« Teste de Grupo: Reprodutores de multimédia UE poderá obrigar Windows a ter vários browsers pré-instalados »
31/05/2009
Escrito por em Análises | 5.432 Leituras

kero_addons2

Mais uma semana, mais um KeroAddons, mais uma pérola directamente dirigida para a facilidade de navegação e para, claro, a hoje em dia inevitável web social. O Juice, é sem dúvida, sumo do bom, ideal para todos aqueles que, no dia-a-dia trabalham com imensas pesquisas, e gostariam de automatizar um pouco isso. “Sumo” é a solução!

Primeiro, uma retrospectiva da web em Portugal: Qual é a típica acção de um português quando precisa de fazer uma pesquisa? Abre uma nova aba (se usar IE 6, o que infelizmente ainda acontece, uma nova janela), digita www.google.pt e pesquisa (e, caso seja estudante, acaba por ir ter a uma página da Wikipédia Portuguesa, mas esquece-se que a Língua Portuguesa engloba também a variante brasileira, pelo que o seu copy-paste tem muitas vezes um sotaque mais descontraído…).

juice_mex

O Juice veio revolucionar a forma como fazemos as nossas pesquisas e consequentemente, todo o nosso comportamente na Internet. Já imaginou fazer pesquisas simplesmente seleccionando o termo sobre o qual quer obter informações, e arrastá-lo no browser, e de repente, uma pequena parte do seu browser ficar ocupada pelos resultados de pesquisa, que podem ser através do Google, Live Search,Yahoo ou então através de um dos mais promissores motores de busca a nível mundial, o motor de busca do Twitter, em tempo real, o Twitter Search.

arrastar

Mas nem só de pesquisas no Google, Live, Yahoo e Twitter é feito o Juice.. Temos, na pequena barra lateral em que o Juice faz “magia”, três abas. Uma chamada de “Search”, a que, por defeito, é mostrada ao arrastarmos texto. Nessa, podemos ainda pesquisar por blogs, notícias, imagens e vídeos relacionados com o simples termo que selccionamos e arrastámos levemente pelo browser, o suficiente para o Juice iniciar o seu fantástico trabalho.

Outra, chamada “Magic”, que nos mostra informações de fontes como a Wikipedia, em que podemos navegar através de referências a outros artigos da Wikipedia, como se estivéssemos na própria Wikipédia (mas claro tudo sem sequer sair da pequena barra lateral do Juice). É também possível partilhar esse artigo directamente na nossa conta Facebook, com um link para o artigo na Wikipédia adiconado à actualização.

wikipedia-magic

E claro, ainda uma outra fantástica aba, de nome “Drops”, onde podemos, através de um botão que se integra no canto superior direito do Firefox, adicionar páginas a essa aba. Uma espécie de serviços de favoritos, onde podemos guardar páginas a ler/visitar mais tarde. Mas não só! Podemos simplesmente arrastar uma qualquer imagem de um qualquer site, que ela será automaticamente adicionado a Juice.

arrastar_imagem

Assim, poderemos facilmente guardar aquelas imagens fantásticas no Juice, em vez de uma infindável lista de favoritos que não conseguimos sequer discernir onde começa. O Juice guarda as imagens, páginas web, podemos dar-lhe nomes e temos também a opção de uma vista mais aproximada das imagens, já que ao navegar, na barra lateral do Juice, por ela, somos apenas brindados com miniaturas (existe também a opção de a ver na sua localização e tamanho original).

E, outra fantástica funcionalidade é que o Juice permite também adicionar vídeos às nossas “Drops”, bastando clicar num botão “Drag me” que irá aparecer, caso tenho o seu rato perto de um vídeo. O vídeo será imediatamente transportado para a barra do Juice, e um clique colocá-lo-á a reproduzir-se. O fantástico nesta função é que poderemos mudar de página no browser, e na barra do Juice, o vídeo continuará em reprodução (uma versão muito mais aprimorada do addon que já falei aqui..), algo que por vezes dá um jeitaço (vi o vídeo do Marinho Pinto a “carinhosamente” insultar a Manuela Moura Guedes enquanto lia as notícias do KeroDicas ;-).

video-juice

Tudo o que temos na nossa aba “Drops” é automaticamente organizado e dividido por categoria, mas não é por isso que deixamos de ter acesso a uma sempre útil caixa de pesquisa.

drops-search

E então, onde está a vertente da web social? A web social está presente na possibilidade de partilha de fotos, vídeos na sua conta Facebook. Através de uma simples configuração (obter uma chave pessoal e autorizar a aplicação a actualizar o seu estado), poderá actualizar o seu estado no Facebook, sem ter que inserir eternamente dados de login. A partir da configuração inicial, se tudo estiver correcto,poderá ver no canto superior esquerdo do Juice um ícone, a verde, com a silhueta de uma pessoa, significando que está ligado ao Facebook. Existe também a possibilidade de actualizarmos o nosso estado directamente do Juice.Para o futuro, digo eu, é quase certo que seja também adicionado suporte para actualização do Twitter e de outros serviços de microblogging populares.

partilhar-video

Acreditem, chega a ser viciante usar o Juice. As possibilidades são infinitas. A partir de uma simples pesquisa, podemos descobrir as mais fantásticas coisas, tudo sem deixar uma pequena e extremamente compacta barra na faixa direita do seu Firefox. O Juice adiciona também uma opção à barra de pesquisa do Firefox, para que qualquer pesquisa que digite seja efectuada no Juice, o que aliás é outra das funções que já me “viciei”, por ser extremamente útil, especialmente ao ler um texto com termos desconhecidos.

pesquisa-juice

E para esconder a barra do Juice? Muito simples – ao lado do botão de adicionarmos uma página aos nossos “Drops”, temos um botão para esconder a barra.

A versão que falei neste post é a 1.1. beta, enquanto que a disponibilizada na página dos Firefox Addons é a 0.1.10. Apesar de ser beta, está extremamente estável e perfeitamente utilizável e tem mesmo muito mais funcionalides do que a versão 0.1.10. Imperdível!

E quanto a RAM’s? Mesmo no Firefox Linux, extremamente sensível a ataques sucessivos de consumo exagerado de RAM, a extensão não “comeu” demasiada RAM, mantendo-se os níveis nos valores normais. Por isso, vale mesmo a pena instalar esta extensão.

Por último, deixo aqui o vídeo elaborado pela equipa criadora do Juice, que mostra ainda mais ao pormenor as funcionalidades desta pérola da web:

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/uRENyrKDxSk" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Boas Pesquisas, agora mais viciantes e interessantes (os estudantes até são capazes de deixar de copiar artigos da Wikipédia. Pronto, vá lá, não exageremos :-)!

Compatibilidade: Firefox: 3.0 – 3.1b3
Licença: Freeware
Homepage: Addons Firefox | Juice
Download: Juice 0.1.10 | Juice 1.1 Beta (recomendado pelo KeroDicas)
Informação Adicional: Guia Instalação Addons Firefox

Este artigo foi escrito por em 31 Mai, 2009, e está arquivado em Análises, Destaques, Dicas, Internet, Programas, Software, Utilitários. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
4 comentários em “KeroAddons – Juice”
  1. Peço desculpa o atraso, mas diverti-me a brincar com o Juice e com a personalização do desktop. Vícios :P

  2. Muito bom ! :D

    Obrigado:)

  3. Adriano Garcez diz:

    vcs que têm sotaque descontraído .. rs
    mto bom o blog. estarei sempre por aqui

    abraços do Brasil

  4. por acaso da jeito…

    ;)

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: