« Friday Fun Extensões e temas do Chrome passam a ser pagas… »
21/08/2010
Escrito por em Novidades | 2.403 Leituras

Demorou mas chegou! A Google finalmente anunciou a disponibilidade do plugin de voz e vídeo do GTalk para Linux. A partir de agora, passa a ser possível aos utilizadores de Linux efectuarem chamadas de vídeo/voz com os seus contactos (estejam eles em Windows, Mac, Linux) directamente a partir do GMail/iGoogle/Orkut.

De momento, o plugin está apenas disponível para instalação em sistemas Debian/Ubuntu. A Google diz que muito brevemente lançará pacotes RPM para distribuições como Fedora, Mandriva ou openSUSE. Basta aceder a gmail.com/videochat e clicar em Instalar o chat de voz e vídeo.

O plugin, lançado cerca de 2 anos depois dos homónimos para Windows e Mac, chega já um pouco atrasado na videoconferência em Linux. Os utilizadores podiam, já há cerca de um ano, efectuar chamadas de vídeo através do protocolo GTalk/XMPP, usando, por exemplo, os IM Pidgin ou Empathy.

Segundo a Google, esta demora no lançamento deveu-se primeiro, a novas soluções de renderização de vídeo e reprodução de áudio que a Google teve que criar para assegurar compatibilidade e estabilidade em qualquer misto de software/hardware (a empresa diz também que efectuou countless tests com todo o tipo de webcams). Apesar de tudo, o plugin para Linux encontra-se, em termos de funcionalidades, ao nível do de Windows/Mac.

A Google chegou tarde à festa, mas a qualidade do seu produto e a facilidade de utilização garantem que se encontra na corrida pelo videochat em Linux (Skype ?!?!?) e garantem também que cada vez é ainda mais simples usar Linux ;-)

Homepage: Google Videochat

Este artigo foi escrito por em 21 Ago, 2010, e está arquivado em Novidades, Web. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: