« winPenPack Flash Essential 3.6 Intel adia lançamento do seu processador gráfico Larrabee »
08/12/2009
Escrito por em Destaques | 87.437 Leituras

lucidlynx

A nova versão do Ubuntu, a 10.04, “nome de código” Lucid Lynx,  está já sob intenso desenvolvimento, tendo em vista o lançamento final a 29 de Abril de 2010. Esta versão será um LTS (Long Term Support), ou seja, versão que terá suporte oficial durante 3 anos na versão Desktop e durante 5 anos na versão Server. Por isso o maior objectivo para esta versão é a estabilidade e  a correcção de eventuais bugs e problemas decorrentes das inovações introduzidas em releases anteriores. Mas nem por isso deixa de conter algumas novidades que valem a pena ansiar pela versão final, e os detalhes começam já a surgir…

Por isso, aqui ficam 15 novidades que virão com o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx (“Lince Lúcido”?!?!?):

  • Ubuntu Music Store: Quem usa Linux e Windows,certamente sente falta em Linux de uma aplicação que lhe permita comprar música online, a partir do seu ambiente de trabalho. Do estilo iTunes, por exemplo. A Ubuntu Music Store pretende colmatar essa falha. Integrada no Rhythmbox (que será provavelmente o reprodutor de música pré-instalado), permitirá comprar  e guardar no seu computador música, a partir do seu ambiente de trabalho, e através do serviço UbuntuOne poderá sincronizar essas músicas com todos os seus computadores e ainda com amigos. O Ubuntu servirá apenas como plataforma de interacção entre o utilizador e o vendedor do conteúdo digital. Rumores na blogosfera afirmam que a Cannonical tem como parceira neste projecto a loja online 7Digital.

musicshop

  • Gimp será substituído pelo Pitivi: Também o leque de aplicações que acompanham o cd será alvo de mudanças. O Gimp, considerado uma aplicação apenas para utilizadores profissionais e avançados, e devido à sua interface demasiado complexa, não virá instalado por omissão, sendo substituído pela aplicação de edição de vídeo Pitivi (apesar do Gimp continuar instalável a partir do Centro de Software), que actualmente tem em falta algumas funcionalidades chave de um bom editor de vídeo, em comparação com projectos como por exemplo o OpenShot. A decisão está ainda envolta em polémica e esperam-se novidades nos próximos meses…

400px-Capture-PiTiVi_v0.13.0.1

  • Melhoramentos no F-Spot para edição simples de imagem: Existem também ideias ou de melhorar o F-Spot e adicionar-lhe funcionalidades básicas de corte, edição e retoque de imagem, ou substituir esta aplicação por uma outra já com essas funcionalidades como o gThumb ou o Shotwell. O utilizador comum quer apenas editar algumas fotos com retoques básicos, remoção de olhos vermelhos, cortar, um efeito de luz aqui e outro ali, e o GIMP revelava-se complexo demais para essa tarefa. Portanto, esperam-se novidades nesta área. Na minha opinião pessoal, o F-Spot vai continuar mas com os melhoramentos que indiquei. É sem dúvida uma poderosa mas amigável interface a do F-Spot ;-)
  • Melhor selecção de jogos: Também os jogos pré-instalados vão ser repensados. A escolha vai recair em menos mas melhores jogos. Actualmente o Ubuntu conta com variados jogos “inúteis”, e não actualizados há muito, além de terem um aspecto e um sentido demasiado retro. Esta mudança era merecida. Um dos jogos a ser incluído é o gbrainy, um bastante desafiador e viciante jogo de brainstorming e estimulação mental. Existem vários jogos de qualidade nos repositórios de Ubuntu e esperemos que sejam esses mesmo a serem incluídos.

screenshot_043

  • Experiência de boot mais rápida e mais fluída: Também o boot no Lucid Lynx vai ser alvo de melhorias. Sempre com o objectivo dos 10 segundos de boot no dispositivo-alvo Dell Mini v10, este vai ser melhorado e usará novas tecnologias de modo a permitir uma experiência ao ligar o seu sistema totalmente fluída, atractiva e acima de tudo, rápida, para utilizadores de placas gráficas Intel, Nvidia e ATi. A má notícia é que para observar todo este processo de ligação do seu computador, não poderá tirar os olhos do computador. Simplesmente acontece demasiado depressa :-D

xsplash-3_thumb[1]

  • Projecto “100 Papercuts”: O projecto “100 Papercuts” é um projecto que pretende identificar e corrigir bugs mínimos e facilmente corrigíveis de usabilidade no Ubuntu e nas suas aplicações. Este projecto já se reflectiu no Karmic Koala, e continuará nesta nova versão do Ubuntu. Bugs do ciclo Karmic, integração e acesso fácil ao Compiz (Compiz é o decorador de responsável pelos tão falados efeitos), Rhytmbox, Pitivi (ou a aplicação de vídeo que possa eventualmente substituí-la), Gwibber e Empathy serão alguns dos alvos deste projecto, e serão assim corrigidos alguns dos problemas mais proeminentes que afectam estas aplicações.
  • Nova ferramenta de Digitalização “Simple Scan”: O Ubuntu, embora muitos nunca tenham reparado, sempre trouxe consigo uma ferramenta de Digitalização, neste caso o XSane. O XSane é uma ferramenta poderosa e com elevado grau de compatibilidade, mas a sua integração no restante ambiente de trabalho e a sua interface em geral era tudo menos amigável e de fácil uso. Por isso está a ser desenvolvida uma nova aplicação para o substituir, de nome “Simple Scan”, uma interface simples de utilizar para facilmente digitalizar todo e qualquer tipo de documento em todo e qualquer tipo de impressora, e iniciando esse processo através de todo e qualquer tipo de aplicação. “Simple Scan” pode ser actualmente testadao adicionando este repositório e instalando de seguida pelo gestor de pacotes.

DocumentScanning[4]

  • Possibilidade de inclusão de uma ferramenta de backup: Esta é outra das aplicações que cada vez mais é essencial para o utilizador. As propostas para ferramenta de cópia de segurança são o Déjà-Dup e o Back in Time, ambos com suporte a backups automáticos regulares, backups selectivos para pasta/dispositivo externo/rede/Servidor online, e a restauro do sistema baseado num determinado backup. Estas são provavelmente as funcionalidades mais úteis e essenciais para a grande maioria dos utilizadores, pelo que uma ferramenta com esta é sempre bem-vinda.
  • Melhoramentos no Centro de Software: O Centro de Software Ubuntu caminha rapidamente para se tornar uma das soluções mais simples para instalação/remoção de programas, em qualquer dos 3 Sistemas Operativos principais – Windows, outras variantes Linux e Mac OS. No Ubuntu 10.04, vai-se tornar um centro onde pode instalar programas através de pacotes .deb de sites externos (substituindo o GDebi), onde pode adicionar/remover repositórios (Substituindo a aplicação Fontes de Aplicação) e onde poderá também actualizar o seu sistema. Confesso que estou curioso acerca das novidades do Centro de Software, no caminho para se tornar um verdadeiro centro de descoberta e gestão de aplicações, como poderão ver nesta mockup:

future-lobby

  • Melhorias a nível visual: Não irá haver um novo tema. Ponto. Mas irão haver melhorias e correcções de bugs no tema actual, e possível adição de temas propostos no CD. O pack de fantásticos ícones Humanity será melhorado (especialmente para se tentar obter um painel apenas com ícones no estilo Humanity acinzentado). Além disso, haverão ainda algumas modificações na janela de login, para se tentar obter uma total harmonia estética em todos os componentes que formam o sistema Operativo.
  • Indicadores de sistema: No painel superior do Ubuntu, existem vários ícones que fornecem informações sobre o sistema, e até um que condensa informações e acções das aplicações de comunicação. A ideia para o Lucid Lynx é unificar e criar uma interface comum e consistente que permite agregar aí informação inteligentemente. Bem, uma imagem, mesmo que um mero rascunho, permite perceber muito melhor o conceito:

mesession

power-menu

  • (Ainda) Mais melhoras nas notificações: As notificações do Ubuntu são cada vez mais um dos melhores sistemas de notificação actuais (quer visualmente quer em termos de facilidade de integração nas aplicações). Para o Lucid, as notificações estarão presentes com um novo modo, o modo “ocupado”. Por exemplo, se estiver a ver um filme em ecrã completo, não será notificado de coisas triviais como email, mensagens de chat. Avisos de bateria fraca ou de carga em bateria, esses sim, considerados “críticos” serão mostrados. Resta também esperar pela disponibilização de uma janela de configurações. A ver vamos…
  • screenshot_045Projecto B-Sides: O projecto B-Sides é um projecto da comunidade que pretende facilitar a instalação de um leque de pacotes (codecs, utilitários, fontes, temas, Flash, aplicações multimédia, comunicação e de produtividade) ,que não estão incluídos no CD do Ubuntu, mas que são igualmente úteis e essenciais, complementando assim o sistema. Bastará instalar o pacote ‘b-sides’  e todas essas aplicações serão instaladas. Para mim que instalo várias vezes Ubuntu a familiares e amigos, esta é uma fantástica novidade, que me permitirá poupar ainda mais tempo na instalação e substituir aquela enorme linha de comandos a colar na consola, compilada por mim, perdida por aqui algures, pela beleza de dois cliques ;-) A lista completa de aplicações encontra-se aqui.
  • Gnome 2.30: A versão 2.30 do ambiente gráfico Gnome trará melhoramentos gerais em todas as aplicações, incluindo o cliente de mensagens instantâneas Empathy, o gravador de disco Brasero, o leitor de documentos Evince (suporte a OCR, converter imagem em texto) e melhorias a nível visual nos ícones e no painel. A lista completa de objectivos, aqui.
  • Linux Kernel 2.6.32: O Ubuntu 10.04 virá com a versão 2.6.32 do Linux Kernel, o que assegura maior estabilidade, maior rapidez e maior compatibilidade de hardware. Melhorias na gestão de energia e na virtualização são também esperadas.

E são estas as grandes novidades do Ubuntu Lucid Lynx. Mais virão com o passar dos meses, e aqui no KeroDicas é certo que as mencionaremos. Se quer agarrar já este Ubuntu 10.04, vai ter que esperar até 29 de Abril. Mas se nunca experimentou o Ubuntu, avançe e faça já o download do Ubuntu 9.10 Karmic Koala ;-)

Este artigo foi escrito por em 08 Dez, 2009, e está arquivado em Destaques, Novidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
79 comentários em “15 novidades do Ubuntu 10.04 Lucid Lynx”
  1. Grande no tamanho enorme na qualidade!

    Parabéns!

  2. Muito bom Daniel!Excelente artigo, enorme trabalho.

  3. Excelente artigo, sempre sinto falta das features antes do lançamento…. Só acho texto em inglês. Espero ver artigos assim relacionados aos próximos lançamentos! Parabéns!!

  4. Quanto ao Ubuntu B-Sides, ele soa como uma ótima idéia. O pacote Ubuntu Retriscted Extras instala codecs proprietários, fontes, java e flash automaticamente. Mas como ele não é muito conhecido (apesar de altamente recomendável), esse B-Sides pode ser uma ótima alternativa. Na lista de coisas instaladas juntas ao B-Sides, consta, além do Ubuntu Restricted Extras, alguns outros aplicativos, incluindo o próprio Gimp, que não vai vir por padrão. É uma alternativa aos usuários um pouco mais “exigentes”, oferecendo realmente um desktop mais funcional.

    Já o F-Spot. Bem, esse tem mesmo que melhorar. E eu falo de coisas básicas. Exemplo, quando a gente faz uma modificação em uma imagem, não tem como desfaze-lá. Devia ter como dar um Ctrl Z, mas ao invés disso a gente tem que excluir a imagem modificada. E as organizações das fotos do F-Spot no pc é muito ruim. Ele separa cada foto em pastas organizadas em ano/mês/dia. Pra que isso? Idéia horrível, sem contar que isso “multiplica” nossas fotos, ou seja, o espaço em disco utilizado por elas vai dobrar. E não tem como exportar fotos sem substituir a visualização das que já estavam lá (mas as fotos que o F-Spot duplicou continuam lá ocupando espaço no HD). Também devia ter a opção de clickar com o botão direito numa foto e salvá-la num diretório (pasta) escolhido pela gente. Do resto… Pra fazer edições básicas ele é bom, só acho que tinha que melhorar sua usabilidade nesse aspecto. Se aquele Shotwell já trouxer consigo essas características, talvez ele seja uma melhor opção.

    Pitivi, péssima idéia coloca-lo. Se o Gimp (que eu sei usar) já é considerado complexo, imagine o Pitivi então! OpenShot sim é fácil, está perto de ser um Windows Movie Maker (ainda há de melhorar, mas eu sei que o OpenShot vai chegar lá, acompanhei o desenvolvimento dele e ele está cada vez mais prático).

    E ainda bem que vão tirar aqueles jogos tosco, isso vai dar mais identidade ao Ubuntu. A loja virtual de música é uma boa idéia, o boot ainda mais rápido, já era de se esperar ;D. Muito boa as novidades, o Lucid Lynx promete.

  5. Grande artigo e aguardamos o lançamento.

    Nota: Postado no Twitter e no Fórum do Ubuntu
    http://goo.gl/ImSc

    Abraços
    Versuri

  6. Acho que o ubuntu muitas vezes erra em querer mudar antes da hora. Se o gimp é complexo mas ainda não existe um outro software que o substitua minimamente, deixa como está. Melhora primeiro o f-spot e depois, faz a substituição.

    Fiz uns testes com o PiTiVi no fim de 2009 e não considerei ele apto para edição amadora de vídeo, pois ele não tem transições e efeitos de vídeo (dois recursos essenciais para um editor).

    • :idea: Cara voce tem a opção de usar o openshot eu uso ele e me dou bem , tente essa dica se vc não tiver no s o ele tem nos repositórios synaptics
      abraço

  7. Joao Panda diz:

    Nossa, exelentes novidades, aguardo com alegria o novo Ubuntu, :)

  8. Aguardo com grande ansiedade o no Ubuntu.
    * A substituição do Gimp, será muito boa, pois quer realmente quiser usa-lo é só instalá-lo, mas para usuários “normais”, o novo será melhor, até para recortar, fazer um circulo e etc.
    * Outra grande substituição é pelo Simple Scan, embora o XSane seja excelente, mas é muito complexo.
    Aguardando pelo lançamento.

    • A grande maioria dos utilizadores quer aplicar um efeito P&B, retirar olhos vermelhos, rodar a foto, e para isso o F-Spot é suficiente. O Gimp, apesar de infinitamente mais poderoso, é bastante complexo e assustador para o comum utilizador.
      Quanto ao XSane, concordo também. Excelente, complexo e desintegrado na interface. Será bem-vindo o Simple Scan :)

  9. gimp esta sendo substituido pelo F-Spot pra editar imagem (e nao pelo PiTiVi, que edita video, nada a ver com imagem)

    sobre o F-Spot, nao considero maduro. tenho muitas e muitas fotos, e ele nao consegue administrar tanta fotos. uso picasa (que funciona 100%)

    quanto ao PiTiVi, instalei, funciona pra recortar e colar videos… mas nao ter efeitos, aplicar textos, etc etc, vai limitar muito o numero de usuarios que vao usar

  10. Que venha… ¨ ansioso para ver sua nova cara ” mas para ser sincero o que mais me agradou foi sua “vida util” no suporte.

  11. Ah, o Amarok tem integração com o Magnatune, onde vc pode, por meio ro próprio player, comprar músicas online. São de bandas iniciantes e não-tão-conhecidas e vc para o preço que quiser pelo disco ou faixa. Ou, se quiser, pode fazer o download normal de algumas delas, pelo próprio player. E tudo em formato ogg, se não me engano.

    Para uma versão do Ubuntu que não deveria ter muitas mudanças, 15 coisas são muita coisa :-)

    • O próprio Rhythmbox tem integração com o Magnatune e o Jamendo, mas creio que não permite comprar música.
      A Ubuntu One Music Store é muito bem vinda e deveras essencial como um substituto ao considerado indispensável por muitos utilizadores iTunes. Quem sabe se esta Music Store não evoluiu também para uma plataforma de compra de séries e filmes num futuro próximo. Isso seria bastante interessante, ainda mais com toda a integração nos programas default do sistema operativo a que a Cannonical nos tem habituado ;-)

  12. Boa Matéria.
    A ultuma versão do ubuntu me decepcionou no quesito som. Achei um retrocesso. Principalmente para quem tem uma placa de captura e complicou gerenciar/silenciar alguns canais. Sem falar que o CMEDIA com saída 5.1 ficou terrível, e antes funcionava muito bem. Que venham as novidades!
    Até mais,

    • Boas,
      Não tenho tido problemas de som com o Pulse Audio no Karmic, aliás, até notei uma certa melhoria e aquela controlo de som individual de cada aplicação é bastante útil.
      Porque não uma pesquisa pelos fóruns do Ubuntu? Acredito que facilmente se encontrem soluções, talvez consiga arranjar versões mais recentes do sistema de som do Ubuntu e resolver qualquer problema. Boa sorte ;-)

  13. Parabéns ótimo artigo !!!!
    Não vejo a hora de sair essa nova versão :D

  14. Gostei dessas novidades, mais trocar o Gimp, editor de imagens, por um editor de videos seja meio estranho. Creio que um aplicativo da mesma capacidade, ou que faça a mesma coisa que o gimp só que de forma mais clara, seja a melhor solução. Ainda estou adorando a idéia de substituir o cliente de chat. O enphathy está melhor que o outro, essa foi a melhor jogada que a canonical fez no ubuntu 9.10. E que venha o ubuntu 10.04!

  15. Uai…vai vir com o Gnome 2.30? Mas ele não estava previsto pra ser lançado em setembro de 2010?
    Que surpresa boa =D

    • Sim, vai vir com o Gnome 2.30, ainda no mesmo estilo do Gnome 2.28 (versão actual). O Gnome 3, que vai introduzir imensas novidades, irá sim sair em Set’10, mas deverá apenas ser incluído no Ubuntu na versão 10.10 :)

  16. Bruno Cabral diz:

    Só esqueceu que o KDE SC faz parte do projeto e é uma grande novidade(o KDE SC 4.4)
    Fora isso é uma ótima matéria, bem simples e direta.

  17. Estou feliz, pois em 2003 comentei com um amigo que era fera em Linux comandos e eu mais para o lado KDE gráficos, que o Linux iria chegar a um avanço assustador de estabilidade, usabilidade e com um bom reconhecimento de hardware. Interessante que eu disse que deveria chegar a este nível em meados de 2010. E agora que estou testando o Ubuntu 10.04 alpha 2 em uma placa mãe usando o chipset 82945G, pude confirmar minha expectativas… Viva o mundo Linux.

  18. tio bill gates diz:

    Aqui quem fala é o Tio Bill Gtes
    O C.O contratou um arquiteto pra mudar a interface do ubuntu próxima 10.04 e pelo visto continua a mesma porcaria . o que mudou o kernel e algumas mudanças em alguns soft. nossa que mudança do ubuntu 9.10 pro 10.04 affffffffff esse ubuntu é um lixo mesmo passa anos e continua a mesma cara.

  19. Blz vo compra um outro pc logo logo, e minha escolha de S.O. será com certeza o Lucid Lynx.
    O Ubuntu é o Sistema mais evoluido de todos os tempos, eu não quero ter que colocar um sistema do arco da velha num pc ultima geração, e o Win7 é caro pra cacete, piratear também to fora.

  20. Lixo pra mim é o Windows Xp, que foi lançado em 2001, e tem gente que ainda usa esse troço. O WinXP só aguenta 2gb de ram no maximo, não suporta NTFS 6, nem Videos HQ, é uma porcaria para 3g e com o tempo vai dando tela azul. O Windows 7 é muito bom reconheço, mas custa o olho da cara.
    O Ubuntu é excelente, é show,é simples, rápido, fácil, reconhece todo o hadware na hora, perfeito para notebook e perfeito para desktop.
    O único sistema que sempre está atualizado e sempre está evoluindo junto com o hadware, quem conhece a lei de moore sabe.

    • Guilherme diz:

      Concordo com vc, realmente o win 7 é bom, tenho como segundo sistema, mas soh pq nao tem como fugir das compatibilidades do win, pq o ubuntu é melhor, aqles efeitos sao d+. Qnt tempo o windows vai ter q evoluir pra ter uns parecidos com esse?
      Obs: win xp aguenta 3gb ram.

  21. Sou Super Usuario do Ubuntu mas tambem uso o Arch, não entendo muitos comparando o Windows com o Ubuntu ou Ubuntu com o Windows, mesmo porque o Ubuntu é um Linux p/ iniciante mas exige um conhecimento em Manutenção de Micro, exemplo no Ubuntu audio não funciona ? Não é só colocar o CD de Drive e Next,Next,Next e Finish.Tentei ensinar muitos Windistas migrar p/ o Ubuntu mas qdo chega nessas hora de manutenção os Windistas só faltam jogar o Micro na parede.Primeira coisas o Windistas se espantam qdo vc fala q não precisa de CD da Placa Mãe muitos ja se espantam e assim vai as diferenças.Voltando no Ubuntu ja testei o Piviti( Falta muita funçoes) lembra muito o Sony Vegas e não troco ainda o Gimp por nada.ate mais !!!

  22. Sinto muita, mas muita falta é com relação ao tratamento de som no UBUNTU. Mesmo o Studio deixa muito a desejar. A simples gravação de sons vindas do próprio sistema é um martírio. Neste aspecto ainda tenho que recorrer ao ARG! Windows. O Audacity para mim ainda não desembarcou da plataforma de lançamento e não me satisfaz. Quanto o UBUNTU conseguir resolver esta espinha de bacalhau na garganta, aí sim, vou pronunciar em alto e bom som: “- LIVRE DA MICROSOFT!!!!” Quanto a equipe de desenvolvimento via olhar pra isso amigos?

  23. Sinto muita, mas muita falta é com relação ao tratamento de som no UBUNTU. Mesmo o Studio deixa muito a desejar. A simples gravação de sons vindas do próprio sistema é um martírio. Neste aspecto ainda tenho que recorrer ao ARG! Windows. O Audacity para mim ainda não desembarcou da plataforma de lançamento e não me satisfaz. Quando o UBUNTU conseguir resolver esta espinha de bacalhau na garganta, aí sim, vou pronunciar em alto e bom som: “- LIVRE DA MICROSOFT!!!!” Quando a equipe de desenvolvimento vai olhar pra este problema que se arrasta desde a primeira versão amigos?

  24. Antoniomdk diz:

    Amigo será que agora conseguirei instalar o Ubuntu no meu Not STI que usa Placa IS 1432.

  25. Tem muita gente inteligente falando coisas interessantes. falta, ainda, fazer o básico, que é um live CD ou DVD, com o básico para quem não tem internete. O Ubuntu precisa chegar ao usuário final com os temperos para ouvir música e ver filmes, com o escrevinhador traduzido (de preferência que se leia BR OFFICE). Do contrário, continuo a dizer que a primeira liberdade que o linux oferece, é a liberdade de escolher de qual fornecedora de internete eu quero estar de rabo preso. Estou usando agora o Ubuntu 9.04, mas, estou pensando que o Xubuntu está melhor porque tem Abiword que vem traduzido. Espero um tratamento melhor para o Ubuntu, em relação ao usuário final, que não tem internete, depois, pensarei nos detalhes mais sofisticados. abraços e até breve.

  26. Guilherme diz:

    Esse site é d+, mto bem feito e o legal é q ele fica “errado(não sei explicar)” no ie, o q faz sentido se a matéria, inclusive mto boa, é de linux.

  27. Como bom fuçador do sistema linux gosto de melhorar o desempenho de tudo, considerando que estamos instalando uma nova versão seria interessante instalar o programinha ‘ethtool’ e configurar a placa de rede em full duplex. É que quase não se encontram mais velhos hubs que não suportam esta opção e em full duplex temos um ganho de desempenho. Segue o link da dica em inglês:

    http://www.cyberciti.biz/tips/howto-linux-add-ethtool-duplex-settings-permanent.html

  28. Antonio Novaes diz:

    Parabéns pelas informações postadas, não li todo mas pelo que vi tem mais informações e mais consistência do que muitos sites por ai.

  29. O Linux é de vital importância no ‘Mundo da Informática’. É uma alternativa, uma opção, uma via curiosa para aprender mais sobre informática. ELE (Linux) é software livre, embora tenha que ser programado por pessoas que a maior parte dela precisa de remuneração.
    Por isso advogo: para que o Sistema Linux consiga emergir com toda intensidade será preciso que algum dia ele seja contemplado com uma “corrente de doações” e/ou cobrado um preço simbólico a cada consumidor. Só assim, penso eu, o Linux Ubuntu fazer-se-à presente no mercado.
    Gosto do Windows, mas adoro o Linux-Ubuntu e espero que os linuxistas acreditem nessa ideia Genesis – D.Caxias, RJ (idade 72 anos).

  30. Parabéns pela matéria, ficou muito boa!!!
    Concordo com as doações, se isso pudesse ser feito de forma formal. Tipo divulgado pra todos como se doa, sem a pessoa ter que procurar o link para a doação. De forma profissional mesmo essa parte de doação.
    Creio que se cobrarem um valor simbólico pelo ubuntu, usuários do win piratex-0800-de-grátis-que-copia-de algum-amigo, nem sequer vão pensar em utiliza-lo.
    Creio que um Eike Baptista deveria fazer alguma doação grande, mas mesmo assim talvez o profissionalismo diminua, pois o dinheiro tomará conta da situação.

    Abraço forte a todos.
    Ques Deus esteja com vcs.

    Abraço forte.
    Italo.

  31. Primeiras impressões… PRÓS: os problemas de som foram resolvidos (já não é preciso desinstalar o pulseaudio e substituí-lo pelo esound para tornar o audio compatível com certas aplicações, como o Second Life, por exemplo). O boot está mais rápido e bonito. A nova versão do Grub para dual boot funciona melhor. O sistema tem-se comportado de forma bastante estável. CONTRAS: instalei o Lucid Lynx em 2 computadores e ambos retornaram um erro no final da instalação, mas que nunca mais se repetiu. Aparentemente, está mais pesado, meu laptop com ram 512mb corre o novo Ubuntu com mais dificuldade. Gimp e gnome-games não vêm instalados por defeito. É necessário activar repositórios de parceiros para instalar o Sun Java. Surgiram problemas de compatibilidade com software da Acer que não tinha dantes. A nova aparência, na realidade, não é novidade pois o tema já existia anteriormente só que não vinha seleccionado por defeito. Esteticamente, a Canonical continua a revelar fraca imaginação. Ainda assim, Ubuntu vai continuar a ser a minha escolha linux para os próximos tempos.

    • Lycanthrope diz:

      Hum… estou a pensar instalar o Ubuntu 10.04 num PC cá de casa: P4 1.8 com 512 de ram. A grafica acho que é uma Gforce 5200… Acham que aguenta bem ou correrá mais lento?

      Cumps

      • Olha, Lycanthrope, o meu laptop já tem uns anos, é um Acer P4 3.0GHz, 512 ram, Ati Radeon 9000 igp. Notei uma grande diferença de rapidez na transição do Karmic Koala para o Lucid Lynx, com prejuízo para este último, sobretudo na fase inicial (instalação do sistema e demais programas). Porém, nunca chega a ser desesperante. E, depois de tudo instalado, o sistema tem uma performance fraca mas aceitável. Para dar alguns exemplos: faz boot em 40 segundos. Abre, pela primeira vez, o Firefox em menos de 10 seg e o Open Office Writer em pouco mais de 15 seg (da segunda vez é bem mais rápido, leva uns 3, 4 seg). E existem alguns truques para melhorar o desempenho, nomeadamente, desligar os efeitos visuais; editar etc/fstab e substituir o 1 por 0, no final de cada linha, para aumentar a velocidade do boot; ter o cuidado de não instalar programas KDE no Gnome; etc. Se puder, experimente correr o live CD através de uma pen (use um programa como o unebootin para esse efeito), pois é muito mais rápido assim do que experimentando pelo CD, e dar-lhe-á uma visão muito mais aproximada daquilo que será o sistema depois de instalado no HD. Abraço.

        • Lycanthrope diz:

          Obrigadissimo pela informação e terei em conta tudo isso. Sendo assim, só mais 2 perguntinhas: o meu é um desktop e é mais antigo que o teu potátil pelos vistos lol. Como tal, as portas usb ainda são 1.0/1.1 (não sei)… assim, valerá mais por a correr, para experimentar, por um CD ou PEN? Será melhor instalar antes o 9.10?

          Cumps

          • Rodar através da pen é sempre mais rápido. Não sei se será defeito ou feitio meu, mas quando sai uma nova versão eu não consigo ficar agarrado a uma versão mais antiga ;) Além de que existem outras alternativas, como instalar o Xubuntu, que é a mesma coisa mas utiliza um ambiente gráfico bem mais leve (o Xfce). Você notará imediatamente um enorme ganho de performance em computadores mais antigos, em comparação com o Gnome (Ubuntu) e sobretudo com o KDE (Kubuntu).

  32. diego benzi diz:

    eu utilizei um pouco do novo ubuntu 10.4,e este é fato ele esta melhor do que antes,esse novo ubuntu tem uma melhoria significativa de compatibilidade com softwares feito pra windows e é muito rapido,pra quem usa lo um vez que seja,ja vai aderilo concerteza muito bvom espero que melhore e que em breve se torne preferencia nacional!

  33. estou pensando e sugerindo já há algum tempo, que o linux poderia ser cobrado. quem trabalha no linux precisa ter saúde financeira para fazer o trabalho. Legal né? Então vamos à segunda parte. Vamos fazer um live cd/dvd, de modo que se pode instalar programas, sem uso de internete. Os programas poderiam ser colocados em disco separado e cada um acrescenta o que quiser ou precisar, depois de digitar a senha. Os discos poderiam ser vendidos na banca mesmo, por um preço bom para quem vende e para quem compra. ou sei lá como vai ser vendido. A dependência de internete, precisa acabar e penso que é possível. Este é o principal problema agora, o resto pode-se ver depois. Temum ubuntu customizado sendo vendido, mas, tem muita coisa que pouca gente usa e lá tem um instalador de jogos, que funciona. Por que não um instalador de mais programas. E olha que estou pedindo pouco e não penso que tem que ser grátis. abraços e até breve.

  34. fernando diz:

    e o problema com as placas (arg!) unichrome? resolveram? não?
    é…achei que não, mesmo.

  35. Acabei de instalar o 10.04 e estou impressionado.
    Alta qualidade, tudo a funcionar como deve. 5 estrelas, recomendado!

  36. Marcelão diz:


    Kubric:

    Primeiras impressões… PRÓS: os problemas de som foram resolvidos (já não é preciso desinstalar o pulseaudio e substituí-lo pelo esound para tornar o audio compatível com certas aplicações, como o Second Life, por exemplo).

    Bom, eu tinha as duas versões anteriores e não tive problemas de som, agora estou tendo.O dispositivo reconhecido é uma CrystalClear SoundFusion Audio Acelerator. Quando aumento o som ele fica distorcido e trava.

  37. Mauricio diz:

    Prefiro o Debian, mais estável, rápido e te faz aprender para usá-lo ^^…zoera xD

    Gosto mais do Debian mesmo mas não menosprezo oUbuntu afinal comecei a usar linux pelo Ubuntu 6.06 (Dapper Drake).

    Tive problemas de instabilidade com a versão 9 e o java só dava pau comigo xD então desisti do Ubuntu, mas que esta versão seja boa e resolva os problemas dele. Abraços

  38. sem duvida…estou fascinado…nem imaginava
    sou migrante do win para a versao 10 lts do ubunt… a koiza de um mes.

    super agradavel…estavel e ate agora nao me deixou pendurado em nada…mesmo nada.

    uzo no notbok sony vaio 21 vgn-nr21-s

    pena mesmo os jogos ke o win nao roda…ai ser obrigado a ter o win7 kom segundo sistema…( o ke so liga mesmo para jogar um pouko).

    adoro mesmo…e ja agora deixo aki um obg a tds os ke ajudam nos foruns tirando duvidas e sempre disponiveis a ajudar.( pois trabalhar kom o sudo ainda me é komplikado,,,mas vou la xegar…

  39. Estou gostando muito do Ubuntu 10.4, realmente cumpre o que ele promete, acredito que vai ser interessante utilizar em um ambiente de produção dentro da minha empresa, com certeza muito melhor que Windows e Mac OS X

  40. legal aguardo tb ansioso o ubutu 10.4 mais pratico e grande facilitador de tarefas…abraços a todos e vamos aguardar.

  41. :twisted: BOM DIA A TODOS , SOU NOVO POR AQUI , PORÉM TAMBÉM NÃO ACHO LEGAL FICAR ATACANDO OUTAS EMPRESAS OU SOFTWARE , PENSO QUE TEMOS QUE USAR OQUE ACHAMOS MELHOR E COMODO, DESDE QUE SEJA UTIL , SOU PROG DELPHI E NEM POR ISSO USO WINDOWS E O CRITICO , PENSO QUE CRITICAS TEM QUE SER CONSTRUTIVAS E NÃO RETROATIVAS , GRANDE ABRAÇO

    USE OQUE TE FAÇA BEM

    BETO LOCO :evil:

  42. Foram lançados rumores de que o app [url=http://www.chovendusnuvenus.com]nuvenus chovendus[/url] ficaria disponível não somente para ipads, mas também para java e o iphone.
    Será que é verdade?

    Os criadores do aplicativo ainda não se pronunciaram sobre o boato, mas a indução é realmente suportavel. Quem sabe eles não criam uma versão mais básica para estes tipos de gadgets, incentivando as donas de casas a terem um ipad e aproveitar a versão mais enxuta do aplicativo.

  43. Gostaria das seguintes dicas:
    1 configurar rede externa para ver imagens de câmeras de segurança eletrônica pela internet. Como configurar passo a passo. Outra coisa é enxergar computadores na rede interna.

  44. Thank you, I’ve recently been looking for information about this topic for ages and yours is the best I’ve discovered so far. But, what about the bottom line? Are you sure about the source?

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: