« Feliz Natal a todos e obrigado pelas vossas visitas! XBMC Media Center 9.11 “Camelot” »
24/12/2009
Escrito por em Novidades | 3.553 Leituras

vlmc-medium

A VideoLAN, responsável pelo fantástico projecto do player de vídeo VLC, está actualmente a apoiar o desenvolvimento de um novo editor de vídeo, completamente grátis, e disponível para as três principais plataformas – Windows, Mac e Linux. Criar um editor poderoso, semi-profissional numa interface simples e intuitiva, parece ser o principal objectivo do VideoLAN Movie Creator.

Apesar de ainda não estar disponível para download uma versão compilada, já é possível aceder ao código-fonte e compilar. Claro que, se estiver a usar Linux, essa compilação torna-se muito mais fácil, mas recomendo apenas a utilizadores mais avançados.

A julgar pelo “movimento” na página do VLMC, está para breve a disponibilização de uma versão alpha e de fácil instalação, pelo que nos resta esperar.

Entretanto podemos “espreitar” a interface e o funcionamento geral, através de um vídeo disponibilizado pela equipa responsável, em que é possível ver o VLMC a correr em ambiente KDE (Linux):

Pelo que é possível ver do vídeo, parece que temos em mãos mais uma bela criação da VideoLAN, que parece tentar simplificar a parte mais técnica da edição de vídeo: formatos de saída de áudio, vídeo, codecs e renderização do projecto.

Apesar de seguir o pilar base da maior parte dos editores de vídeo, em termos de interface, tem alguns aspectos que o distinguem, como a existência de atalhos de teclado para imensas funções, uma ferramenta de zoom bastante poderosa e uma timeline visível e reversível com as nossas edições no projecto.

A fasquia está elevada, espera-se que a VideoLAN consiga criar algo equiparável ao fantástico VLC, e todo ele opensource. Será o VideoLAN Movie Creator o “Santo Graal” dos editores de vídeo? Algo descomplicado, poderoso, open-source, versátil e compatível com os três principais sistemas operativos?

homepageHomepage: VideoLAN Movie Creator

Este artigo foi escrito por em 24 Dez, 2009, e está arquivado em Novidades, Software. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
2 comentários em “Projecto VLC vai lançar editor de vídeo, VideoLAN Movie Creator”
  1. Gostei do que vi mas um editor de vídoe é muito mais do que aquilo que aqui foi mostrado. Em KDE já usei o KDENLIVE que é muito bom mas aguardo este para testar e ver o potencial que pela amostra parece ser muito.

  2. Gostei do que vi mas um editor de vídeo é muito mais do que aquilo que aqui foi mostrado. Em KDE já usei o KDENLIVE que é muito bom mas aguardo este para testar e ver o potencial que pela amostra parece ser muito.

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: