« Novela: Muda a maré, Apple vence Psystar em tribunal UE encerra sites de toques para telemóveis »
17/11/2009
Escrito por em Novidades | 5.527 Leituras

tradutor_1

Se há empresa que mudou a Web, essa empresa é a Google. Apesar de por vezes parecer diabólica a tentar conquistar o mundo e a controlar informações pessoais de milhares de pessoas e empresas, é quase impossível passar ao lado dos seus produtos e da inovações que vai introduzindo. O Google Translate é um desses produtos, e recebeu algumas novidades bastante interessantes ;-)

A mudança começou na interface, mais simples e mais focada para o principal e mais utilizado objectivo: traduzir palavras ou frases simples . Funcionalidades mais avançadas como tradução de páginas e documentos foram colocadas em segundo plano. Toda a página foi minimizada. Simples, eficaz, rápido porém com uma certa elegância.

translate_2

Outra novidade, e provavelmente bem mais interessante, é a tradução em tempo real, isso mesmo, em tempo real. Ou seja, à medida que escreve (claro que com um intervalo de tempo mínimo), o texto será automaticamente traduzido.

Para quem estuda inglês, a Google adicionou uma nova funcionalidade que permite ouvir certa palavra ou frase em inglês, na bela voz monocórdica de uma jovem.

translate_listen

Finalmente, também existe agora um melhor suporte a traduções para linguagens cujo alfabeto contenha caracteres não-romanos, como por exemplo o Chinês.

translate_chinese

Claro que o motor de tradução do Google Translate não é perfeito, e isso nota-se à medida que a complexidade de uma frase aumenta, mas o objectivo do serviço não é traduzir dissertações, é mesmo para palavras soltas ou frases simples. A partir desse patamar, só conseguirá mesmo ter uma ideia básica do real significado da frase ;-)

homepageHomepage: Google Translate

Este artigo foi escrito por em 17 Nov, 2009, e está arquivado em Novidades, Web. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Google Translate já traduz em tempo real”
  1. Excelente artigo Daniel!

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: