« Apresentação do The New iPad resumida a 90 segundos! Western Digital conclui aquisição da divisão de storage da Hitachi »

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) vai apresentar publicamente, no próximo dia 13 de março, o protótipo da “Cadeira Móvel Autónoma”. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo curso de Informática para a Saúde, que consiste num módulo low cost adaptável a uma cadeira de rodas convencional, ligado a um computador portátil, que permite o seu controlo por voz e pelo movimento dos olhos.

O protótipo concilia uma solução de reconhecimento de comandos ativados por voz e uma aplicação que determina o desejo de movimentação do utilizador através do movimento dos olhos, captado por uma webcam. As indicações de voz e movimento dos olhos são processadas simultaneamente para reforçar a fiabilidade dos comandos transmitidos à “Cadeira móvel Autónoma”.

O Curso de Informática para a Saúde do IP Leiria é o único a funcionar atualmente no País, e tem por objetivo fornecer aos estudantes conhecimentos e competências de base relacionados com a saúde, estabelecendo a ligação entre o mundo das tecnologias e a sua aplicação nos cuidados de saúde (médico-hospitalar, desportiva, estética, entre outras). Este curso tem grande procura por parte dos estudantes, e suscita grande interesse por parte das entidades empregadoras, que procuram regularmente estagiários nesta área.

Este artigo foi escrito por em 09 Mar, 2012, e está arquivado em Destaques, Nacional, Notícias, Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: