« Any Video Converter Free, um clássico eficaz na conversão de vídeo Windows 8 Consumer Preview disponibilizado! »

A Europa conta actualmente com um novo serviço para cidadãos, empresas e autoridades públicas, no qual todos podem dispor de informação actualizada em tempo real sobre a qualidade do ar. Diariamente, o dióxido de azoto, partículas e a neblina – ou smog – pioram a qualidade de vida dos cidadãos, especialmente nas grandes aglomerações urbanas.

Da mesma forma que realiza previsões meteorológicas, o portal www.obsairve.eu proporciona informação sobre a actual concentração de contaminação do ar na Europa, para além de fazer prognósticos para os próximos dias. A qualidade do ar mede-se através de uma escala de cores muito simples, que indica o nível de contaminação desde “muito baixo” até “muito alto”. O resultado corresponde a um valor do Indice de Qualidade do Ar Comum (CAQI) e é calculado a partir do ozono, dióxido de azoto e de partículas que se encontram concentradas no ar analisado.

Pode aceder a este serviço que mostra a contaminação do ar na Europa através da aplicação “obsAIRve”, disponível de forma gratuita na App Store da Apple. Quando introduz o nome de uma cidade ou código postal na aplicação ou no portal, é calculado automaticamente o nível de contaminação da zona. Os prognósticos em tempo real baseiam-se nos dados recolhidos a cada hora, graças aos cerca de 6.000 monitores distribuídos pelo continente e aos satélites de observação da terra que examinam a qualidade do ar.

Este serviço tem um interesse generalizado e vem ajudar diferentes grupos da sociedade. Os asmáticos ou portadores de doenças crónicas são claramente um grupo alvo de interesse já que para eles a qualidade do ar é crucial quando têm que planificar as suas actividades quotidianas.

Os serviços de emergência das principais cidades também podem beneficiar destas previsões para a planificação de turnos quando se estimam valores elevados de ozono, por exemplo. Nestes casos, aplicação também é bastante benéfica na ajuda a hospitais quando se torna necessário iniciar planos de contingência de emergência, entre outras coisas.

O serviço oferecido através de “obsAIRve” é possibilitado pela Comissão Europeia, que faz parte do Observatório Europeu da Terra, inserido no Programa de Monitorização Mundial do Meio Ambiente e Segurança (GMES). Trata-se de um projecto realizado conjuntamente por GAF AG, T-Systems, da Agência Federal do Meio Ambiente da Áustria e do Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

O ‘obsAIRve’ só estará disponível para o sistema Android no final de 2012.

Este artigo foi escrito por em 29 Fev, 2012, e está arquivado em Mundo, Notícias, Programas. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: