« Google Chrome 4.0 Beta (4.0.223.16, apenas para Windows) Reverta a posição das notificações no Ubuntu 9.10 Karmic Koala »
03/11/2009
Escrito por em Gadgets | 2.919 Leituras

fennec_kerodicas_com

A Mozilla divulgou um vídeo no Youtube mostrando o Fennec (a versão do Firefox para dispositivos móveis) a correr no Nokia N900, cujo sistema operativo é o Maemo, uma distribuição Linux especialmente pensada para este dispositivo. No vídeo é possível observar algumas funcionalidades bastante interessantes do Fennec, que está actualmente na sua versão Beta 4, algumas que poderão revolucionar a forma como navegamos na web com o telemóvel e agitar ainda mais o mercado dos browsers móveis.

Vale bem a pena ver Jay Sullivan, Vice-Presidente da área de tecnologia Móvel a Mozilla, interagir com o Firefox e mostrar, além da fluidez e das possibilidades do Maemo, todo o trabalho que a empresa tem desenvolvido na área da navegação móvel e na integração do computador pessoal com o telemóvel. A Mozilla demorou a entrar nesta área,  mas parece que valeu a pena a espera.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/Ih5SrhCJukI" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Para quem não percebeu alguns conceitos apresentados, saliento aqui os mais importantes:

  • Existência de sistema de separadores e acesso rápido aos separadores e botões de controlo do browser, através da interacção touch (que em dispositivos sem sensor touch também deverá ser igualmente rápido)
  • Zoom facilitado através da interacção touch
  • Esta promete: Integração com o Firefox do nosso computador através da tecnologia de sincronização Weave, o que significa que podemos deixar o Firefox no computador, abri-lo no telemóvel e teremos acesso  às páginas que deixamos abertas no computador. É também possível controlar downloads do Firefox no remotamente e estou certo que também a sincronização de passwords e favoritos entre computador-telemóvel estará presente.

fennectabs

  • A “awesome bar” da versão para computadores do Firefox também estará presente. Navegar rapidamente por páginas visitadas recentemente, sites mais visitados, favoritos é tão simples como começar a escrever na barra de endereços
  • Addons! O Fennec é o 1º browser móvel a suportar addons, e terá também um mecanismo de pesquisa integrado. Neste momento, as extensões resumem-se a mecanismos de pesquisa (Yahoo, Amazon, Google, Wikipedia Twitter) e o já falado Weave. E com o tempo de certeza que será possível personalizar e automatizar ainda mais o Firefox Mobile com extensões criadas por terceiros.

fennecaddons

A Mozilla continua com a inovação a que nos tem habituado, e resta esperar para saber mais pormenores e quais os modelos que suportarão esta versão móvel do Firefox. Mas se tem um smartphone com Windows Mobile, Android, iPhone, Symbian S60 e até este Maemo (o N900 infelizmente ainda não está disponível na Europa), prepare-se, pode estar próxima a mudança na maneira como interage com a web… no seu telemóvel ;-)

Este artigo foi escrito por em 03 Nov, 2009, e está arquivado em Gadgets, Novidades, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: