« CO2 emitido por dia pelo vulcão islandês VERSUS gerado pelos aviões comerciais Partilhe o seu disco rígido e obtenha espaço online “ilimitado” »
21/04/2010
Escrito por em Mundo | 6.374 Leituras

Quem de nós não sonha em ter um destes supercomputadores em casa? Mas na realidade eles tem mais utilidade do que aquilo que nós pretendia-mos para as nossas jogatanas e afins. Eles são muitos mais úteis na ajuda à ciência.

Os supercomputadores são usados para cálculos muito complexos e tarefas intensivas, como problemas envolvendo física quântica, mecânica, meteorologia, pesquisas de clima, modelagem molecular (computação nas estruturas e propriedades de compostos químicos, macromoléculas biológicas, polímeros e cristais) e simulações físicas, como simulação de aviões em túneis de vento, simulação da detonação de armas nucleares armas e investigação sobre a fusão nuclear.

1 – XT Jaguar

O número 1 da lista do TOP500 é o XT Jaguar, fabricado pela Cray. O todo-poderoso está instalado em solo americano, no laboratório Oak Ridge National, em Tennessee, e corre um sistema baseado em Linux. Os cientistas usam os seus 224.162 núcleos de processamento para gerar uma potência de 1.750 teraflops de processamento e pesquisar temas relacionados à geração de energia limpa, entre outras coisas.

2 – Roadrunner

O Roadrunner, desenvolvido e construído pela IBM, é o número 2 da lista. O dispositivo está instalado numa área de quase 600 metros quadrados do Laboratório de Los Alamos, na cidade do Novo México, nos Estados Unidos. O Roadrunner é preparado para chegar aos 1.700 teraflops por segundo, contudo, seu pico foi de 1.100 teraflops. Os cientistas usam o maquinão para pesquisar, basicamente, os efeitos (e o poder) de armas nucleares.

3 – Kraken

Um supercomputador usado para diversos tipos de pesquisas acadêmicas leva a posição 3 da lista. É o Kraken, também desenvolvido pela Cray, que funciona no Instituto Nacional de Ciências da Computação, na universidade americana de Tennessee. Tem um processamento na casa dos 832 teraflops por segundo.

4 – JUGENE

É na Alemanha que fica o quarto supercomputador mais rápido do mundo. É o JUGENE, um hardware nervoso capaz de acelerar a 825,5 teraflops por segundo. Ele é utilizado por cientistas e pesquisadores do Jülich Research Centre. O JUGENE, também da IBM, corre um sistema Linux e, recentemente, foi classificado como um dos supercomputadores que menos consomem energia eléctrica.

5 – Tianhe-I

O número 5 da lista é um supercomputador chinês, chamado de Tianhe-I. Construído por engenheiros da Universidade Nacional de Defesa e Tecnologia, o supercomputador oriental foi construído para ajudar na construção de aeronaves e na exploração de petróleo. O pessoal do TOP500 constatou que ele é capaz de chegar aos 563 teraflops de cálculos matemáticos por segundo.

Pode consultar aqui a lista do TOP 500.


Este artigo foi escrito por em 21 Abr, 2010, e está arquivado em Mundo, Tecnologia. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
6 comentários em “Conheça os 5 computadores mais rápidos do momento”
  1. Nem juntando o espaço da casa, jardim e garagem para meter lá um bichinho destes….

  2. Lycanthrope diz:

    Só de referir que no top 500 não está nenhum super computador de Portugal… pobrezaaaaaaaa lol. Um dado interessante é que o computador que está no ranking 500, no inicio de 2008 estava em 86… que grande tombo não? lol.

    Hum… será que estes pc’s tem poder suficiente para reproduzir bluray a 1080i? Hum….. E será que o CS não corria aos soluços? hum… lol, just kidding.

    Cumps

  3. “224.162 núcleos ”
    “1.750 teraflops

    Em casa tenho um core 2 duo, deve estar lá perto.

  4. Cá em casa:
    Laptops:
    -Asus Eee PC Intel® Atom™ N450
    -Asus N70IJ Intel® Pentium® Dual Core T4400 : 2,10 GHz – GHz, 800MHz/1M 35W, Intel® SpeedStep®, Intel® 64;
    -Acer Aspire 5920G Intel® Centrino 2 Core™ 2 Duo T8100 4MB L2 Cache and 800MHZ FSB
    -Packard Bell EasyNote LJ75 Intel Mobile Core i3 330M
    -Acer Aspire Intel Centrino Core 2 Duo T5200
    -HP G61-400 Intel® Centrino 2 Core™2 Duo T6600

    Servers:

    _Intel Celeron E3400
    -AMD Athlon X2 240e
    – Bi Intel Xeon E5335

    Mais um pouco estou lá!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: