« File Joiner – para juntar arquivos O que a Mac App Store pode mudar! »

Na primeira parte de este artigo vimos como se descarrega, instala e configura o Synctoy, se ainda não a leram agora era uma boa altura para o fazerem, podem clicar aqui.

Este artigo foi escrito para o KeroDicas.com por: Pedro Lopes
Cad/Cam Designer e Blogger, editor e fundador do Pmol Blog em www.pmolblog.com.

Para tudo funcionar sem nenhuma intervenção da nossa parte, temos que agendar o Synctoy para funcionar automaticamente a uma hora pré-determinada (obviamente quando o PC estiver ligado).

Lamentavelmente (ou absurdamente) a Microsoft não adicionou nenhuma funcionalidade de agendamento a esta aplicação, temos assim que recorrer ao “Programador de tarefas do Windows”.

Agendar as cópias de segurança no Windows XP.

Para aceder ao programador de tarefas do Windows clicamos em “Iniciar”, depois em “Todos os programas”, seguidamente em “Acessórios”, ainda em “Ferramentas do Sistema” e finalmente em “Tarefas agendadas”.

Dentro das tarefas seleccionamos “Adicionar tarefa agendada”.

Na primeira janela clicamos em “Seguinte”.

O Windows vai agora analisar as aplicações que estão instaladas, pelo que vai demorar alguns segundos, na janela que aparece a seguir será fornecida uma lista de prováveis aplicações que podem ser agendadas.

Embora o Synctoy lá apareça, “não o seleccionem”, cliquem em “Procurar” e entram no “Disco C”, depois em “Programas”, seguidamente em “Synctoy 2.1”, e dentro da pasta vão seleccionar o ficheiro “SyncToyCmd.exe” (não seleccionem Synctoy.exe), depois é clicar em “Abrir e depois em “Seguinte”.

Atribuímos um nome a tarefa e podemos escolher a frequência com que a mesma será executada, penso que semanalmente é suficiente, e clicamos em “Seguinte”.

O seguinte passo é definir o dia e a hora, obviamente têm que agendar a tarefa para uma hora em que o computador esteja ligado (se estiver desligado a tarefa será executada da próxima vez que o PC seja iniciado), depois de escolher o que acharmos mais adequado clicamos em “Seguinte”.

Seguidamente é solicitado o nome de utilizador e palavra-passe, o nome de utilizador é colocado automaticamente, quanto a palavra-passe só é necessária se tiverem o arranque da vossa conta de utilizador do Windows protegida, caso contrário fica em branco, depois de introduzirem os dados clicam em “Seguinte”.

Para finalizar a tarefa activam a opção “Abrir propriedades avançadas” e depois clicam em “Concluir”.

Na janela das propriedades avançadas temos que fazer umas pequenas alterações, temos que adicionar o argumento “-R” (sem aspas, ver imagem abaixo) no final da linha de “Executar”, depois clicamos em “Definições”.

O argumento “-R” vai autorizar que a cópia de segurança seja feita “em todos os pares de pastas” que foram configurados no Synctoy, se desejarem automatizar só um conjunto de pastas têm que colocar o seguinte:

-R“nomedopardepastas”

Donde “nomedopardepastas” (notem que aqui as aspas são necessárias) é substituído pelo nome do conjunto que configuraram no Synctoy, não se esqueçam de que têm que colocar um espaço antes do -R , mas não depois do R (se este pormenor não ficou bem esclarecido usem os comentários para expor as vossas dúvidas).

Já nas definições temos que desactivar as opções “Não iniciar se o computador estiver a baterias” e “Parar se começar o modo de bateria”, caso contrário se estiverem num portátil o Synctoy não funcionará a menos que estejam ligados a ficha, depois clicam em “Aplicar” e em “OK”.

Se tiverem introduzido uma palavra-passe, a mesma será solicitada agora para confirmar a alteração da tarefa.

Como podem ver na imagem abaixo, temos uma nova tarefa adicionada de fresco.

Quando a tarefa arrancar e o Synctoy estiver em funcionamento a única coisa que será visível é uma janela de comandos como a que está na imagem abaixo, notem que não têm que mexer em nada pois ela funciona sozinha.

Agendar as cópias de segurança no Windows Vista e Windows 7.

Agora vamos ao Vista e ao 7, para aceder ao programador clicamos no botão “Iniciar”, e logo acima na janela de procura escrevemos “tarefas”, depois é clicar encima donde diz “Programador de tarefas”.

No programador escolhemos “Criar tarefa básica”.

Colocamos um nome e uma descrição da tarefa e clicamos em “Seguinte”.

Escolhemos a frequência para as cópias de segurança, mais uma vez semanalmente parece-me bem, e clicamos em “Seguinte”.

Definimos a hora e o dia e mais uma vez clicamos em seguinte.

Seleccionamos “Iniciar um programa” e clicamos novamente em “Seguinte”.

No diálogo seguinte clicamos em “Procurar” e vamos até ao “Disco C”, depois seleccionamos “Programas”, seguidamente “Synctoy 2.1” e finalmente “SyncToyCmd.exe”, agora clicam em “Abrir”.

Agora temos que adicionar o argumento “-R” (sem aspas, ver na imagem abaixo), no campo “Adicionar argumentos”, notem que o que foi explicado mais acima para este argumento também é valido aqui, depois clicam em “Seguinte”.

Para finalizar activamos a opção “Abrir o dialogo Propriedades…” e clicamos em “Concluir”.

Já na janela das propriedades clicamos em “Condições” e desactivamos as opções “Iniciar apenas se o computador estiver ligado a rede” e “Parar se o computador mudar para bateria”, pelas razões já explicadas mais acima, para finalizar clicamos em “OK”.

Agora no programador de tarefas, na secção “Tarefas activas” já temos a nossa tarefa adicionada, é só relaxar e esperar que funcione sozinha.

Se ficaram com alguma dúvida têm ao vosso dispor os comentários, não se acanhem, ou podem também apresentar sugestões de outras aplicações que usem para o efeito de cópias de segurança.

Este artigo foi escrito por em 14 Dez, 2010, e está arquivado em Tutoriais. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
5 comentários em “Tutorial : Como fazer cópias de segurança com o Microsoft Synctoy, segunda parte.”
  1. simplesmente arrebatador!

  2. Excelente mesmo ;) Apresentação 5*

  3. Bravo…
    Arrebatador…
    Excelente…
    Apresentação 5*…

    Ummmm… acho que não é possível acrescentar mais nada, se bem que acho que estão a exagerar um bocadinho, olhem que fico mal habituado, obrigado a todos.

    Abraço. :)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: