« Windows 7 atinge Build 7070 Command&Dicas: Alerta CONSOLA – O “temido” apt-get… »
29/03/2009
Escrito por em Dicas | 7.243 Leituras

Os utilizadores mais leigos, na sua maioria, queixam-se da falta de velocidade nas acções da sua máquina; ignorando que, muitas das vezes, esta se poderia tornar mais rápida com uma simples acção de sua parte: a desfragmentação do disco rígido!

ultrastar-c10k300

Os mais atentos devem estar a estranhar o nick apresentado no início do texto, é verdade, sou o novo writter do KeroDicas, aceitei o desafio lançado pelo nosso amigo DANYZOCA, que depois de ter seguido com mais atenção o meu “projecto pessoal“, decidiu juntamente com a restante equipa, que estava à altura de participar neste projecto fenomenal que é o KeroDicas.

Deixemo-nos de “conversa” e vamos passar ao que realmente interessa: a importância de desfragmentar o disco!

Muito resumidamente pode se dizer que cada vez instalamos um programa ou um jogo no nosso computador, cada vez que criamos ficheiros e os movemos na nossa máquina fazemos com que a informação (que é armazenada no disco rígido) fique “espalhada” pelos seus vários sectores.

Ao desfragmentarmos o disco estamos a organizar a informação, colocando ficheiros que irão “trabalhar” para o mesmo programa ou jogo juntos, tornando-o mais eficiente/rápido.

Se for utilizador Linux ou Mac fique sabendo que o seu sistema é muito “organizado” com os ficheiros que possui, não havendo a necessidade de desfragmentação apesar de existirem aplicações que fazem esse “trabalho”.

Caso seja utilizador do Windows Vista também não se precisa preocupar com a desfragmentação, apesar de este não ser tão “organizado” como Linux ou Mac, ele executa a desfragmentação em plano de fundo, não havendo necessidade de o ter de fazer “manualmente”.

Resumindo, esta dica funciona na perfeição para o Windows XP, que é o SO mais utilizado actualmente em todo o mundo.

Apesar de existirem numerosos programas que fazem a desfragmentação do disco, o próprio Windows já traz consigo uma ferramenta para executar essa função.

Para proceder à desfragmentação do Windows vá a Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Ferramentas do sistema -> Desfragmentador de disco como pode ver na imagem.

De seguida seleccione a partição a desfragmentar, clique em Desfragmentar e aguarde que a operação termine.

Verá que desta forma, na próxima vez que utilizar a sua máquina obterá melhores resultados a nível de eficiência/velocidade.

Para obter melhores resultados experimente desfragmentar o disco em Modo de Segurança, desta forma o sistema só irá utilizar os ficheiros estritamente necessários para o funcionamento da máquina sendo mais fácil para o sistema organizar toda a informação.

Este artigo foi escrito por em 29 Mar, 2009, e está arquivado em Dicas, Windows. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
19 comentários em “A importância da desfragmentação do disco!”
  1. Bem-vindo à casa!! :D
    Parabéns pelo artigo está muito bom! Sou daqueles que detesta desfragmentar o disco (processo demorado), já não o desfragmento à anos…O que sucede a um formatação a cada 6 meses…xD

  2. Bom artigo! sê bem vindo x2n0x.

    Para desfragmentação, tb recomendo aquele que uso <a href=”http://www.kerodownload.com/s-fx_info-id-24965.ht…” target=”_blank”>http://www.kerodownload.com/s-fx_info-id-24965.ht

    Bons artigos para o futuro!

  3. Obrigado! Espero que seja o primeiro de muitos!

    @MRS óptima aplicação para desfragmentação! E sendo free tem pontos extra…

    @souzxc eu também não sou muito fã de desfragmentar o disco…mas entre desfragmentá-lo e ter que formatar prefiro desfragmentar…

  4. Pois é, grande post! Bem-vindo ao KeroDicas :D
    Haverá alguém que não detesta desfragmentar o disco?? Grande seca… :p

    • Eu nem gosto nem desgosto, simplesmente não o desfragmento!
      x2n0x, welcome! J+a agora, tens aí uma coleccção mt boa de jogos ;) … Maneira fantástica de começar!

    • Eu nem gosto nem desgosto, simplesmente não o desfragmento!
      x2n0x, welcome! Já agora, tens aí uma coleccção mt boa de jogos ;) … Maneira fantástica de começar!

  5. Serei o único que desfragmenta o disco quase diariamente?

    SMART DEFRAG is the way to go…

  6. PCCARE.CC diz:

    O problema do desfragmentador que o Win XP trás de origem, é que a maior parte das vezes ele empanca por estarem a correr outros serviços, sendo nós obrigados a recorrer a programas de terceiros para fazer o mesmo…

    http://www.pccare.cc

  7. Prefiro o Tune Up 2008 ou 2009 para desfragmentar o disco, é pena so usar em 30 dias …. vou testar esse programa que voces mencionam aqui … um abraço

  8. Eu também não! Lá está… porque detesto! lol ;)

  9. Era mesmo destes tipos de posts que o kerodicas precisava!

    Força nisso!!!

  10. artigo de xaxa

  11. Comentário de xaxa!

  12. sois de rir!! é um bocado triste ver este genero de post num site desta categoria…
    desculpem la! é apenas uma critica construtiva…

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: