« Nokia é a empresa tecnológica mais sustentável do mundo Opera 10.10 Beta (c/Unite, Build 1792) »
21/09/2009
Escrito por em Componentes | 3.277 Leituras

A Seagate anunciou, nesta manhã de Segunda, mais um novo disco rígido que alia a sua alta capacidade com a sua alta velocidade de transferências de dados de até 6 Gbps. Trata-se do Seagate Barracuda XT de 2TB (2000 GB), o primeiro componente de sempre a fazer uso da Interface SATA III.

barracuda_xt_2TB

Em teoria, a interface SATA III permite transferências frenéticas de 768MB/s, algo que futuramente será uma mais valia para os conteúdos em alta definição, velocidades que serão completamente aproveitadas com os ainda caros discos SSD. Além disso, o SATA III também é uma plataforma retrocompatível, ou seja, suporta as Interfaces da geração I e II.

O Barracuda XT é um normalíssimo disco de 3,5” com 4 pratos de 500GB, pratos que operam a uma velocidade “normal” de 7.200 rotações por minuto. Acompanhando as novas velocidades que a Interface impõe, o cache do disco rígido também aumentou, agora para 64MB.

sea7200xtspec

A empresa afirma que este disco rígido consegue uma taxa de transferência de 138 Mb/s, uma latência média de 4,16 milisegundos e um tempo médio de vida de 750 mil horas, mais de 15 anos.

O disco chega ao mercado mundial já nesta semana, por um preço de 299 dólares. A primeira motherboard a chegar ao mercado, com suporte SATA III, será o ASUS P7P55D.

Homepage: Seagate Barracuda XT

Este artigo foi escrito por em 21 Set, 2009, e está arquivado em Componentes, Novidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
6 comentários em “Seagate Barracuda XT de 2TB tem interface SATA III”
  1. só recentemente é que comecei a usar discos SATA, e ando com uma duvida: posso ligar um disco SATA II a uma entrada SATA I?

    • Podes. Ele vai trabalhar à velocidade da porta onde é ligado, nesse caso SATA1 (150Mbps).
      Atenção que existem disco que não fazem isso de forma automática pode existir um jumper no disco para que este funcione na norma SATA1.

      • Isso aplica-se a este disco também? :S

        • Só quando sairem as primeiras fotos com as ligações do disco rígido é que saberemos :$

        • isso já não sei responder… pelo conteúdo da noticia o interface SATA3 será retrocompativel com SATA1 e SATA2. Não sei é se os novos dispositivos SATA 3 funcionarão em boards com SATA 1e2 mas provavelmente deverão funcionar, como já acontece com a norma SATA2 funcionar em boards SATA1.
          Obviamente como tudo na informática irão trabalhar á velocidade mais baixa. Já as memórias são assim. é facil fazer com k algum trabalhe mais lentamente, dificil é faze-las trabalhar mais rápido. :p

  2. finalmente lançaram hardware a altura da velocidade de net que brevemente ira ser instalada em todo o país (ou nao) xD

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: