« Firefox 4 consegue superar Internet Explorer 9 Nintendo 3DS e o seu custo de produção »
29/03/2011
Escrito por em Análises | 15.768 Leituras

Imagem : Asus

Tal e qual como acontece nos portáteis, a tarefa de escolha de um netbook é algo complicada, os modelos já chegam ao mercado configurados pelas marcas e não temos maneira de escolher os seus componentes.

As diferenças entre modelos também são bastante difusas, tendo as marcas contribuído grandemente para a confusão ao criar sucessivos modelos nos quais os componentes são os mesmos e só mudam as referências, já para não falar de que todos os modelos (recentes e antigos) partilham não só as mesmas prateleiras nas grandes lojas mas também os preços, dificultando ainda mais o processo.

Obviamente a explicação individual dos componentes que já foi feita nos artigos anteriores também é válida para os netbooks, mas as especificidades deste segmento serão explicadas neste artigo, podem ler os anteriores nos seguintes links :

Como escolher um computador: parte 1, tipo de computador.

Como escolher um computador: parte 2, caixa e fonte de alimentação.

Como escolher um computador: parte 3, placas mãe.

Como escolher um computador: parte 4, processadores.

Como escolher um computador: parte 5, memória RAM.

Como escolher um computador: parte 6, placas gráficas.

Como escolher um computador: parte 7, disco rígido e periféricos.

Como escolher um computador: Março de 2011.

Como escolher um portátil: Março de 2011.

Tal como aconteceu no caso dos portáteis, neste artigo não vamos fornecer configurações específicas, vamos sim explicar quais os componentes mais actualizados e o leitor terá de usar esta informação e dirigir-se as lojas para a escolha do netbook que mais se adequar ao seu caso em particular.

Tamanho do monitor.

Imagem : Asus

Uma das maiores limitações que podemos encontrar nos netbooks é o reduzido tamanho do monitor, e falo por experiência própria pois tenho um Asus EeePC 1008 HA (aqueles mais fininhos que cabem a vontade num envelope A4), com quase dois anos e que uso (ou melhor, abuso dele) “diariamente”.

Estes pequenos tamanhos são suficientes para tarefas básicas de consumo de informação, já para criar alguma coisa é bastante mais complicado, nomeadamente a níveis de design ou edição de vídeo e áudio é para esquecer, o ecrã não tem espaço suficiente para trabalhar confortavelmente (já para não falar do rendimento), lembrem-se disso na altura da escolha e optem pelos que têm monitores de maior dimensão.

Os criadores deste segmento, a Asus com a sua linha EeePC, começaram por introduzir monitores com 7”, mas a medida que foram lançando novas versões os monitores também aumentaram, actualmente as 10” são consideradas o normal, tendo os topo de gama 12”, sim, também há netbooks topo de gama.

Apontem sempre para as 12”, o tamanho do netbook será maior mas nada de relevante e compensa em conforto de utilização, de referir também que quanto maior for o tamanho do monitor mais bateria gasta, de qualquer modo podem contar com um mínimo de 3 e um máximo de 6 horas de bateria, consoante os modelos e a sua utilização, só a título de exemplo o meu 1008 HA com o Wi-Fi ligado dá para pelo menos 3 horas de utilização intensiva, notem que dada a sua reduzida espessura é dos que têm as baterias mais pequenas.

Processador.

Imagem : Samsung

Todos os dispositivos deste segmento usam os processadores Atom da Intel, já começam a aparecer algumas opções que usam a plataforma Fusion da AMD, a qual é melhor a nível de performance e consumo, mas como não estão largamente disponíveis no mercado ainda não serão incluídos neste artigo (talvez no artigo de Maio), de referir ainda que a Intel já está a preparar a próxima geração Atom conhecida pelo nome CedarView e que apresentará as primeiras amostras já em Abril, mas a data de previsão de entrada no mercado destes últimos é o quarto trimestre de 2011.

Existem várias gerações dos processadores Atom, a mais recente é a plataforma Pineview, mas ainda permanecem no mercado algumas plataformas anteriores, por exemplo: Silverthorme e Diamondville.

Trocando por palavras que vocês percebam, os processadores mais antigos e que não convém comprar são os das plataformas Diamondville e Silverthorne, especificamente as referências: 230, 330, N270, N280, Z500, Z510, Z515, Z520, Z530, Z540, Z550, Z560.

Os da série Pineview são os que merecem a vossa atenção, as referências dos que têm um núcleo são as seguintes: D410, D425, N450, N455, N470 e N475, as referências dos que têm dois núcleos são as seguintes: N550, N570, D510 e D525, sendo este último rei e senhor da performance, o D525 é o melhor de todos mas também é o que consome mais bateria, podem ver uma listagem completa da série Pineview aqui.

Memória RAM.

Como já falamos em artigos anteriores aqui mais uma vez podem aplicar a norma de “quanto mais melhor”, tendo em atenção os limites do respectivo sistema operativo, de qualquer modo não há muita escolha possível, a maioria dos netbooks a venda têm só 1 GB de memória RAM e em alguns casos 2 GB.

Tendo em conta as limitações naturais deste segmento é altamente recomendável comprar com 2 GB, mesmo que venha só com 1 GB façam o upgrade logo no momento da compra, em qualquer loja podem fazer esta actualização (deve andar na casa dos 50€), por norma basta retirar a tampa e adicionar a memória, ou no caso dos mais pequenos retirar a que lá está e colocar uma de maior capacidade.

Placa gráfica.

Imagem : HP

Neste capítulo lamentavelmente não temos muitas opções a escolha, a maioria dos netbooks que estão no mercado usam a placa integrada Intel GMA 950 que tem uma performance realmente sofrível, esta opção é usada para manter os tentadores preços destas máquinas, no entanto estragam grandemente a experiência de utilização.

Notem que esta placa integrada é suficiente para tarefas básicas de Internet, email e documentos, desde que esqueçam os jogos e vídeo de alta definição, aliás, mesmo vídeos do YouTube de 360p podem funcionar aos saltos se estiverem a executar alguma outra operação no background.

A melhor opção é escolher um netbook com acelerador gráfico Broadcom Crystal HD (existem muito poucos no mercado) que já permite ver vídeo em alta definição, ou melhor ainda optar pela plataforma ION2 da Nvidia, esta última além de permitir vídeo em alta definição dá-se ao luxo de poder correr alguns jogos com um certo à vontade, notem que os netbooks com esta solução da Nvidia são os mais caros.

Restantes componentes.

Nos restantes componentes não há realmente possibilidade de escolha, são os mesmos para todos os netbooks, Webcam com microfone, placa de som, placa de rede, portas USB, etc.

Os discos rígidos são também um dos pontos mais fracos, a grande maioria são de 4200 rotações, o que em conjunto com 1 GB de memória Ram traz resultados desastrosos a níveis de performance, os discos SSD são a solução ideal para estes equipamentos, não só são absurdamente mais rápidos como também consomem muito menos energia, pena é que encareçam o preço final em demasia.

Como escolher?

Recapitulando, o Netbook que neste momento oferece a melhor relação preço/rendimento terá um processador Atom de dois núcleos N550 ou N570, 2 GB de memória RAM e monitor de 10”, podem encontrá-los de várias marcas e com preços na casa dos 300 a 400 euros, se tiverem que comprar mais barato optem pelo processador de um único núcleo N455 ou N475 com 1 GB de RAM e monitor de 10”, estes estão abaixo dos 300 euros.

Imagem : Asus

Quem tiver a carteira mais recheada pode optar pelo topo de gama, com processador Atom de dois núcleos D525, 2 GB de RAM, monitor de 12 “, e placa gráfica ION2 da Nvidia, é o melhor netbook que se pode comprar e actualmente só existe um modelo disponível no mercado, o Asus EeePC 1215N, o preço está na casa dos 460 euros, em última análise com este montante podem adquirir um portátil com mais capacidade, mas terá um tamanho muito maior e uma limitada vida de bateria reduzindo assim a sua mobilidade, é precisamente esta escolha que vocês terão de fazer.

Para esta série ficar completa ainda resta falar dos tablets, mas tendo em conta que a única opção viável do mercado é o iPad 2 não faz muito sentido falar deles agora, dentro de poucos meses teremos mais alternativas disponíveis e na altura será então feito o respectivo artigo.

De qualquer modo tenham em conta que um tablet é um dispositivo que é mais dedicado ao consumo de informação e não tanto a criação da mesma, sendo por isso um concorrente bastante forte para os netbooks mas não tanto para os portáteis.

Ficaram com dúvidas acerca dos netbooks? Já escolheram o modelo que vão comprar? Ou preferem um portátil? Ou um tablet? Digam da vossa justiça nos comentários.

Este artigo foi escrito por em 29 Mar, 2011, e está arquivado em Análises. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
76 comentários em “Como escolher um Netbook : Abril de 2011”
  1. BRAVO!!

    Uma rubrica mensal de ler e chorar por mais :).

    Muito boa abordagem!

    O meu Asus 1000H ainda se aguenta para as curvas… mas já não estou com ele à algum tempo… está “emprestadado” a tempo incerto ihih.

    Cumps

    • Emprestado? Acho que estás a fazer maus negócios. LOL

      O 1000 HA também é bom, a diferença para o meu 1008 HA está só no processador N270 vs. N280 e no tamanho, o meu é bem mais fininho. ;)

      Abraço. :)

      P.S. : Parece-me que estás com alguma folga, tens estado mais presente no Kerodicas ultimamente.

  2. Não gosto de netbooks para mim é:
    Trabalho Fixo/Jogo – Computador
    Trabalho móvel – Portátil ou tablet

    Onde o portátil serve mais para um trabalho “pesado” e o tablet assim como um netboook serve para pouco mais do que escrever notas…

    • Já agora parabéns, adoro esta “rubrica”. :)

    • Olá André,

      A vantagem mais evidente de um netbook é a portabilidade, é sempre mais móvel do que um portátil convencional, e tens mais vida de bateria, acho que se usasses um 1215N irias mudar de opinião, faz perfeitamente bem as vezes de um portátil, com a diferença de que tens entre 5 e 6 horas de bateria.

      Já em relação aos tablets até concordo contigo, com eles podes executar quase todas as operações que fazes num netbook dos mais baratuchos, pena é a actual falta de escolha neste segmento, vamos ver se melhora entretanto.

      Abraço. :)

  3. ola
    eu ando a mas semanas com ideias de comprar um netbook, tenho um portatil “normal” mas quero algo com mais autonomia de bateria e uma coisa facil de transportar , ate porque ele apenas vai ter uso para navegar bastante na net , fazer uns downloads … nada de mais… uso photoshop e outros tenho noçao que nao vou usar no netbook mas gostava de saber a vossa opiniao acercas deles
    ando muito virado para o samsung n210 (acho-o bastante bonito) alguem tem esse?

    **kerodicas a bombar ** =)

  4. obrigado Pedro Lopes
    pois photoshop nao ,mesmo =) para isso ainda tenho o meu outro portatil, para o que eu quero um netbook é mesmo so para o que ele serve , navegar no msn , usar o firefox uns downloads musicas…. e é mesmo pela mobilidade
    por acaso tinha visto que ele ja tinha cerca de um ano , mas é aquela coisa, eu fiz uma pesquisa e estou virado para um asus ou o samsung , e depois samsung aquilo é uma carrada deles
    este n210 nao sei o preço ainda, o que á (deve ser um upgrade deste) é na fnac um samsung nc210 na fnac por cerca de 350euros., mas no proximo mes eu já faço uma ronda as lojas, ate porque o unico que vi ao vivo dos samsung foi o n150

    • e já agora ,que esta mais dentro do assunto *mas sem estar a dar trabalho =) da vasta lista de notebook’s da samsung qual me recomenda ? preço maximo 350euros mas se for mais baixo melhor

      mas o que me interessa mesmo é que nao seja lento a navegar entre pastas …. essas coisas simples que se for um pouco mais lento enerva o pessoal
      vou ver outros , e tomar atençao ao processador como reomendou

      • Olá Hugo,

        É sempre bom fazer uma ronda pelas lojas todas e ver como param as modas antes de comprar, a carteira agradece.

        Em relação aos netbooks da Samsung e por 350€ a melhor opção é mesmo o NC210, já tem o dual core N550, mas por 370€ podes comprar um Asus 1015PN, o processador é o mesmo mas a placa gráfica é uma ION 2, muito melhor que a integrada do Samsung.

        Em relação ao ser lento é assim, tanto um como outro só têm 1 GB de RAM, isto aliado aos discos pouco ágeis dificulta bastante o multitasking, e pode acontecer saíres de uma aplicação e aquilo ficar a pensar um bocadinho antes de poderes abrir o explorador ou outra aplicação qualquer, podes aliviar um pouco esta situação se colocares mais 1 GB de memória, mas assim fica-te mais caro uns 50€, não se pode ter tudo. :(

        Abraço. :)

        • Pedro Lopes
          obrigadao pela ajuda, mas agora so falta mesmo decidir, e claro depois na loja , os mais bonitos saltam á vista. o meu limite sera os 350euros, ate porque antes de ter decidido comprar um , estava virado para os de 250e. so e pena eles usarem ddr3 , tenho aqui 2x 2GB de ddr2 sem uso
          agora outro problema que me surgiu , e que o branco é muito giro o problema e se daqui a 1 anos ou 2 ja começa a ficar amarelado XD
          mas nao se pode ter tudo

          • Olha que o branco é sim capaz de ficar amarelado, mas as outras cores não são muito melhores, e se forem brilhantes então são um íman para as dedadas, o meu é preto e brilhante e está sempre um nojo, e só impressões digitais. :-D

            Tens memória para portáteis? Olha que os DIMM de PC fixo não cabem nos portáteis, têm que ser SO-DIMM, que são mais pequenos, leia-se mais curtos, se tiveres mesmo módulos para portáteis tenta vende-los, a sempre quem queira comprar.

            Abraço. :)

  5. Boa análise, gostei bastante. Por acaso tenho o Asus EeePC 1215N, mas so tem 2GB de ram.. devo fazer o upgrade para 4GB entretanto a ver se aquilo anda mais :)

    • Olá Carlos,

      Não sei se vais notar muita diferença, de 1 GB para 2 GB nota-se bem, mas de 2 GB para 4 GB não vais notar muito, a menos que tenhas sempre muitas aplicações abertas.

      Podes é tentar também usar a funcionalidade readyboost do Windows 7, colocas uma pen USB das mais rápidas de 2 GB e configuras o ready boost, desta maneira a pen funciona como memória virtual, ou ainda podes fazer o mesmo com uma SD Card, mas tem que ser das mais rápidas.

      Já agora podes confirmas que a vida da bateria está entre as 5 ou 6 horas ou nem por isso? A performance é boa?

      Abraço. :)

  6. sim as ddr2 que tenho sao de um portatil que avariou (adivinhem mais um insys), e o arranjo é caro logo nao vale a pena

    quanto ao preto , eu sei bem o que passo com a minha ps3 , se bem que se fossem as dedadas o pior…..o pior sao os riscos no preto piano , eu ja nao a limpo, bato so com o pano para tirar o pó

    mas pronto , talvez no proximo post aqui do nosso amigo , eu ja tenha um netbook , e depois dou feedback para ajudar o pessoal indeciso assim como eu

  7. R3volution diz:

    para uma análise sobre netbooks, não falar especificamente das baterias e suas capacidades, acho um erro crasso!

    • Olá R3volution,

      Permite-me discordar, se calhar estavas distraído quando leste o artigo ;), na secção do tamanho do monitor fala lá brevemente das capacidades da bateria.

      Repara que também não há muito mais a falar, não há sequer escolha possível pois as baterias são as que já estão incluídas, e em muitos casos não estão acessíveis pelo exterior como acontece nos portáteis, no meu 1008 HA se tiver que trocar a bateria tenho que o desmontar.

      Assim de repente só me lembro de que o EeePC 1005 HA tinha uma opção para vir com uma bateria maior no momento da compra, mas este netbook já nem sequer está no mercado, e salvo erro nos restantes não há opção nenhuma.

      Abraço. :)

      • por acaso quando vi o coment do r3volution fui ver mais sobre isso , mas claro tudo depende do netbook e do OS tambem. é como o samsung que eu gostei tem supostamente 12h de bateria (era excelente se o tivesse)

        que opiniao tens do instant on , ou hyperspace ? já usaste?
        esperava encontrar mais info disto

        • Olá Hugo,

          Não, ainda não usei nenhum com instant-on, só experimentando mas francamente não acho muita utilidade, até porque um netbook não demora assim tanto tempo a arrancar.

          Penso que o NC210 não tem esta funcionalidade, pelo menos nas especificações não está lá nada.

          Abraço. :)

      • R3volution diz:

        O meu comentário visava mais propriamente o número de células e capacidades em mAh das baterias que podemos encontrar nos modelos à venda. Há ainda modelos com 3 células à venda…

        • Olá R3volution,

          É possível que os mais antigos e os que são mais finos tenham ainda baterias de 3 células, mas a grande maioria tem de 6, como disse o Hugo depende do modelo em questão, e realmente não sendo uma característica que possa ser alterada não me pareceu relevante menciona-la, como vem é como tem que ficar.

          De qualquer modo, no artigo de Maio vou tentar dar uma olhadela por alto do que está disponível no mercado e escrevo qualquer coisa acerca disso, mas repara que não posso ver as especificações de cada netbook que está no mercado, são centenas, adicionalmente muitos fabricantes nem sequer especificam os miliamperes por hora, e alguns até nem sequer falam da quantidade de células.

          Abraço. :)

  8. Epa eu tenho o acer ferrari one 200, por 400€ compensa muito mais, consigo jogar alguns jogitos nada de especial mas ainda deu para o farcry2 =P
    http://www.fnac.pt/Acer-Ferrari-One-200-313G25N-Computador-Portatil-Computador-Portatil/a274257

    • Olá Pedro,

      Realmente por esse preço não está mau, de referir que isso não é um netbook mas sim um portátil pequeno, seja como for a tua sugestão é válida.

      Consegues mesmo usar o Farcry 2 com a Radeon 3200? Tens os gráficos do jogo no mínimo?

      Abraço. :)

  9. bem nao sei se ainda aqui vem pessoal, mas já me decidi vou comprar o samsung nf 210 , é um dual core de resto as caracteristicas sao parecidas ás dos outros. tambem reparei que este traz uma entrada para um cartao sim por baixo da bateria para usar a net movel, depois a ver se consigo vender a ram ddr3 de 1GB que ele traz para comprar uma de 2GB e ai se quiseres já vos dou feedback dele

    *nao foi facil encontrar o raio deste modelo , lá na worten o arranjei mas vem da loja do colombo , e como vou para fora do pais so o tenho daqui a 2 semanas

  10. assim o farei ,ate porque em materia de netbook á pouca informaçao pessoal de utilizadores, dos eepc sim , mas é claro que esses ja estao cá fora a algum tempo.. eu por exemplo vi um netbook da marca pakardbell nao sei se conhecem e ate estava virado para esse tambem , porque tenho aqui um desktop com da AMD 8 anos e nos dias de hoje corre seven com 1 GB de ram e tem um arranque mais rapido que o meu portatil com 3 anos um intel dual core. e o unico problema que me deu foi na grafica de resto é MAQUINA XD
    quanto aos samsung o mais dificil e escolher de qual gostamos mais em relaçao ao visual , acabei de ver este http://www.youtube.com/watch?v=msdV2wGF2-E que era uma boa escolha para min pois o meu samsung jet tem a parte de traz neste vermelho o que fica bem bonito

    • Realmente essa tonalidade é bastante agradável a vista, a Samsung até a colocou nas televisões LCD e LED.

      A Packard Bell era bastante conhecida há 20 anos atrás agora nem por isso, penso que o netbook deles chama-se “dot”, a “Packard Bell” e a “Gateway” foram adquiridas pela Acer há uns anos atrás, e ainda fazem parte da Acer.

      Ora um amd com 8 anos? E arranca mais rápido que o portátil com 3? Parece-me que anda ai qualquer coisa esquisita no portátil, os operativos são iguais? ou no portátil é o de 64 bits? é que se for o de 64 o arranque é mais lento.

      Abraço. :)

      • ambos sao de 64bits, mas agora que falas nisso , o seven que tenho no desktop é o seven dos primeiros talvez a beta ainda talvez seja disso .porque realmente ele arranca mais rapido eu desde que o pus na sala com o xmbc media center que o uso mais.

        mas tambem o portail que tenho é um insys portanto tambem nao é anormal que se passe algo de errado com ele . a serio nao sei se ja trabalhaste com algum , mas pode parecer uma boa marca com bom hardware mas em termos de fiabilidade e assistencia tecnica é uma bela M***.

        • Por acaso não tinha essa impressão da Insys, se bem que nunca trabalhei com nenhum, já vi casos hilariantes na assistência técnica da Inforlandia mas sempre pensei que fosse pontual daqueles técnicos em particular, mas pelos vistos é geral.

          Desinstala do portátil todos os programas que não estejas a usar e depois faz uma limpeza do registo com o ccleaner, eventualmente fica melhor.

          • só para te dizer , tenho um insys m54sr desde o primeiro dia que o tive que me dava pelo menos 2 bluescreens por dia , chegou a dar mais de 5ou 6 . formataçao e mais formataçao e nada resolvia. foi 5x á garantia (quase 7meses no total que nao usufrui) cartas de reclamaçao exigi um novo e nada , nem nunca me souberam dizer qual era o problema ate que desisti. agora com o seven á coisa de uns 5 meses que anda bem , lá da 1 uma vez por outra mas nada de grave.

            tenho de ver esse programa, um amigo meu ensinou-me foi no tune up a tirar as coisas desnecessarias que arrancam com o windows

        • Hugo,

          Isso pode ser um módulo de memória defeituoso, usa o programa memtest para testar a memória :

          http://www.memtest.org/

          Faz o download da última versão, o pre-compiled bootable iso, descomprimes e queimas num cd, depois é arrancar através de este cd, o programa vai analisar a memória ao pormenor e se houver problemas aparecem lá os erros, o processo demora bastante, põe a executar antes de te deitares e deixa-o andar durante a noite toda.

          Abraço. :)

  11. olha ate vou testar isso . quando chegar a portugal e depois de ter ja o samsung para substituir este vou desmonta-lo todo limpa-lo ,trocar a pasta termica e o coller para um mais silencioso,formata-lo… tenho de ler mais sobre mais so bre isso porque mais um dos problemas deste insys é ter a drive estagada XD
    entao tenho de fazer tudo isso a partir de uma pen..

    mais uma pergunta sobre netbooks, tou a fazer conta depois de o ter e testar durante uns dias, de o formatar pois estes samsung trazem muita porcaria desnecessaria. achas que vale a pena eu em vez do w.Starter por o w.seven normal de 64bit ? a ver como ele se desenrasca, e tambem quanto as ram ddr3 , 2GB serve e 4GB achas que é abuso desnecessario

    • Mas há alguma coisa que funcione bem no Insys? LOL!!!

      Não são só os Samsung que trazem tralha agarrada, todas as marcas seguem mais ou menos a mesma má política, aconselho que o deixes ficar como está nos primeiros meses, podes sempre desinstalar a tralha que não faça falta, mas se mesmo assim quiseres formatar arranja primeiro todos os controladores e aplicativos, em principio o Win7 consegue detectar tudo mas por segurança convém teres tudo a mão, atenção que não sei se o Samsung traz algum aplicativo para controlo de energia, o meu eee tem um programa que reduz e aumenta a velocidade do processador consoante necessário, é para poupar bateria, se formatares podes não arranjar o programa, e não removas a partição de recuperação do operativo original, nunca se sabe se vai ser necessária ou não.

      2 GB são suficientes e fica equilibrado, penso que a despesa dos 4 GB não vai compensar o ganho de rendimento, estamos a falar de um computador com características limitadas, o operativo basta o de 32 bits, mas se quiseres o de 64 também serve, vai é demorar mais tempo a arrancar, mas olha que o starter assenta que nem uma luva nos netbooks pois exige menos da placa gráfica.

      Abraço. :)

  12. ntonio Marques diz:

    Tenho ha dois anos e meio um netbook que comprei no ,,Lidle.. um TARGA,
    que vinha completo com o Windows XP, o Corel office, Autorout2008 e Bullguard antivirus, uma pastinha bem feita e com o nome Targa gravado . Tem 4.5 horas de autonomia reais. Dou uso diario e prolongado em comunicacoes digitais moveis (transmissor antena e netbook ) e dei por ele 299 Euros. Continua como novo.

  13. Olá António,

    Obrigado pela informação, o Lidl tem as vezes boas ofertas em equipamento electrónico, nunca comprei nenhum PC ou portátil Targa e desconhecia que tinham disponibilizado também um netbook, e quatro horas e meia de autonomia é bastante bom.

    Já comprei lá um kit de colunas 2.1 há alguns anos e que ainda funciona, tenho conhecidos que compraram lá máquinas fotográficas e também não se queixam, aparentemente a qualidade do material é boa, se bem que uns headphones sem fios que também comprei lá já foram a vida, a base já não funciona.

    Abraço. :)

  14. bem eu continuo á espera, isto dos samsung sao complicados de encontrar, pelo menos a gama NF . o meu nf210 a worten ja nao o tem e diz que pediram ao fornecedor espanhol ( nao sei se foi uma desculpa ou nao , mas pela conversa deu a entender que o iam arranjar) . a minha irma gostou do nf110 e como é um preço bem razoavel e suficiente para o uso que ela lhe vai dar , tambem nao o arranjo em lado nenhum …bolas e este é o 1º defeito a apontar á gama samsung . ao contrarios dos eepc/ asus e ate packard bell que encontro aos lotes

  15. Estás com azar, mas olha que na Fnac estão lá o 110, 210 e 310, se tiveres cartão Fnac aproveita que hoje e amanhã é dia de aderente e tens 10% de desconto directo no acto da compra.

    Abraço. :)

  16. mas viste mesmo na loja ou no site ? no site dizem qe tem as coisas depos na loja nao tem , e dizem que ja nao vao ter , ou que tem de pedir so fornecedor… na worten este fim de semana dao 20% de desconto em talao o que tambem dava jeito depois para comprar o meu mas….
    sou de pombal entao tenho por onde escolher , coimbra ou leiria o problema mesmo é que eles nao os tem na loja =(

  17. bem tanto que procurei ..e hoje numa passagen pela radiopopular apanhei la os que queria , o samsung nf110 e o nf210 (sendo que o nf210 vou busca-lo amanha e uso assim o desconto de 20% , de hoje , ganho 60euros nada mau XD

    quanto ao nf110 , das 2h que o estou a usar nao me parece mau á primeira vista , é pequeno mas confortavel , teclado facil de usar …. o unico aspecto que me fez um pouco impressao foi o arrasto que tem ao trocar de pastas, ao meche-las para o lado devido á pouca ram , mas ainda vou actualizar a grafica e fazer mais uns ajustes pois tem muita coisa a iniciar no arranque tambem . e ate ver é so isso , depois la para 4f ou 5f ja posso dizer mais qualquer coisa acerca destes 2 samsung , porque experiencia de portateis pequenos só tenho do magalhaes loool

    *mais uma coisa, uma coisa que nao posso ter é um computador no quarto onde estou a dormir , nao consigo dormir com o barulho dele. quanto a este ainda sequer ouvi o cooler a trabalhar XD

    • Finalmente, LOL!!!

      Aproveita os 60 euros e coloca mais 1 GB de Ram no NF210.

      Um netbook ser mau ou bom é relativo, depende do uso que lhe é dado, é suficiente para a grande maioria das situações básicas do dia-a-dia.

      Só vais ouvir o cooler a bombar quando puxares por ele, tipicamente quando estiver a carregar a bateria que é quando está mais quente, põe o antivírus a verificar o disco e vai ao youtube ver um vídeo em simultâneo com o carregamento e certamente vais ouvir o cooler a rodar bem depressa.

      Depois diz mais alguma coisa quando tiveres o 210, uma das coisas mais interessantes é saber se de facto tem o rendimento necessário para a utilização que pretendes.

      Abraço. :)

  18. ao fim de alguns dias acho que ja posso dizer mais ou menos como as maquinas se comportam . o samsung nf110 e basicamente o nf210 apenas o ultimo tem de melhor é um dualcore , e segundo a percentagem de performance do windows diz que a grafica do nf210 é um pouco melhor . no nf110 tem 2.3 p.performance e o nf210 tem 3.0
    para quem passa de um portatil acessivelmente rapido (dualcore , 2.0MHz, 3GBram….) para um netbook vai por vezes chatear-se pois navegando de pasta em pasta , firefox ou ate o media player classic o portatil “queixa-se” fica um pouco lento , arrasta-se . nota-se o contorno das pastas depois de serem minimizadas…. se forem com calma isto nao acontece tanto ,mas acontece (agora 6f ja ponho 2GB de ram a ver se fica melhor) *mas atençao usando o firefox e o msn todo o dia abrindo e fexando o pc nao tenho qualquer queixa, funciona plenamente.(com a ajuda do tune up e tirando coisas desnecessarias conseguem po-lo um pouco mais rapido A bateria é outra historia ainda nao contei ao promenor mas contem 8h em vez das 11h que eles prometem. quanto ao software a samsung nao traz muita porcaria ate pelo contrario. uma coisa que ainda nao vi foi o “hyperspace” o segundo OS que eu vi e pensava que vinha integrado já nele. a dimensao dele tambem e acessivel consegue-se trabalhar com 1mao , mas se for com as 2ª tambem tem espaço XD o touchpad mesmo nao tendo relevo (fazer parte do chassi) eu ate ver so sai um pouco ao lado 2x mas da para perceber onde ele esta , ja o teclado eu ao escrever deslizo os dedos e pouco os levanto e neste as vezes impeço nas quinas dos botoes, mas isto sou eu . finalmente se é uma pessoa que apenas usa o pc para ir 1h ou 2h á net e falar com os amigos no msn , estes netbooks sao perfeitos baratos. se for como eu e tiver outro pc mais potente ,este e bom para andar com ele para todo o lado , ver series , deixar a fazer downloads em casa estar na net na pausa do trabalho , ao almoço ….ou para esvever algum coment aqui no Kerodicas como eu XD os dois estao ao mesmo preço na radiopopular (299euros) se bem que eu aconselho o nf 210 . *qualquer pergunta mais especifica perguntem

    • hehehe, o teu comentário foi quase uma review, LOL!!!

      8 horas de bateria é muito bom, o problema das pastas e do multi-tasking vai ficar aliviado quando colocares os 2GB.

      Abraço. :)

  19. XD, pois espero que sim , so estou arrependido de nao ter comprado a de 4GB de ram mesmo nao usando os 4GB talvez desse 3GB. a ver se chega amanha . quanto a bateria sim é muito bom ,nestes ultimos 3 dias de uso mais para lazer apenas o carrego a noite e uso durante o dia e ainda tenho um restinho…mas ao que me esta a parecer o nf110 a bateria dura mais um pouco (como é menos potente nao gasta tanto ) agora so espero que nao me dê chatices e que caso aconteça …que o apoio ao cliente e a garantia seja melhor que a insys

  20. * nao sei se me podes ajudar mas, por acaso nao sabes onde posso fazer dowload dos OS hyperspace ? e tambem um tutorial nao encontro praticamente nada disto .

    • Olá Hugo,

      A partida o hyperspace está instalado, carrega na tecla F6 quando o netbook está a arrancar, deve aparecer uma janela para seleccionar o hyperspace ou o 7 starter.

      E não deves precisar nenhum tutorial, aparentemente aquilo só tem meia dúzia de funções.

      Abraço. :)

  21. ai esta ,ja tinha procurado pelo pc a ver se estava algo instalado mas nao esta , apenas tenho o seven , ja pensei em fazer o restauro do systema, mas nao tem pois isso sou eu que tenho de fazer.
    vou pesquisar mais um pouco a ver se arranjo algo
    obrigado

    • Vamos lá ver, nunca usei o hyperspace ao vivo mas segundo tenho entendido é uma versão light de linux, por tanto estará instalada numa partição do disco rígido para este efeito.

      O que pode ter acontecido é que no processo de configuração inicial saltas-te a instalação do hyperspace, ou então alocaste o espaço todo do disco ao windows não permitindo a criação da partição necessária.

      Podes recorrer ao processo de recuperação (penso que é carregar no F4 quando o computador está a iniciar), mas antes tens que te certificar que tens espaço em disco não alocado e sem partições para que o hyperspace possa ser instalado.

      Abraço. :)

  22. pois nao sei ,porque o portatil estava em esposiçao ,e ja tinham feito esse processo,(estava pronto a usar) agora tanto este como o nf110 nao tem a recuperaçao do sistema , nos é que a temos de criar a partir de um assistente chamado samsung recovery solution, mas como isso vai demorar eu ainda nao o fiz.

  23. Por favor, alguém me ajude, tenho um netbook asus eee pc 1008p, com 2 partições, a partição C, está praticamente cheia e a D não tem nada.
    Como usar a partição D? a minha partição D tem 350 GB. Sou leiga e não sei o que fazer.

  24. Olá boa tarde. Vim para aqui por acaso achei bastante interessante/útil. Estou quase quase a comprar um netbook e seria útil ouvir a opinião sobre:
    1 – Asus Eee PC X101H (Dual N570 com 1Gb Ram)
    2 – Funcionamento do office em Netbooks

    Obrigado e parabéns!

    • hugo santos diz:

      olá
      eu tenho um netnook desde finais da abril mais coisa menos coisa, Os unicos conselhos para teres em conta sao,
      o netbook deve ser dualcore
      deves ter ou por 2GB de ram
      e depois ter em conta se queres um super computador ou que seja muito rapido nao deves comprar um netbook

      o meu uso-o todos os dias , downloads ,navegar na net, trabalhos em photoshop … chega a estar aos 15dias sem encerrar, sempre fexo a tampa para que estaja pronto em segundos e nao me queixo
      mas noto que as vezes é uns 2 segundos mais lento a abrir pastas ou coisas assim ,mas tirando isso estou bem servido para o uso que pretendo para o dia a dia. e a bateria de 5 a 6 horas ajuda muito

      o meu é um samsung NF210

    • Boa noite JL,

      Quero desde já agradecer o seu comentário.. :)

      Em relação ao Netbook que pretende comprar penso que seja uma boa escolha pelas suas características e o preço também encontra-se dentro dos limites de preços para Netbooks.

      Quanto ao funcionamento do Office em Netbooks, o Office com certeza que não têm o mesmo performance que num notebook ou num desktop, mas dá perfeitamente para desenvolver os seus trabalhos.

      Espero ter ajudado,

      Cumps.

  25. Pedro Alexandre diz:

    Excelente review,muito esclarecedora e que ja me deu muitas luzes acerca do que devemos privilegiar num netbook.
    Gostava de saber,se fosse possivel,qual a tua sugestao para uma utilizacao dedicada ao trabalho,trabalhar com o office (elaboracao de relatorios,etc),navegacao internet,visualizacao de mails de trabalho.
    A minha mulher tem usado o Magalhaes 2 e tem-se aguentado bem,ate a bateria tem uma boa durabilidade.
    Estava a pensar em gastar ate 250 euros.
    Desculpa a falta de acentuacao(um dos senoes do Blackberry).
    Cumps

  26. Boa tarde! Estou à procura de um netbook e me interessei por 2 modelos diferentes da asus… Gostaria de saber a opinião de vcs que entendem do assunto para tirar a minha dúvida de qual modelo me indicariam…
    É o Netbook Asus EeePC 1215B – Processador AMD Fusion C50 1,0ghz- Tela 12,1 e Windows 7 ou então o modelo Netbook Asus EeePC 1015PEM Processador Atom N550 1,50ghz- – Tela 10,1 e Windows 7….

    Aguardo uma ajudinha de vcs.
    Obrigada!

  27. eu compre o 1015 PEM xD

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: