« Opera 10.0 Beta 2 (Build 1679) Friday Relax »
31/07/2009
Escrito por em Análises | 15.401 Leituras

Desde o inicio desde ano, a Samsung tem provado que não quer ser apenas a segunda marca mais vendida no mundo. A aposta pela alta qualidade de acabamentos, de construção e de hardware interno utilizados tem mostrado não são exclusivas das marcas nórdicas. Uma amostra desse facto são os aparelhos tácteis recentemente lançados pela empresa como o Samsung Star, o Samsung Blade e até o Samsung Jét, apesar de nenhum destes últimos ser um verdadeiro “pacote completo”.

samsung_i8910_kero

Esclareço desde já que para mim “pacote completo” é ter um telemóvel em que todas as características estejam ao mesmo nível/patamar. Para quê ter um telemóvel onde se destacam apenas um par de características? Por exemplo o Samsung Jét S8000. Para quê um processador de 800MHz se está limitado em memória RAM e nem sequer tem capacidades de smartphone? Bem, eu podia continuar, mas já devem ter percebido ao ponto a que eu quero chegar.

Desde cedo despertei um certo interesse neste telemóvel, não só pela vontade em que eu tinha de deixar o meu velhinho Nokia 6600 de canto, mas mais pela curiosidade de ver como se comportava a plataforma Symbian S60 num telemóvel fora da marca Nokia. Já tinha visto e mexido num Samsung INNOV8 e fiquei deveras impressionado pela qualidade do conjunto.

Passo a apresentar as características oficiais deste belíssimo smartphone :
– Processador: ARM Cortex A8 600 MHz + Acelerador de Gráficos 3D HW
– Memória RAM: 256MB
– Sistema Operativo: Symbian OS S60 V5
– Redes em que opera: GSM 850/900/1800/1900 e HSDPA 900/1900/2100, Quad-Band
– Ecrã: AMOLED de 3,7” táctil com 16M de cores, capacitivo e 640×320 pixels de resolução (16:9)
– Armazenamento: 8GB/16GB + cartão de memória microSDHC de até 32GB (cartão opcional)
– Câmara: 8 Megapixels com focagem automática e flash LED, zoom digital de 4x
– Conectividade: Bluetooth 2.0 com A2DP, WiFi 802.11b/g com tecnologia DLNA, TV-Out, GPS com A-GPS, saída de som de 3,5mm, porta microUSB 2.0
– Bateria: 1500 mAh
– Reprodução multimédia:
.Vídeo: AVI (DiVX/XviD) / WMV / RV / MP4 / 3GP
. Áudio:  MP3 / AMR / AAC / AAC+ / e-AAC+ / WMA / RA
– Outros: Rádio FM com RDS, Acelerómetros, Sensor de Luminosidade, Câmara de Vídeo-Chamada, Bússula Digital
– Dimensões: 123 x 59 x 12.9 mm
– Peso: 148 gramas

samsung_i8910_kero_4

Como devem imaginar, eu levei meses a ponderar a compra deste telemóvel, principalmente porque existia um concorrente de peso pronto a chegar na mesma altura, o Nokia N97. Este último impressionou-me pela negativa, uma vez que apresentava especificações mais baixas que o Samsung i8910 por um preço superior, na altura em que o adquiri (numa super-promoção da Pixmania :p).

Desde a compra até hoje já lá vão 3 semanas, muito tempo para testar e abusar do aparelho. Fica desde já a primeira pergunta ao qual podem tentar adivinhar ao decorrer da análise: Quantas vezes carreguei, electricamente, o telemóvel até hoje? (3 semana = 21 dias) Só irei responder no final, pode ser que os valores sejam diferentes do que vocês têm na cabeça ;) .

A Caixa
Conteúdos incluídos na caixa:
– O telemóvel (acho que este até todos lá chegavam…)
– Um carregador com ponta microUSB
– Um cabo USB2.0 com ponta microUSB
– Auriculares in-Ear (aqueles que se parecem com uns tampões para os ouvidos)
– Mini-CD com drivers e o Samsung Studio (uma cópia do Nokia PC Suite)
– Bateria de 1500 mAh
– Livro de Garantia

samsung_i8910_kero_6

O Telemóvel
Para quem passa de um telemóvel de dimensões “normais” para este vai sentir um pequeno choque inicial: as dimensões algo generosas do OmniaHD. Querem ficar mais chocados? Vejam lá seguinte fotografia:

samsung_i8910_kero_2

Ok… talvez o choque não seja assim tão grande até porque ao passar dos dias ficamos habituados às suas dimensões, seja na mão, seja no bolso. Na zona frontal do telemóvel podemos ver a câmara de vídeo-chamada, o sensor de luminosidade, o enorme ecrã e os três botões para atendar/desligar chamada e de acesso ao Menu.

samsung_i8910_kero_3

Na zona lateral direita podemos ver, por ordem, o botão para capturar fotos e vídeo, a entrada microUSB 2.0 e um pequeno botão  para bloquear/desbloquear o telemóvel.

samsung_i8910_kero_5

À esquerda podemos ver os botões de Volume/Zoom +- e a ranhura para a colocação dos cartões microSDHC. Na zona inferior facilmente identificamos uma das colunas Estéreo do dispositivo.

samsung_i8910_kero_7

No topo encontramos a outra coluna de som Estéreo além da saída de som de 3,5mm.

O plástico glossy negro que envolve o telemóvel é bastante robusta, acabamento acima da média e com garantias de não ter folgas, pena mesmo é que se risca com enorme facilidade quando não protegido por uma bolsa de transporte e fica marcado com dedadas facilmente. Portanto, se te aventurares com um telemóvel destes na rua, nunca ponhas chaves, moedas ou outros objectos no mesmo bolso em que transportas o aparelho. Um paninho para limpar as dedadas também deve andar sempre atrás.

O Ecrã
O ecrã AMOLED do Samsung i8910 OmniaHD é verdadeiramente de outra galáxia, completamente indescritível. Pretos que são mesmo pretos, brancos que são mesmo brancos, cores que são mesmo cores! (e não aquelas cores deslavadas típica dos ecrãs LCD-TFT de 16M de cores)

ScrSht000001

É impossível não desejar-mos ver um filme de pura acção como o Matrix no nosso telemóvel. O ecrã apresenta uma qualidade elevadíssima, é capacitivo (ou seja, basta encostar o dedo) e permite que nós possamos deslumbrar dos detalhes típicos deste tipo de filmes, de todos os ângulos, sem distorções de cores ou desfasamentos.

samsung_i8910_kero_10

Em relação ao ecrã principal, podemos ter TouchWiz UI activado como o podemos desligar. O TouchWiz UI permite a colocação de widgets em três ambientes de trabalho distintos, entre os quais o relógio, o calendário, um controlador do leitor de música ou do rádio, entre tantos outros widgets presentes (Facebook, Youtube, My Space, Flickr ou Picasa, despertadores, calculadoras, um bloco de notas, etc). Por opção própria desliguei o TouchWiz UI em função do aumento de autonomia da bateria, deixando a interface clássica do Symbian S60.

ScrSht000003

Uma má notícia é o mesmo não ter Kinetic Scrolling fora do browser, sempre facilitava um pouco na navegação entre menus. Escrever uma mensagem através do ecrã é tarefa fácil, uma vez que podemos escrever uma mensagem em modo QWERTY (mais rápido), em modo alfa-numérico (como o teclado tradicional dos telemóvel) e ainda em modo de escrita manual, e também rápida graças à capacidade de resposta elevado do ecrã.

O Som
Quanto a som, o sistema Estéreo integrado cumpre bem a sua função e apresenta um bom grau de nitidez, mas apresenta alguns problemas. O nível máximo de toque de chamada é bom, o som proveniente do leitor musical ou do rádio também são bastante boas, no entanto, quando confrontamos o aparelho com som proveniente dos filmes, simplesmente estes apresentam um grau de som muito baixo (de 0 a 10, ouvimos apenas 6 com o volume no máximo).

ScrSht000017

Já com os headphones de origem pode provar o seguinte: qualidade de som entre o mediano e o bom tanto para música como para filmes, mas podiamos ter um volume máximo ligeiramente mais elevado e não apenas “alto”. Em relação ao problema de qualidade dos auriculares, o problema resolve-se com uns melhores (Philips, Pioneer, Sony ou mesmo o Beats do Dr. Dre).

Nada como uma simples ida ao menu secreto (*#0002*28346#) para resolver o problema do volume.

A Câmara
– Fotografias
A nível de fotografias, os 8 Megapixels da câmara presente no OmniaHD conseguem tirar fotos excelente e com um bom nível de detalhe. Apresenta todas as funções reais de uma máquina fotográfica digital, ou seja:

samsung_i8910_kero_8

. Modo de Fotografar (Única, Continua, Panorâmica, “Smile Shot”, Mosaico e Frame);
. Modo de Cenário (Normal, Retrato, Paisagem, Nocturno, Desportivo, Festivo, Praia/Neve, Pôr do Sol, Crepúsculo, Cores de Outuno, Fogos de Artifício, Texto, Luz de Vela ou Backlight);
. Modo de Focagem (Focagem Automática, Macro, Detecção Facial);
. Escolha de resolução (8MP, 5MP, 3MP, 2MP, 0.3MP, Wide 6MP, Wide 2MP, Wide 0.2MP).

samsung_i8910_kero_9

– Vídeos
Em relação aos vídeos, a Samsung ultrapassou recentemente um problema relacionado com o codec de som utilizador na gravação de vídeos. O codec anteriormente utilizado, o AMR, tornava o som do filmes capturados completamente horríveis e sem qualidade alguma. Num update recente, lá a Samsung acabou por trocar o codec AMR pelo AAC, pelo que o aumento de qualidade torna-o “compatível” com a qualidade de vídeo que captura.

O outro destaque vai para a gravação em alta-definição, no formato 720p. O terminal consegue gravar neste formato a uns bons 24fps e apresenta-se com 4 modos de gravação diferente (Normal, Limitada para MMS, em Câmara Lenta e em Câmara Rápida) com a possibilidade de ligar também o Flash LED (modo lanterna).

O GPS
O módulo GPS utilizado neste modelo é um dos mais rápidos a processar os dados provenientes das satélites geo-estacionarias quando liga, cerca de 5-15 segundos. Juntamente com o software instalado para a navegação, o Samsung LBS (Route66), a aliança é perfeita.

ScrSht000007

Podemos fazer o download actualizado de todos os mapas do mundo de forma gratuíta, bem como as vozes para o turn-by-turn, função que nos “conduz automaticamente” para o nosso destino pretendido. Para uma melhor rapidez de funcionamento, o A-GPS faz automaticamente o download de um ficheiro com os satélites presentes na zona, sem necessidade de estar sempre “online”.

ScrSht000008

Existem outros software que fazem uso do GPS, por exemplo, o Google Maps, o Garmin XT (com turn-by-turn) e até o Ndrive (com turn-by-turn, vai ser distribuído no nosso país com este software).

Multimédia
Lê ficheiros multimédia como se não houvesse amanhã. Chega mesmo a ser impressionante como este telemóvel “lê” um filme com 800MB em formato AVI, sem qualquer conversão específica, e o reproduz sem qualquer break de processamento e com legendas! Simplesmente fantástico. É só sacar o filme, “colar” as legendas através do método já apresentado anteriormente, transferir para o telemóvel e passar uma bela noitada a ver filmes.

Como já referi em cima, o OmniaHD lê os seguintes formatos:
.Vídeo: AVI (DiVX/XviD) / WMV / RV / MP4 / 3GP
. Áudio:  MP3 / AMR / AAC / AAC+ / e-AAC+ / WMA / RA

Malta da Samsung, lembrem-se de colocar o formato MKV para os filmes e OGG para as músicas numa próxima actualização, ok??

Em relação ao rádio FM, esta consegue captar bem o sinal das antenas FM, com a excepção óbvia para túneis e parques de estacionamento subterrâneos. Apesar de não possuir funções para transmitir ondas de rádio FM como o Nokia N97, existe um pequeno hack para contornar a situação (basta procurar no sítio certo).

Conectividade
Já falei do GPS de forma propositada e separada, apesar de pertencer a este grupo. A nível de ligações, o telemóvel encontra-se bastante bem preparado. Além do GPS com a-GPS, o telemóvel possui WiFi 802.11b/g que nos permite navegar na Internet a velocidade de cruzeiro, além de suportar os principais protocolos de segurança (WEP, WPA, WPA2). Também suporta tecnologia DNLA que nos permite fazer streaming de conteúdos multimédia directamente com uma televisão ou uma consola que suporte a tecnologia.

ScrSht000038

O Bluetooth 2.0 com A2DP também se encontra presente neste terminal, com velocidades de transferência rápidas entre dispositivos, seja entre telemóveis como entre computadores.

ScrSht000009

A saída microUSB 2.0 do terminal está também preparada para a transferência de ficheiros entre o PC e o mesmo, e através da ligação e com a ajuda do Samsung PC Studio, podemos tornar o nosso telemóvel num modem 3G, haja tarifário para isso…

Em relação ao TV-Out, é necessário adquirir um cabo (é barato) para poderem ligar o telemóvel ao televisor e transformar o OmniaHD num leitor de DivX/XviD.

Para partilhares os teus momentos na Internet com os amigos, familiares e restantes, o telemóvel vêm “carregado” com as seguintes redes sociais:
– YouTube
– Facebook
– Picasa
– Photobucket
– Flickr
– Friendster
– MySpace
Aconselho vivamente a enviar fotos/vídeos através das redes WiFi, senão podem dizer adeus ao saldo num ápice.

Software
Por muito mal que digam do sistema operativo Symbian, é verdade que acenta que nem uma luva neste terminal. Simples, rápido e principalmente super organizado, é o que se quer num telemóvel destes.

A nível de aplicações de origem, temos uma que é fixa no terminal: o Photo Contacts, que se resume numa simples agenda telefónica fotográfica onde se poderá atribuir a cada foto pessoal até 8 números telefónicos diferentes.

ScrSht000046

De origem também temos instalado um compressor ZIP, um e-Dicionário bastante completo, leitores de ficheiros Office (para edição teremos de adquirir a versão completa) e de PDF, Smart Reader (leitor de cartões de contactos), IM integrado (mas sem qualquer configuração) e um jogo de corridas, o Asphalt 4, que faz uso das capacidades dos acelerómetros para transformar o telemóvel num volante e que também permite uma corridas Multiplayer. O Real Player também já vem instalado e o Route66 pré-instalado.

ScrSht000049

Facilmente se encontram aplicações para o telemóvel, como por exemplo através da OVI Store da Nokia (basta registar e dizer que tem um Nokia 5800 ou Nokia N97 – este último é preciso ter atenção nos jogos porque alguns deles usam o controlador de direcção físico), ou mesmo na Internet, bastanto para isso pesquisar no Google por “app s60v5”.

Já encontrei bons jogos (Jogo do Galo, Solitário, Damas, o Abracadaball, o CSI, o UNO ou até o Crash Bandicoot Nitro Race 2) e algumas aplicações úteis (ScreenSnap para screenshots, Tweets60 para o Twitter e o Slick para multicontas IM com suporte ao Messenger).

Bóssula Digital
Tornou-se uma moda ao qual para a maioria de nós passa em branco. A bóssula digital é bastante precisa, mas antes de funcionar a 100% é necessário calibrá-la sempre que inicia a aplicação da bússula. Para calibrar, basta agitar para todas as direcções possíveis o telemóvel até a sinalética à volta da bóssula passar de vermelho a verde. E sim, o Norte é mesmo para o Norte.

ScrSht000011

Processador, memória e armazenamento
No que se trata de processamento, a Samsung escolheu correctamente o processador: um ARM Cortex A8 que trabalhar a 600 MHz com Acelerador de Gráficos 3D HW. Este processador tem a particularidade de ajustar a velocidade de processamento automaticamente em função da tarefa desempenhada, ao contrário do que acontece no rival Nokia N97 (o processador ARM 11 trabalha sempre à mesma velocidade, 434 MHz). O processador ARM Cortex A8 ainda tem margem de manobra para mais, muito mais. Vejam um benchmark entre o Nokia N97 e o Samsung i8910 OmniaHD.

A nível de memória RAM interna, o Samsung i8910 OmniaHD envergonha qualquer adversário. Como o sistema operativo Symbian S60 permite correr em simultâneo várias tarefas, os 256MB de memória RAM chegam e sobram perfeitamente.

A nível de armazenamento, a Samsung disponibiliza duas versões diferentes: uma com 8GB e outra com 16GB, esta última com um preço algo exagerado. Podemos ainda adaptar mais espaço de armazenamento, através de um cartão microSDHC de até 32GB

Quase que me atrevo a dizer que era capaz de correr um Windows XP ou uma distribuição Linux nas mais perfeitas condições ;)

E finalmente a autonomia
Com tudo isto e mais alguma coisa, já descobriram a resposta à pergunta inicial? Passo a relembrar: “Quantas vezes carreguei, electricamente, o telemóvel até hoje?”

A enorme bateria de 1500 mAh, a mesma presente no Nokia N97 e Nokia E71, permite-nos uma autonomia muito longa, mas sem os exageros dos valores oficiais da Samsung: até 13,5 horas em conversação e até 25 dias em standby. Segundo a maioria das opiniões mundiais, a 1500 mAh podem durar até 10 horas em conversação e até quase 19 dias sem carregar.

Em relação aos meus valores medidos, 1500 mAh permitem apenas 5 horas de GPS, 41 horas de música contínua e até 14 dias em standby (sim, 14 dias!). Estes valores podem ser mesmo comparáveis com os do novo iPhone 3GS.

Resposta à questão inicial: Até hoje, apenas carreguei o telemóvel 3 vezes.

Considerações finais
O Samsung i8910 OmniaHD é bom demais para ser real, uma escolha que se torna racional quando confrontado com um bom preço de venda, podendo mesmo deixar o mais recente iPhone 3GS “pendurado” nas prateleiras. Quanto a concorrentes directos, actualmente podemos apontar o Nokia N97 e o HTC Touch Diamond2/Pro2 como rívais, apesar de estes serem inferiores ao modelo aqui apresentado da Samsung. O único verdadeiro rival deste terminal será futuramente o Sony Ericsson Satio (Idou).

Os únicos contras que lhe posso encontrar são a falta de diversidade de software que existe para o aparelho (futuramente resolvido com uma App Store Symbian), a falta de mais widgets (futuramanete resolvido após conclusão do consurso para o desenvolvimento de widgets da Samsung), o flash que podia ser em Xenon, a falta da existência de uma protecção para a lente fotográfica, a impossibilidade de podermos editar documentos Office sem ter que pagar, e claro, o consumo de energia algo exagerado e o aquecimento do dispositivo quando utilizamos funções GPS.

Apesar de todos estes defeitos, o smartphone é um dos mais completos do mercado.

Homepage: Samsung i8910 OmniaHD

Este artigo foi escrito por em 31 Jul, 2009, e está arquivado em Análises, Destaques, Gadgets. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
25 comentários em “Gadget Lab: Samsung i8910 OmniaHD”
  1. Tens o numero da megan fox ? :D

    • E aqui está o teu _________ . Lembras-te? ;)
      E claro que sim, a Megan Fox é patrocinadora oficial do KeroDicas.com, desde Janeiro -> http://www.kerodicas.com/geral/artigo=13391 . Naquela sessão fotográfica ela não pode vir, infelizmente tivemos um jantarinho :P, e mandou a prima para as fotos. Ela já prometeu que no fim deste ano a sessão fotográfica é mesmo com ela :)…

      Quanto ao número, questão de entrares na lista de espera. Envia mail para EuQueroNºdaMeganFox@kerodownload.com , com foto, currículo e o tamanho, em GB, da tua colecção de fotos dela. Em inglês, claro :P

      Quanto à análise, É GRANDE, JARIMBA! (o sentido ambíguo da palavra aplica-se aqui :)

  2. Grande análise JARIMBA! :D

  3. Vitor Sobrinho diz:

    epah! assim dá vontade de comprar um…fiquei com a impressão que este modelo dá 20-0 ao iPhone…serei só eu?

  4. Excelente! :D

  5. morionadidere diz:

    Sim é uma analise até interessante mas nao era suposto isto ficar em lugar de analises em vez de noticias?
    Quanto ao que foi dito tudo bem parece ser um produto e na minha opinião muito superior ao Iphone que para mim só dá abada aos telemoveis "low-cost". Acho que não estou a ser assim tão mauzinho quanto ao Iphone.
    Falando do telemovel em questão, aqueles Auriculares in-Ear detesto! Prefiro outros mais «normais», e eu tenho experiencia dos Auriculares in-Ear e sei que me ficam muito mal já que não se adaptam a qualquer ouvido! Pelo menos o meu não e de uma inglesa (jeitosa e quase da minha idade) que estava comigo na loja tambem a testar esses auriculares. A qualidade gráfica neste tipo telemoveis no aspecto dos jogos poderia ser muto melhor mais isto serve de aviso a todas

  6. morionadidere diz:

    as marcas que produzem produtos destes, pensam que é impossivel melhorar? Não! Até para alem do mais isso ja foi debatido em universidades, apresentação de prototipos e entre mais outros sitios como foi o caso da Sony, Nokia, Nintendo e outroas empresas relacionadas mais para o mundo da informática e são desconhecidas para muitos que não estão dentro da matéria.
    Mas prontos… 25 dias standby????????????????????????? Nem o meu que é uma versão recente que só saiu em Março deste ano nem dura tanto… prai relativamente 5 dias e ja vou com sorte :S Tudo bem que não um «XPTO» mas é de uma versão Media (tambem pelo o dinheiro que tinha infelizmente não pude comprar um mais caro :'( )
    Cumprimentos.

  7. Boa análise! Bastante completo. Para quem tenciona investir num novo phone este parece uma boa alternativa ;)

  8. esmeraste-te: PARABÉNS! by the way, nice mobile you got there!

  9. Muito boa análise. Estava inclinado por comprar este também… Uma pergunta: ainda não tive a oportunidade de ver o terminal ao perto, mas não achas demasiado grande?

    Cumps

    • Só um bocado, mas não é por causa de uns centimetros que vou abdicar de um aparelho bastante completo (sempre é melhor que comprar um Samsung Star + Um GPS + Máquina fotográfica com 8 Megapixles + um leitor multimédia (PMP) com 8GB)

  10. mt obrigado pela analise
    mt exclarecedora como sempre no kerodicas

  11. morionadidere diz:

    Só falta vir a Revista Kerodicas sobre terminais, para combater a connect, ja que a connect para demonstrar os verdadeiros factores sobre terminais não tem sido das melhores…
    Aqui fica a sugestão.
    Parabens à equipa kerodicas, continuem a fazer o bom trabalho e se for possivel melhor, força! Que o melhor venha. :)

  12. João Ramiro diz:

    excelente análise, exclareceu me muitas duvidas… desconhecia ainda o SO s60v5 em algumas coisas. estou para comprar um touch no final deste verão e ainda ando a "escolher"…

    ja agora, essa ideia do morionadidere da revista, podiam "pedir" umas paginas numa exame informatica (ou outra qualquer). pensem nisso :)

  13. eu nunka vi uma analize tao completa como esta. Nem a samsung o fazia XD
    o post esta excelente
    parabens

  14. Jackmate diz:

    Parabéns por este review, é o mais completo que já vi em português e tá bem ao nível dos melhores que vi em inglês e olha que já vi muuuitos:)

    Este é basicamente o terminal que eu estava à espera que saísse com o OS S60 9.4, e que fizesse frente à Nokia. Pela 1ª vez na vida um equipamento destronou a Nokia no meu top 5 de Brands e isso não é fácil, pq eu já uso o OS S60 há mais de 7 anos. Acho que realmente ainda há umas arestas para limar, mas que s prendem mais com a maturidade do sistema operativo na versão touch do que com o hardware. E é como dizes assim entrelinhas, praticamente todos os pontos fracos podem ser resolvidos, basta procurar bem, porque ele é todo personalizável. É o telemóvel com mais potencial que há por aí actualmente no mercado e veio impôr um novo ritmo na concorrência, marcando um ponto de viragem no mundo GSM, sendo este o primeiro terminal a gravar e reproduzir ficheiros de 720p

  15. Comprei o i8910 após ler essa análise!

  16. Ola meu nome e gleiso, queria saber se alguns devoces saberia mi enformar um saite ou loja que podece adiquirir o omniahd i8910 de preferencia que seja em belo horizonte ou um saite seguro que não seja tão carero quanto o mercado livre; obrigado

  17. Parabens pelo review, alguem me pode dizer se o samsung da para instalar o msn ???
    obrigado

  18. Oi ppl eu tenho um i8910 hd, quando tiro fotos seja qual for a resolução cada vez que passo para o pc com ou sem o programa de instalação que o tel… traz as fotos ficam todas esticadas não ficam normais porque será?

  19. oi gleiso se em belo horizonte haver uma loja “the phone house” vai lá que o meu foi la comprado e so custou 359 euros.

  20. Jorge Teixeira diz:

    Viva, já tenho o meu a algum tempo desde que surgiu em 2009, de facto a imagem é fantástica para ver filmes enfim, acho contudo que o som de gravação de video é fraco de baixa qualidade muito ruído muito “lixo” sugado.
    Quanto ao som da biblioteca de facto podia ser mais alto…e …aí torce o não sei a quem, porque experimentei o código para modificar os parâmetros e não assumia, alguem sabe como o fazer assumir o código*#ooo2….# funciona mas não assume a “ordem que se lhe dá.

    Obrigado, se poderem ajudar…

  21. Essa bussola aí , nunca fica verde ! Alguma dica ?

  22. Ola, tenho um samsung I8910 e gostava de restringir chamadas recebidas, sempre pede-me uma senha de restriçao, nao sei qual é, o que faço? ajudem por favor
    meu email é: mery-fg@hotmail.com

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: