« Apple compra serviço de streaming de música Lala Kuro-Sheeva Ultra Compact Mini Server »

162558-googletwitter_350

A Google divulgou hoje, numa conferência, novidade de destaque, desta vez focando-se essencialmente no seu motor de pesquisa. Sempre “de mãos dadas” com a inovação e a acompanhar o pulsar da web, a Google desta vez contempla-nos com pesquisa em tempo real nas principais redes sociais, geolocalização nas pesquisas móveis e resultados em consoante disso, sem esquecer o Google Goggles, pesquisa directa através de fotos tiradas no telemóvel.

A funcionalidade de pesquisa em tempo real promete ser uma das grandes inovações na área da pesquisa actualmente. Abrange actualmente pesquisas em sites como FriendFeed, MySpace, Identi.ca, Jaiku, e os “gigantes” Twitter e Facebook, além de também actualizações em tempo real de blogs e sites noticiosos.

O Google torna-se assim um poderoso agregador de informação, condensando milhões de opiniões e notícias sobre tudo o que se passa no Mundo. Talvez se torne a identidade em melhores condições para responder à mítica pergunta “O que está a acontecer agora?”.

Claro que a tradicional função de pesquisa se mantém, e os resultados podem ser devidamente filtrados. Aqui fica um vídeo elucidativo:

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/WRkYmx4A9Do" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

As mudanças serão introduzidas progressivamente no Google.com, e durante os próximos dias. Mas, se quiser já ir testando esta novidade, basta dirigir-se ao Google, pesquisar por qualquer coisa (de preferência um tema genérico e que esteja “em voga”), adicionar à URL na barra de endereços &esrch=RTSearch, recarregar a página,  clicar em “Show Options” e na barra de opções seleccionar “Latest”. De notar que ainda não funciona com todos os termos de pesquisa. Aqui fica um exemplo:

screenshot_040

Existe também a opção de paramos a actualização (automática, por sinal) das actualizações das redes sociais, dado o fluxo constante de novas actualizações a aparecerem, “suavemente”, na página de pesquisa. Esta interface de pesquisa estará também optimizada para dispositivos iPhone e Android, a grande aposta (lógica) da Google no mercado móvel.

A Google aproveitou toda esta tecnologia e também a incorporou no Google Trends. Agora, na página deste serviço, existe uma nova secção, “Hot Topics”, que permite descobrir quais os tópicos que agitam actualmente o mundo das redes sociais. Clicando num desses tópicos, será redireccionado para uma página de pesquisa em tudo semelhante à apresentada na imagem em cima. Por enquanto, abrange apenas os Estados Unidos:

screenshot_041

Mas as mudanças não se limitaram a isto. A pesquisa em interfaces móveis foi também imensamente “brindada” com novidades que possibilitam, com certeza, uma experiência de pesquisa móvel um puro prazer tecnológico ;-) Primeiro, temos 3 novos modos de pesquisa em dispositivos iPhone e Android:

  • Pesquisa por localização: Esta nova funcionalidade permitirá, depois de garantido o acesso pela aplicação à sua localização, pesquisar por notícias, eventos, actualizações (tirando partido, por exemplo, da recente API de geolocalização do Twitter) perto da sua actual localização. Vê “fumo mas não vê fogo?” Uma simples pesquisa certamente lhe dirá o que realmente se passa à sua volta :-D
  • Pesquisa por voz: A funcionalidade tem alguns dias, e baseia-se numa aplicação a instalar no seu iPhone, Android, Blackberry e telemóvel baseado em Windows Mobile e Symbian S60. Essa aplicação dar-lhe-á acesso ao Google Search em toda a sua plenitude móvel, e além disso, integrará as funcionalidades de reconhecimento de voz, posterior transcrição para texto e pesquisa desse mesmo termo. As novidades apresentadas hoje prendem-se com a tradução e transcrição on-the-fly de outras línguas para Inglês e posterior pesquisa. Na prática, pesquisando através da voz por um termo em Japonês, ele será, se detectado, traduzido para Inglês, e o termo resultante será pesquisado. Actualmente isto apenas é possível com os idiomas Chinês e Japonês.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/y3z7Tw1K17A" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

  • Pesquisa Google Goggles (“Óculos Google”) : Esta sim é bastante interessante. Já imaginou tirar uma fotografia a um livro, cartão de contacto, logótipo, pintura, edifício, livro, garrafa de vinho, código de barras, capa de cd’s com o seu telemóvel e ele indicar-lhe informações sobre o mesmo: descrição, página na Internet, mais imagens, preço, disponibilidade, e até links directos para compra em lojas online como a Amazon? Melhor ainda, se quiser, é possível apenas apontar a câmara para um edifício e ele será imediatamente reconhecido. É o novo Google Goggles, ou pesquisa pela “vista” do Google:

Esta tecnologia faz uso dos sensores presentes nos telemóveis actuais mais recentes (apenas telemóveis com sistema operativo Android, por agora) e da tecnologia OCR para transformar as imagens em texto e facilitar a pesquisa. A aplicação está disponível para download no Android Market , embora ainda rotulada de Beta.

goggles_landmark

Todas estas aplicações e funcionalidades total e completamente grátis ;-)

E mais uma vez a Google redefine a web e os padrões pelo qual ela se rege. Como disse no início, a Google segue o pulsar da web e o uso intensivo das redes sociais e a era da comunicação instantânea e acesso imediato e fácil à informação em que vivemos levou a este novo leque de inovações. Resta deixar a pergunta: Mas Google, haverá algum dia em que não terei que escrever sobre as tuas inovações? Qual é o teu limite mesmo?

informacao.pngInformação: Anúncio Oficial @ GoogleBlog

Este artigo foi escrito por em 08 Dez, 2009, e está arquivado em Novidades, Web. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
5 comentários em “Novidades no Google Search: Pesquisas em tempo real, geolocalização e Google Goggles”
  1. OffTopic:
    Não vão colocar o tema antigo para download ? :P

  2. Por curiosidade! Alguem sabe o tiltulo da musica que aparece no primeiro video aqui postado?

    Obrigado

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: