridos num quadro maior. Compreendo a tendência para os designs minimalistas e até tendo a preferir os mesmos em detrimento de linhas exageradas e o uso de cores berrantes para lá do aceitável. Já relativamente à “fonte” do Windows 8, confesso que estou agradado… mas o logótipo dos quadrados de uma só cor estão a fazer-me comichão atrás da orelha…

E vocês? Qual a vossa opinião?

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!!

Este artigo foi escrito por em 20 Fev, 2012, e está arquivado em Destaques, Notícias. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
11 comentários em “Microsoft prepara-se para redesenhar o logótipo do Windows?”
  1. feio e design preguisoso e pouca originalidade. Parece que os designers do windows pensaram assim “O que temos no windows 8? Quadrados. Entao o logotipo vao ser quadrados” Simplesmente horrivel, arrisco-me a dizer que o proprio logotipo do windows 2000 ficava muito mais bem identificado com o windows 8 que a bosta que eles fizeram

  2. Estratégia da Microsoft.. O novo logo invertido é parecido com a que bandeira! Pensem nisso..

    • De facto é interessante essa perspectiva… mas mesmo assim acho que continua a atrair muito pouca atenção… não é?

      A ver vamos como é que a MS descalça esta bota :P

      Cumps

      • Ricardo Santos diz:

        Quanto a mim é um logótipo muito fraco. Em termos de imagem se fazem tanto hype num S.O. convém que a “cara” acompanhe a “careta”. Inverter as cores e tal. Bem visto mas não será por uma “mensagem subliminar” que o melhora. Tenho quase a certeza que qualquer um de nós conseguiria fazer melhor e sem grandes conceitos de Design. Digo eu.. Se queriam ser minimalistas e pq não só a janela?

  3. Gosto.
    Simples e minimalista mas com todo o conteúdo significativo por detrás.
    Tem/diz muito da GUI Metro, com o deslocar lateral das janelas e tudo mais… Tenho de dar os meus parabéns à equipa de designers da Microsoft.
    Resulta muito bem.

  4. o logotipo do windows, e identico o simbolo nazi, mas em colorido.
    as 4 pas da ventoinha.. 8)

  5. Já nem falo dos quadrados ….
    aquela cor fica horrível ….

  6. Não digo se é bom ou mau, apenas digo que o design revolucionario quase sempre é incompreendido no principio e depois passa a ser um standart.

    Se este é um deles.. apenas o tempo dirá.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: