« Preço do Nokia Booklet 3G revelado Nokia N97 Mini »
02/09/2009
Escrito por em Destaques | 29.415 Leituras

kerodicas_font

Todos nós certamente nos lembramos dos longos anos em que tivemos que, primeiro, aprender a escrever, e de seguida, aperfeiçoar a nossa caligrafia.  Mas, afinal de contas, hoje em dia, o uso da nossa tão bonita caligrafia não é tão frequente, especialmente por causa do advento dos computadores e da era digital. E se pudéssemos transformar a nossa caligrafia numa fonte, pronta a ser usada no seu computador e em qualquer documento que crie?

Através da ferramenta totalmente grátis e online disponibilizada pelo site FontCapture , em 4 simples passos o processo estará completo e estaremos prontos a disfrutar da nossa bela caligrafia (e neste momento retiro a minha caligrafia do artigo ;-)) em qualquer documento, apresentação, folha de cálculo e tudo mais onde possa pré-definir fontes no seu computador. As possibilidades são imensas, imagine até que pode assinar os seus documentos recorrendo à sua caligrafia “transportada” para o ambiente virtual do seu computador.

E tudo o que é necessário é um leitor de pdf’s, como o Foxit Reader , e uma impressora capaz de fazer scanning, ou mesmo um scanner à parte.

createfont_site

Depois de acedermos ao site, basta clicar em “Create your font now” para ser direccionados para o primeiro de 4 passos que é fazer download de um template em pdf e imprimi-lo. Essa mera folha de papel contém todo um alfabeto, maiúsculo e minúsculo, símbolos, caracteres, enfim tudo o que uma boa fonte de computador necessita para ser completa e preencher todas as necessidades. Nesse papel, devemos escrever com a nossa própria letra todos os caracteres indicados.  A página oferece instruções sobre como fazer a diferenciação na escrita entre maiúsculas e minúsculas, a posição no quadrado próprio. Conselho de quem já fez isto pelo menos uma vez: tentem escrever todos os caracteres, sempre alinhados, não façam como eu que escrevi à pressa e acabei por ter criar uma fonte em escadaria… ;-)

template_how

Basicamente, diferenciem maiúsculas e minúsculas, escrevam a preto e deixem um certo espaço entre a letra e os limites do rectângulo de preenchimento.

DSC05823

Depois de preenchido o template, é altura de digitalizarmos a imagem e guardarmos em formato .png ou .gif, verificando sempre que a imagem se encontra com a orientação correcta, na medida em que tem que estar na vertical. Entretanto, no site, podemos avançar para o passo 3, que é dar um nome à nossa fonte, preenchermos com o nosso próprio nome de autor, escolhermos o ficheiro que digitalizamos e clicar em “Submit”.

font_upload

Depois do upload completo, poderemos então pré-visualizar a nossa fonte e fazer download do ficheiro .ttf que resultará de todo o processo.

preview_font

E agora como usar a fonte, seja no Office, OpenOffice, iWork, Photshop, GIMP, ou até globalmente no sistema?

Em Windows, basta colar o ficheiro .ttf resultante na pasta C:\Windows\Fonts , e automaticamente será instalada e configurada para uso no sistema.

Em Mac OS, um duplo-clique resolverá o assunto ;-).

Em GNU/Linux, apesar de neste momento não me ser possível testar, creio que se criando uma pasta na sua pasta pessoal com o nome “.fonts” (sem aspas, claro) e arrastando para lá o ficheiro .ttf, poderá usar a fonte no sistema. Se depois de criar a pasta não a vir mais, é normal. Em GNU/Linux, qualquer ficheiro cujo nome começe por “.” fica invisível ao utilizador. Para ver esses ficheiros e pastas, pelo menos no gestor de ficheiros Nautilus (o que normalmente vem instalado com o Ubuntu), basta clicar em Ctrl + H.

E o que seria criar o nosso próprio tipo de letra sem poder abusar dele?

font_doc

E agora, quem será que tem a caligrafia mais bonita? Comentem, e vamos eleger então o melhor tipo de letra do KeroDicas ;-)

homepageHomepage: FontCapture

Este artigo foi escrito por em 02 Set, 2009, e está arquivado em Destaques, Dicas, Internet, Inutilidades, Tutoriais. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site.

Todo e qualquer texto publicado (posts e/ou comentários) na Internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste blog ou do(s) seu(s) autor(es). Os utilizadores que optarem por escrever um comentário no campo apropriado para tal comprometem-se, por sua vez, a não transmitir ou divulgar ameaças, pornografia infantil, material racista, textos que sejam ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou viole a legislação em vigor no país. +Informações na página de Termos & Condições de Utilização.

Artigos Relacionados
22 comentários em “E porque a minha letra é mais bonita do que a tua…”
  1. Excelente artigo! Excelente dica!

    Parabéns Dany!

    PS: A tua letra é mais bonita que a minha…actualmente mal consigo escrever manualmente…:p

  2. Belo artigo !

    Mas a minha é melhor! (quando tiver temopo testo :D )

  3. Grande artigo altamente não sei se a tua é melhor que a minha. lol

  4. mt bom :)

    ja ha algum tempo q nao escrevo manualmente lol

    depois testo… cumps

  5. Excelente artigo ;) Vou testar isso

  6. esta foi de mestre, Dany! Muito bom artigo, parabéns!

  7. LOL ta la

  8. SAUHHASUDHUASDHU

    a minha é mais bonita, definitivamente… e o melhor, posso provar… amanha imprimo no serviço :P

  9. e mesmo verdade que voseis tao falando<3

  10. quem disse isso:*:p

  11. agora paga-se

    :(

    não se arranja outro sem ser a pagantes

  12. sabe fazer melhor (Ч§ææææ ) eu sei mais letra mais se vc quiser saber como que fais e so vc i aperte alt + 401 +125 + 245 + 209 eu sei mais se vc quiser mais letras e se vc ir clicando tenho sertesa vc vai achar

  13. eu tenho uma letra mais bonita que a sua e o meu nome e ravylla.. :twisted: :twisted: :lol: :lol:

  14. eu tenho uma letra melho do que essa sim mais a minha letra também não uma das mais bonitas

  15. Dhiessica diz:

    “IRLM” Instituto Racional das Letras Mundiais,de a cordo com meus conhecimentos,essa técnica muito utilizada por pessoas que nao tem a grande chance de ter aquela letra belíssima que você só ve no computador,
    entao sabe aquela letra linda, voce pode te-la apenas treinando,

    SE VOCE QUER TER UMA LETRA LINDA DE ARRASAR ME MANDE UM E MAIL E LOGO VOCE APERFEIÇOARA A LETRA QUE VOCE QUISER !!
    MEU E-MAIL : dhiessicamoreira@hotmail.com

    8)

  16. Minha letra já foi devidamente aperfeiçoada durante anos e hoje é perfeita quase sem erros e uniforme, pois não variação de uma para outra…

  17. Minha letra é bem melhor!

  18. a minha e muito melhor que essa okk……………… :oops: :-?

  19. Fernanda diz:

    huum.Fofo sinto muito mas a minha é mais bonita!!
    Espero que melhore sua letra !

  20. meu filho eu so tenho 10 anos e a minha letra é perfeita a minha ganha de 10 a 0
    :wink:

Deixe o seu comentário

(obrigatório)

(obrigatório e não será publicado)



:wink: :-| :-x :twisted: :) 8-O :( :roll: :-P :oops: :-o :mrgreen: :lol: :idea: :-D :evil: :cry: 8) :arrow: :-? :?: :!: