« Novo portátil HP Pavilion m6, mais fino e com novo design Geronimo Stilton Regressa ao Reino da Fantasia: O videojogo com lançamento marcado para final de 2012 »
11/06/2012
Escrito por em Nacional | 1.647 Leituras

No próximo dia 23 de Junho, a Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (FEUCP) recebe o torneio nacional da First Lego League (FLL), um programa mundial que impulsiona jovens dos 9 aos 16 anos a desenvolverem soluções robóticas inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população.

Este projeto global tem como objetivo entusiasmar as crianças para a ciência, tecnologia e engenharia, através da resolução de problemas científicos da vida real que lhes são colocados e para os quais terão de apresentar uma solução inovadora. Criado em 1998, a FLL conta a nível mundial com a participação de 170.000 crianças, provenientes de 59 países.

Portugal é um dos países participantes na First Lego League e a edição nacional conta com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa que assim se alia à causa de estimular nas crianças e jovens portugueses o interesse pela inovação nas diversas áreas da ciência. O Professor Manuel Barata Marques, Diretor da Faculdade de Engenharia, comenta que a instituição “acredita que este tipo de projetos desenvolve e potencia o interesse dos jovens pela inovação e pela investigação, instigando-os a apostar na sua formação, a voluntariar-se para ações dentro das suas comunidades, em colaboração com os seus colegas e a estimular a sua curiosidade”.

Em 2012, os projetos a apresentar pelas crianças têm por base a temática da segurança alimentar. Neste tema, serão examinados possíveis fontes de contaminação dos alimentos, quer sejam biológicas (roedores, insetos, microrganismos, etc.), químicas, físicas ou associadas ao processamento, transporte ou armazenamento, com o objetivo de encontrar formas de as prevenir ou eliminar. Com materiais LEGO MINDSTORMS, os jovens poderão projetar, construir e programar robots para responder ao desafio Food FactorTM 2012 lançado pela FISRT LEGO League.

Na edição de 2011, a First Lego League contou já com o apoio da FEUCP e proporcionou aos jovens uma viagem até ao mundo pioneiro da engenharia biomédica. No ano passado, os jovens portugueses brilharam com a conquista de vários troféus, entre os quais o de “Melhor Desempenho Robótico”, o “Troféu Espírito de Equipa e Valores da FLL” e o de “Engenharia Robótica e o de Melhor Projeto Científico”. Na edição de 2012, já no próximo dia 23 de Junho, será possível conhecer os projetos dos jovens nacionais e descobrir que inovações dedicam este ano ao mundo.

Este artigo foi escrito por em 11 Jun, 2012, e está arquivado em Nacional, Notícias, Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Faculdade de Engenharia da Universidade Católica recebe a First Lego League”
  1. Carlos Silva diz:

    A Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa, é a de Lisboa E qual o custo da entrada?

    • A entrada é grátis e sim é em Lisboa.
      Podemos ver todas as partes do torneio e no fim fazem a cerimónia de entrega de prémios.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: