« Intel com novos SSD da série 310 Friday Fun – A última sexta de 2010… »
31/12/2010
Escrito por em Análises | 6.153 Leituras

A Motorola será dividida no próximo dia 4 de Janeiro de 2011. A análise relativa aos tempos incertos que se aproximam da gigante norte-americana é feita pela The Economist. O KeroDicas.com salienta os pontos relevantes desta análise. Confira!

No artigo da The Economist Motorola: Breaking up são referidos os pontos pelo qual a multinacional norte-americana encontra-se numa fase delicada. No próximo dia 4 de Janeiro, a Motorola será dividida em duas empresas: Motorola Solutions – incorporando os negócios ligados à saúde como scanners móveis e dispositivos de comunicação de emergência; Motorola Mobility – com a agregação do negócio dos telemóveis e TV set-up box. É na Motorola Mobility que recaem os maiores receios.

É necessário recuar até o início e meio da década que está prestes a findar para lembrar um dos períodos dourados da Motorola. Na altura em que os telemóveis em V ou “Clamshell” eram moda, a Motorola tinha uma posição de inveja face aos seus concorrentes, nomeadamente a Nokia que veio a perder bastante quota de mercado devido a não possuir telemóveis decentes neste formato durante este período. Os telemóveis que impulsionaram as vendas e o status quo da Motorola foram a série RAZR com os famosos V3 e V3i:

As evoluções não foram muito significativas, contudo o V3 e o V3i tornaram-se acessórios fashion com o V3i a ganhar múltiplas edições estéticas como a Dolce & Gabana apresentada na figura anterior. Em termos de diferenças dos dois telemóveis, poderão verificar as mesmas na tabela seguinte:

Assim que estes dispositivos começaram a sair de moda, a Motorola entrou num declínio que a tirou do panorama móvel.

Recentemente com o surgimento do Android, a Motorola apostou fortemente neste Sistema Operativo (SO) móvel com dispositivos a ter bastante sucesso no mercado, como foi o caso do Motorola DROID/MILESTONE:

O sucesso e retorno da empresa às luzes da ribalta, fez com que esta apresentá-se lucros no terceiro quadrimestre, facto inédito nos últimos três anos. Apesar do sucesso que a Motorola está a ter e ser das poucas fabricantes a anunciar, para o próximo ano, ofertas de smartphones com processadores dual-core – como é o caso do Olympus que podem ver aqui – a Motorola enfrenta cada vez mais uma séria concorrência de marcas como a HTC.

Para além da óbvia concorrência, alguns analistas prevêem mudanças no mercado de smartphones. Com numerosos fabricantes a entrar no mercado de smartphones, crê-se que este venha a tornar-se como o mercado dos PC’s – muitos fabricantes e com reduzidas margens de lucro. Estas perspectivas podem “por em cheque” a Motorola e outras fabricantes que obtêm elevados lucros com a venda de smartphones de gama alta.

Opinião: No fim, quem conseguir incutir ao consumidor um certo status quo dos seus produtos face à restante concorrência, poderá manter margens de lucro elevadas que conseguirá na mesma manter um leque de consumidores fiéis. O caso da Apple não é de descartar, pois a sua legião de fãs continua a comprar os seus produtos, mesmo com as margens de lucro da empresa da maçã. De facto, a Apple não é diferente das outras marcas, os seus produtos são fashion e com uma qualidade que a concorrência tentou reproduzir, como foi o caso do iPhone. Caso se venha a cumprir os desígnios dos analistas, os smartphones vão mesmo inundar os mercados (ainda mais). Com esta afluente, não sei até que ponto é que será lucrativo a fabricação de “telemóveis convencionais”. A propagação das redes sociais faz com que seja exigido cada vez mais aos dispositivos móveis. Essas exigências são mutáveis no tempo, pelo que o consumidor irá exigir que o seu dispositivo mantenha-se actualizado e com os novos serviços disponíveis, seja por actualização do software, seja pela instalação de novo software lançado para o propósito – lacuna que os “telemóveis convencionais” não poderão combater.

Da minha parte resta agradecer a quem tem seguido o KeroDicas.com e os meus artigos durante o escasso tempo, no presente ano de 2010, em que estive nesta equipa. A todos os visitantes e staff KeroDicas.com e KeroDownload.com, UMAS BOAS ENTRADAS EM 2011 E QUE O MELHOR DE 2010 SEJA O PIOR DE 2011 – sei que é cliché, mas também é sincero :smile: !!!

Opiniões, posições e oposições –> Comments Section!

Este artigo foi escrito por em 31 Dez, 2010, e está arquivado em Análises, Destaques, Outros. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
1 comentário em “Motorola com futuro incerto para 2011!”
Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: