« KeroAndroid, o infinito mundo das aplicações! (20/2012) Free Studio Manager – total gestão multimédia nas suas mãos »

No seguimento do projeto-piloto Acer-European Schoolnet Educational Netbook, a Acer decidiu requisitar um novo estudo para examinar como a utilização dos tablets Windows da Acer podem ter um impacto nos processos de ensino e aprendizagem nas salas-de-aula e apoio e, consequentemente, em novas formas de ensinar e aprender.

Este projeto explora mais profundamente a utilização das novas tecnologias nas escolas e as tendências do ensino um-para-um (1:1) baseado na experiência adquirida no projeto-piloto Netbook. O projeto está a decorrer desde Setembro de 2011 e até Junho de 2012, envolvendo mais de 60 escolas. O objetivo é identificar boas práticas de ensino, fornecendo exemplos ou recomendações às escolas em busca de implementar esta tecnologia e examinar fatores-chave para uma integração bem-sucedida das TIC nas escolas.

Um total de 400 tablets Windows Acer Iconia W500, equipados com processadores AMD, foram distribuídos nas escolas – a mais de 240 professores e 150 alunos – de oito países europeus: Portugal, Estónia, França, Alemanha, Itália, Espanha, Turquia e Reino Unido.

Ao trabalhar com estes dispositivos, os professores podem integrar a utilização de tablets nas suas práticas de ensino para desenvolver abordagens pedagógicas inovadoras: preparar as aulas, produzir recursos de aprendizagem e utilizá-los na aula ou partilhá-los com colegas, enquanto exploram a utilização destes dispositivos por parte dos alunos.

“Os professores envolvidos estão motivados e empenhados em estudar o impacto dos tablets nos seus métodos de ensino e, acima de tudo, em enriquecer a experiência de aprendizagem dos seus alunos. Apoio pedagógico contínuo é um fator-chave para o sucesso”, diz a propósito Anja Balanskat project manager no European Schoolnet, a organização responsável pela coordenação e avaliação do projeto. Para isso, os professores obtêm apoio pedagógico e possibilidades de participar em webinars gratuitos e outras atividades online através do website “1:1 Pedagogy for Schools” (http://1to1.eun.org). O website fornece recursos a todos os professores interessados na pedagogia 1:1.

“As escolas na Europa têm de dar o passo para a era digital. Isto requer um esforço tremendo como adoção de novas ferramentas educacionais como os tablets,” diz Federico Carozzi, Acer EMEA Educational Business Manager. “A tecnologia é um bem precioso na educação: a utilização da tecnologia pode complementar e melhorar as metodologias aplicadas.”

Os tablets são uma nova categoria de computadores móveis que podem oferecer diferentes benefícios a professores e alunos. Graças a ecrãs multitoque, os tablets estão otimizados para atividades básicas, como navegar na Internet, ler conteúdos, desenhar ou escrever utilizando os dedos. Por estas razões, os tablets podem ser ideais enquanto dispositivos de aprendizagem móveis para jovens aprendizes.

Este artigo foi escrito por em 14 Mai, 2012, e está arquivado em Mundo, Notícias, Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: