« TeamViewer 5.0 Final (Build 7904) Fedora 13 vai incluir suporte 3D para Nvidia »

Apesar de a Mobile World Conference 2010 só abrir hoje ao público, o dia de ontem foi marcado pela apresentação à comunicação social, em Barcelona, de novos dispositivos de comunicação por parte da Samsung e da Sony Ericsson. Embora ambas tivessem surpreendido os presentes de forma distinta, a grande protagonista do dia foi a fabricante sul coreana, que apresentou ao público o primeiro telemóvel com o seu novo sistema operativo Bada OS, o Samsung S8500 ‘Wave’.

Com um design de se tirar o chapéu, o novo Samsung S8500 ‘Wave’ é o primeiro telemóvel da empresa sul coreana a apresentar o seu novo sistema operativo Bada OS e o primeiro telemóvel a nível mundial a ter Bluetooth 3.0. A nova geração do TouchWiz UI (3.0) também se encontra presente.

Em relação às características do telemóvel, o Samsung Wave (pelo qual será conhecido) apresenta um ecrã táctil Super AMOLED (um AMOLED ainda melhor?!?) de 3,3 polegadas com uma resolução de 800 x 480 pixels, resolução que é mais do que suficiente para deslumbrar de vídeos DivX/XviD em formato 720p.

No interior do aparelho encontra-se um processador de 1GHz, uma câmara de 5 Megapixels com flash LED e gravação de vídeos a 720p, 2 ou 8GB de memória interna (dependendo da versão), suporte a cartões de memória microSD de até 32GB, WiFi 802.11n, acelerómetros, um sensor Geo-Magnético (bússola) e de proximidade, um receptor GPS com aplicação de GPS com mapas 3D e uma bateria de Li-Ion de 1500 mAh.

O lançamento ocorrerá durante o terceiro trimestre deste ano.

O Samsung i8520 ‘Halo’ é, no fundo, um Samsung i8910 ‘OmniaHD’ com sistema operativo Android 2.1 e TouchWiz 3.0. De facto, grande parte das suas características são bastante idênticas, alterando um ou outro aspecto.

O Samsung i8520 ‘Halo’ é um telemóvel com uma enorme vertente multimédia que alia o seu magnifico ecrã Super AMOLED de 3,7 polegadas (480 x 800 pixels) com uma câmara de elevada qualidade de 8 Megapixels que também capta vídeo a 720p nuns estáveis 30 fps.

Com uma autonomia que se adivinha ser grande (26 dias em standby, bateria de 1800 mAh), o aparelho encontra-se bem apetrechada de codecs multimédia. Podem contar tecnologia DLNA para transmitir em streaming (para uma PS3, por exemplo) e com os codecs:
Áudio: MP3, OGG, AAC, AAC+, eAAC+, AMR-NB, AMR-WB, WMA, WAV, MID, AC3;
Vídeo: H.264, H.263, MPEG4, Divx/Xvid, VC-1.

O dispositivo também tem GPS (com navegação assistida – aGPS), Rádio FM com RDS, Bluetooth 2.1 com A2DP, colunas estéreo, saída de som de 3,5mm, WiFi 802.11n e um pico-projector (sim, leram bastante bem!).

Chega ao mercado também durante o terceiro trimestre de 2010.

  • Sony Ericsson X10 Mini e X10 Mini Pro (press link)

Apanhando completamente desprevenidos os presentes durante a apresentação, a Sony Ericsson apresentou duas variantes de tamanho contido do já bastante conhecido Xperia X10 (que curiosamente ainda não chegou ao mercado), o Sony Ericsson X10 Mini e o Sony Ericsson X10 Mini Pro. A diferença entre os dois, para além da designação, é o teclado QWERTY deslizável que equipa o modelo Pro e, devido a este factor, o seu peso. O modelo X10 Mini pesa 88 gramas e o modelo X10 Mini Pro pesa mais 32 gramas. Ambos são Android 1.6 com interface UX e gestores Mediascape e Timescape (ler último parágrafo da apresentação do Xperia X10).

Ambos os modelos encontram-se equipados com um ecrã TFT de 2,55 polegadas com resolução de 240 x 320 pixels, um processador Qualcomm MSM7227 de 600MHz, uma câmara fotográfica de 5 Megapixels (flash LED, focagem automática e geotagging), GPS (com AGPS), Bluetooth 2.1 com A2DP, WiFi 802.11g, rádio FM com RDS e uma saída áudio de 3,5mm.

Para a componente multimédia, ambos os dispositivos suportam leitura áudio de MP3/eAAC+/WMA/WAV e leitura vídeo de MP4/H.263/H.264/WMV. Claro que será necessário espaço para armazenar tudo isto, mas será que os 128MB de memória interna chegarão? A Sony Ericsson também pensa que não, oferecendo um cartão de memória microSD de 2GB (máximo suportado: 16GB).

Em relação à sua autonomia, a Sony Ericsson afirma que estes aparelhos podem durar até 15 dias em standby sem carregar ou umas simples 4 horas em conversação.

Ambos chegam ao mercado já durante a Primavera.

A empresa nórdica também mostrou a versão Pro com teclado QWERTY deslizante do Sony Ericsson Vivaz, o Sony Ericsson Vivaz Pro. Apesar de os modelos serem idênticos entre si, eles diferem somente no teclado QWERTY e na câmara fotográfica adoptada. Ambos têm o sistema operativo Symbian S60 V5, sistema operativo já adoptado no conhecido SE Satio.

Trata-se de um telemóvel com um ecrã TFT táctil de 3,2 polegadas (16:9) com uma resolução de 320 x 640 pixels, uma câmara de 5 Megapixels com flash LED e geotagging e capacidade para gravação de vídeo em formato 720p. No coração do dispositivo bate um processador de 720MHz com suporte a gráficos PowerVG SGX.

O equipamento tem também WiFi 802.11g com tecnologia DLNA, Bluetooth 2.1 com A2DP, Rádio FM com RDS, GPS com aGPS, saída de 3,5mm para som e TV, bateria de 1200 mAh com autonomia para 18 dias em standby ou 12,5 horas em conversação, 75MB de memória interna e um cartão de memória microSD de 8GB (incluído, suporta até 16GB).

Codecs multimédia suportados:
– Áudio: MP3/WMA/WAV/RA/AAC/M4A
– Vídeo: WMV/RV/MP4/3GP

O dispositivo chegará também na Primavera, ainda sem qualquer preço definido.

Este artigo foi escrito por em 15 Fev, 2010, e está arquivado em Destaques, Gadgets, Novidades. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: